quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Melhor Torta de Maçã



Hoje andei pensando em algo que algumas pessoas podem achar um tanto quanto mórbido. Estive pensando no que gostaria de comer em minha última refeição...a resposta foi imediata...não, não foi torta de maçã! Mas sim queijos e um bom vinho! Simmmm, bons queijos e aquele vinho especial, essa seria minha escolha! Então como não sabemos o dia de amanhã, saí mais cedo do trabalho e fui ao supermercado atrás dessas delícias (Estou falando dos queijos...pois o Amor tem um excelente adega em casa). Comprei algumas variedades de queijos, frutas e pães. Tudo perfeito! Era só ir para casa e esperar o Amor chegar. Mas logo quando cheguei na seção de frutas, me deparei com lindas maçãs. O que veio a cabeça? As tortas de maçãs que sempre tenho vontade de comer e nunca encontro...bom, como os queijos não me dariam trabalho nenhum, que tal tentar fazer a tão deliciosa torta de maçã? (O único detalhe é que seria a primeira vez...mas tudo bem!) Como todo mundo precisa de um desafio, eu decidi aceitar esse...Torta de Maçã após os queijos e vinhos!

Tinha uma receita de compota de maçãs que já tinha feito outras vezes para tomar com sorvete de baunilha (cortesia da Simone - Chocolatria), a receita deliciosa de creme patissièrre (um pouco adaptado), só faltava a massa. Recorri aos queridos livros aqui em casa. Na seção dedicada a região Sul do Brasil de uma coleção, encontrei uma receita que parecia que daria certo...e funcionou muito bem! A receita como um todo é um pouco trabalhosa por conta das etapas, mas cada uma delas é bem simples. Só tomem cuidado para não fazer como eu e ficar comendo o doce de maçãs enquanto não termina a torta...é uma tentação!
Bom, depois de tudo feito, torta no forno. Foi a hora de degustar os nossos queijos e tomar aquele vinho. Eu e o Amor, bom vinho, boa comida...precisa mais? Acho que não...quer dizer, precisa! A torta! Agora sim...fim de uma quinta-feira perfeita. Fechada com chave de ouro!



Tempo de preparo: 1 1/2 Hora
Rendimento: 1 torta de 25cm de diâmetro

Ingredientes para massa

100g de manteiga sem sal
1/2 xícara de áçúcar
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 1/2 xícara de farinha de trigo ou até dar o ponto

Ingredientes para o recheio

6 maçãs (Usei 4 maçãs gala e 2 verdes)
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de água
Canela a gosto

Ingredientes para o creme patissière
1 e 1/2 fava de baunilha
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 xícara de açúcar
500ml de leite
3 gemas

Modo de preparo

1. Prepare a compota de maçãs. Descasque e corte as maçãs em pedaços pequenos, acrescente o açúcar a água e a canela e leve ao fogo por aproximadamente 30 minutos ou até que fiquem macios. Reserve.

2. Prepare o creme patissière. Dissolva o amido de milho no leite e misture os demais ingredientes. Leve ao fogo e deixe engrossar. Cozinhe por aproximadamente 10 minutos. Reserve.

3. Prepare a massa. Misture a manteiga, o ovo e o açúcar. Adicione aos poucos a farinha (que deve estar peneirada) juntamente com o fermento e o sal até dar o ponto de abrir. Não sove demasiado, somente agregue bem os ingredientes.

3. Montagem. Abra a massa dispondo sobre o fundo e as laterais de uma forma com fundo falso (Usei a dentada, se for usar outra eu recomendo untar). Disponha sobre a massa o creme patissière e sob o creme, disponha a compota de maçãs. Com o restante da massa, faça pequenas tiras e decore a gosto.

Sirva morna acompanhada de sorvete de creme ou chantily.

Simplesmente a melhor torta de maçã everrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!

7 comentários :

  1. Oi, Estefânia! Que lindo seu blog! Li todas suas postagens. Anotei várias receitas e me diverti muito! Você tem umas fotos lindas demais!! Fizemos a mesma receita de torta holandesa, você reparou? Eu também não gosto daquelas que usam manteiga.
    Que bom que gostou da cheesecake! Eu fiz duas vezes, da primeira saiu maravilhosa, já da segunda não ficou tão boa assim porque deixei um pouco mais no forno, ficou mais firme.
    Essa torta de maça está um espetáculo! Anotei a receita também.
    Te coloquei na lista de blogs preferidos, espero que não se importe.

    Um beijo querida

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita! Que honra! Eu simplesmente adoro o seu blog! Entro todo dia e fico ansiosa esperando novas postagens.

    Muito obrigada pela visita! Será sempre muito bem vinda!

    ResponderExcluir
  3. Stefânia, halouu...
    O treliçado de sua torta ficou perfeita!!!:D
    Parabéns pelos dedinhos jeitosos e pelo carinho no preparo.Que sorte do maridão!!
    bjocas,
    si

    ResponderExcluir
  4. Tete, como consegue fazer as coisas de primeira e sairem lindas? Teu ramo é na Gastronomia querida! É mais um de seus grandes talentos!!!

    ResponderExcluir
  5. quanto tempo no forno?

    ResponderExcluir
  6. Olá! aqui em Salvador é MUITO difícil (talvez impossível) achar fava de baunilha! POsso substituir pela essência ou por algum outro ingrediente? Obrigada! Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Olá1 Aqui em salvador é muito difícil (quase impossível), achar fava de baunilha! Posso substituir por algum outro ingrediente, como a essência de baunilha? O que acha?
    Obrigada! E esta muito lindo seu blog, viu? Fiquei feliz de acha-lo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...