domingo, 3 de janeiro de 2010

Pastel de Forno

Domingo na TV é realmente um dia interessante...existem dias onde você não encontra nada bom para ver, por outro lado existem outros domingos onde estão passando os melhores filmes e a reprise daquele programa que você perdeu durante a semana, mas adivinha? Todos estão passando no mesmo horário! Hoje a chuva deu uma trégua, na verdade acho que ontem não choveu, não lembro. Mas o sol estava bem forte e logo depois do almoço o Amor chamou para andar de bike, eu não me aventuro a pegar sol antes das 16:00h, e como estamos no horário de verão, seria antes das 17:00h. Ele acabou indo sozinho e eu fiquei aqui em casa "zapando" na TV. E hoje era um dos domingos ruins da TV, nada bom para ver. O que mais vem na cabeça? O que fazer? Bom, eu tinha que estudar um pouco, mas acabei me deixando levar pelo vício...cozinhar! Amanhã é segunda e deixo aqui meu compromisso, vou estudar mais! E essa não mais uma daquelas promessas de ano novo!(Estou estudando em casa para uma certificação que pretendo tirar no início desse ano).
Bom, ontem no almoço eu fiz um rocambole de carne moída (Que ficou uma delícia! Esquecemos de tirar foto...então, quando fizer novamente eu faço um post, ok?), como comprei muita carne moída eu não usei tudo e para não congelar pensei em usar em outra receita no dia seguinte (Hoje). Aí chega a dúvida né? Hamburguer ou pastel? Bom, tinha tempo que não fazia pastel para o meu Amorzinho, então essa era uma excelente oportunidade de fazer um agradinho para ele. Eu tinha uma receita bem fácil de massa e o recheio, esse não precisa nem falar, não é?! Pá-Pum! Bom, mas se quiserem variar o pastel pode ser feito com frango (Eu fiz alguns de frango com queijo cremoso, pois tinha sobrado um pouco de frango desfiado de uma torta salgada que fiz anteriormente), queijo (ricota com espinafre, hummmmm!), legumes...sua imaginação é o limite! Portanto Meninas e Meninos, eu R-E-C-O-M-E-N-D-O, façam um pastelzinho assado, massa crocante, recheio saboroso...esse pastel irá agradar e vocês não terão quase nada de trabalho.



Rendimento: 30 Pastéis
Tempo de Preparo + Forno: Aproximadamente 1 Hora

Ingredientes da Massa
500g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
100g de manteiga
250 ml de leite

Para pincelar
1 ovo batido
1 colher (sopa) de azeite

Ingredientes do Recheio
250g de carne moída (eu usei patinho)
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho (grande)
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e Pimenta moída na hora a gosto
Salsinha picada a gosto



Modo de preparo
1. Para a Massa. Em uma tigela grande misture os ingredientes secos (farinha, fermento e sal), corte a manteiga, que deve estar gelada, em pequenos cubinhos e agregue a massa. Misture a os ingredientes secos com a manteiga em cubos até formar uma farofa, então agregue aos poucos o leite. A massa estará pronta quando desgrudar da mãos. Sove por alguns instantes e então deixe descansar na tigela coberta por um pano seco por aproximadamente 20 minutos (Durante esse período prepare o recheio). Pré aqueça o forno a 200 graus.

2. Aqueça o azeite em uma panela. Acrescente a cebola e frite por alguns instantes, até que ela fique translúcida, então junte o alho picado e frite por mais alguns instantes (Tome cuidado para não deixar o alho queimar). Agregue a carne moída e refogue por alguns minutos, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe secar um pouco do líquido que a carne irá soltar. Após desligar o fogo, junte a salsa picada.

3. Com o auxílio de um rolo para massa, abra a massa que descansou e corte com o auxílio de um cortador (Se não tiver um cortador pode utilizar um copo, xícara ou um pote que tenha o formato e diametro desejado). Coloque o recheio de sua preferência e disponha em uma assadeira. Bata o ovo e misture com o azeite. Pincele os pastéis e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até que estejam dourados.

Bom, agora vou comer mais alguns...só fiz uma pausa para escrever...quer dizer, só mais um...afinal de contar temos que manter o corpinho, não é?

7 comentários :

  1. Stefania, quero fazer amanha, ou segunda. Mas o que significa SOVE? Se eu nao tiver rolinho, serve garrafa limpa? Acho que vou conseguir... mas o que eu faço com o ovo no final? beijosss

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida! Sovar quer dizer trabalhar a massa, ou seja não amassar muito. Quanto ao rolinho, esterelize bem a garrafa e acredito que não terá problemas, só não sei se o resultado vai ser o mesmo.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Oiee Stefania!! Os pasteizinhos estao no forno, mas estao parecendo monstrinhos, kkkk, alguns consegui fechar outros nao... nao ficaram do mesmo tamanho! Vou botar a culpa no Ricardo,rsrs ele ficou botando a mao querendo ajudar em tudo, nem leu a receita e queria fazer tudo do jeito dele. Mas espero que fique saboroso, os seus ficaram lindossss!!!

    ResponderExcluir
  4. oi ,precisa unta a massa?

    ResponderExcluir
  5. Ficou uma delícia!!! Nem acreditei!!! O André adorou!!! E olha que o maridinho é difícil de agradar!! Como fiquei tão feliz com o resultado, certamente vou me aventurar em outras receitas!!! Saudades de vc, Stef!!
    Bjs!!! Carol

    ResponderExcluir
  6. Oi amigaaaa!!! Fiz os pasteizinhos e ficaram uma delícia!! Com aprovação do maridinho e tudo!!! Como fui tão bem sucedida, certamente vou me arriscar em outras receitas!!
    Saudadesssssss!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...