sábado, 27 de março de 2010

Bolo Mármore e a mania de dançar na cozinha!

Quinta-feira é um dos dias da semana em que o Amor tem aula a noite, normalmente eu volto para casa do trabalho e vejo algum dos meus programas favoritos (No canal Casa Club TV), as vezes estudo um pouco e quase sempre vou para a cozinha preparar alguma coisinha para nós dois. Não sei por que, mas nessa quinta em especial estava mais "animada" e logo no banho eu coloquei minhas musiquinhas preferidas para tocar. Aproveitando o bom humor lá fui eu fazer o bolo que estava pensando desde manhã, ainda com o som ligado é claro!
Então lá fui eu para a cozinha, ao som de Rolling Stones, The Doors, All Saints, Elvis Presley, The Strokes, The Who! e por aí vai....dançando e cantando é claro! Coisa boa é juntar o útil ao agradável, não é? Não dá para ouvir músicas e ficar parada...essa sou eu!
A receita, que foi retirada do livro Baking: from my home to yours (Da Dorie Greenspan), é super fácil e deliciosa e foi nosso pratinho da noite...acompanhada das natas que ainda temos e de um café saindo diretamente da nossa mais nova aquisição, uma cafeteira Nespresso. Mais confort food impossível!



Tempo de preparo: 20 Minutos (+ aproximadamente 30 minutos de forno)
Rendimento: 3 Bolos de 15x6 CM

Ingredientes

225g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (imprescindivel estar a essa temperatura)
1 xícara de açúcar
4 ovos grandes em temperatura ambiente
1 colher (chá) de baunilha
2 colheres (chá) de rum (Opcional)
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
110g de chocolate amargo (eu usei 55% de cacau)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Dissolva o chocolate em banho-maria e reserve. Na batedeira (se tiver um stand mixer, use o batedor de pá), bata a manteiga com o açúcar por 5 minutos até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem em cada adição (em torno de 2 minutos), adicione a baunilha e o rum. Peneire os ingredientes secos e incorpore na massa, sem bater.
Divida a massa em duas parte e em uma das partes acrescente o chocolate derretido (que deve estar frio ou em temperatura ambiente) e misture bem.
Unte as formas, ou uma única forma, com manteiga e farinha e intercale quantidades das duas massas. Após terminar, passe uma faca para "intercalar" melhor a massa. Leve ao forno pré aquecido para assar por aproximadamente 30 minutos (faça o teste do palito, ele deve sair limpo). Sirva morno.

Não sei por que, mas essa semana as chamadas "confort food" estão me agradando mais....


8 comentários :

  1. Ahhhh, que pena que você viu primeiro!!! Eu ia vir aqui te contar que tinha feito seu bolinho!! Você não viu a fonte?
    Ontem, quando eu vi esse bolo, não tive dúvida, iria fazê-lo. Só não achei que tão rápido. rs
    Eu fiz no domingo mesmo, só que como era tarde, guardei para tirar foto no dia seguinte. Aí tirei foto de manhã e preparei a postagem lá pelo meio-dia. Só que deu problema na hora de postar uma foto e só consegui agora a tarde. E como eu estava lavando a sala, o sofá, a garagem... Só postei e não vim te avisar.
    Ficou muito gostoso! Só tem um pedaciquinho. rs Uma delícia pra tomar no café da tarde. Eu coloquei a cobertura só porque tinha visto um bolo mármore com cobertura liiiindo.

    O biscoito de polvilho eu vou fazer assim que comprar mais queijo. rs
    E, infelizmente, não vou poder aceitar seu desafio tentador. Como eu disse, aqui na redondeza tem pé de pitanga na rua (pra ser exata dois pés), mas um deles é bem precáriozinho e o outro, mais bonito, é de uma senhora não muito simpática que cuida dele com o maior carinho. Sempre que pego é porque passo e estico a mão, sabe?! =)

    Mas se eu achar no mercado pra vender, eu compro e te digo.

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Poxaaaaa....seu eu soubesse tinha ficado quietinha....rs. Agora que vi a fonte. Quando olhei a receita achei tão legal que só li até as instruções.
    Mas menina, que super mulher é essa? Em plena segunda lavando tudo?!?!?! Que disposição, hein!

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo bolo, e super simples né. Estou indo pra cozinha agora mesmo preparar esta guloseima. Adorei o seu cantinho...
    Sou da http://saborecor1.blogspot.com/ Seja bem-vinda. Passe sempre que quiser...
    Até mais breve contato.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Querida!

    Que bom que gostou! Depois me conta como ficou, viu?

    Já dei uma passadinha lá no seu blog e o biscoito de polvilho está mais que anotado!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!! Fiz este bolinho na quarta-feira mas postei só hoje... acho que errei alguma coisa, não ficou lindo como o seu... rss. Cresceu bastante. Preferia que tivesse ficado menos aerado, acredito que teriam ficado um pouco mais molhadinho. Estou aprendendo a fazer bolos ainda...

    Mas vou tentar novamente. Sua receita é super simples, eu é que sou aprendiz...

    E os biscoitinhos de polvilho, arriscou fazer? Ficam mara no dia, mas no outro, mesmo em potinho lacrado, achei que murcharam um bocadinho, mas meus queridos cobaias disseram que ainda estavam muito saborosos. Quando fizeres, me diga como ficou, tá. =0)

    Até mais...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu vi lá os bolinhos. Ficaram lindinhos...só não entendi por que ficou assim. O meu ficou uma massa mais densa...muito gostoso.
    Bom, eu deixei um comentário com algumas dicas...vamos ver se dá certo da próxima vez.
    Quanto aos biscoitinhos, eu quero fazer na próxima semana, adoro biscoito de polvilho!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!! Eu novamente de novo outra vez. Rsss.
    Muito obrigada pelas dicas, serão de grande valia...
    Pode deixar que vou tomar os devidos cuidados na próxima vez!
    Um ótimo domingo!!!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  8. o meu bolo acabou de sair do forno! uma delícia :) tão fofinho!
    parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...