quinta-feira, 4 de março de 2010

Brownie

Eu estava decidida! Depois da última experiência (Mal sucedida) de fazer um brownie, era questão de honra. Eu queria comer um bom e delicioso brownie...feito por mim!
A Nigella tem uma receita de brownie sem farinha...há alguns dias eu tentei fazer...mas...bom...o meu...hummm...não deu muito certo. Ficou muito mole e sem a casquinha que eu gosto. Não sei bem onde eu errei...pode ser na escolha da forma...não sei...só sei que não deu muito certo!
Com a vontade crescendo, eu resolvi fazer uma pesquisa mais profunda nas receitas que tenho aqui em casa. Fiquei em dúvida entre uma do Pierre Hermé e essa que a Talita testou e aprovou. Qual foi o escolhido? O da Talita!!! Por que? Simples e parecia mais rápido de fazer. E não deu outra, testado e aprovado! Ficou super bom! Só fiz uma pequena mudança...usei avelãs aos invés de nozes...fruto de um impulso em uma visita ao La Palma,
Teste de satisfação do Amor? Mais que aprovado. Ele comprou sorvete de doce de leite só para acompanhar. Mais engordativo impossível, né? Para mim só o pequeno Brownie foi suficiente...nada para competir com o sabor.



Tempo de preparo: 25 Minutos (+ 25 minutos de forno)
Rendimento: 14 Pedaços (Generosos)

Ingredientes

300g de chocolate meio amargo (Eu usei 200g de meio amargo e 100g de amargo com 70% de cacau)
250g de manteiga sem sal
5 ovos
2 xícaras de açúcar cristal
1 colher (chá) essência de baunilha
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara de nozes picadas (Eu usei avelãs)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Derreta o chocolate e a manteiga juntos em banho maria. Deixe esfriar por alguns instantes. Em uma tigela, bata os ovos juntos com o açúcar e a baunilha. Adicione aos poucos o chocolate derretido com a manteiga e misture bem. Peneire a farinha de trigo juntamente com os outros ingredientes secos e incorpore rapidamente a mistura de ovos e chocolate. Não misture muito pois o seu brownie pode ficar com a massa muito pesada. Incorpore as avelãs e misture rapidamente.
Unte uma forma quadrada e despeje a mistura. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 minutos. A superfície estará com uma crosta e o meio ainda estará "molhado". Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar.

Sirva acompanhado de sorvete de creme e uma deliciosa calda de chocolate.

11 comentários :

  1. Olá!!!!!!
    Não falei que vinha!...(ahahah)
    Na verdade dei uma espiadinha ontem mas tava muito tarde e não postei comentário. Menina, que delícia de blog, desde as receitas até as fotos. Parabéns! Já fiquei fã!
    Eu tenho tão poucas receitas doces no blog que nem parece que sou uma formiga. Se tiver chocolate então eu me acabo....Seu brownie está fantástico,meu Deus....

    Muito bom te conhecer Stêfania! Um beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cherry!

    Que fofa que você é! Eu também adorei o seu blog, e ao contrário do meu, tem várias receitinhas de sal. Bom que trocamos receitas, né? Adorei as receitas de pão e de frango assado e já estão na minha "to do list"!

    Obrigada pelo comentário e pela visita! Será sempre muito bem-vinda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Socorro! Que blog bárbaro e que fotos!
    Adorei, parabéns.
    O meu está aqui http://casadfarinha.blogspot.com/
    Tem receitinhas bem legais!
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani!

    Olha só quem fala! O seu blog é uma graça, super fofo! Adorei a cheesecake de hortelã e o bolo de limão! Nota 10!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Stefânia, você a cada dia me surpreende mais. E não é só por você ser uma querida. Menina, que fotos lindas você faz! Fiquei super feliz que você deu crédito à receitinha que postei no blog (peguei no blog da Ana Elisa, La Cucineta) e foi um dos melhores brownies que já provei até hoje.
    É engraçado porque conheci o brownie quando tinha 15 anos e foi aquele da Bauducco, vendido em pacotinhos. Na época achei uma delícia. Hoje, quando como acho péssimo, não tem graça.
    (Ainda não fiz o bendito pão de queijo, rs, quero estar inspirada pra sair bem gostoso)

    Um beijão

    ResponderExcluir
  6. Seus brownies ficaram perfeitos, Stefânia!! E adorei vc ter trocado as nozes por avelãs! Eu nunca uso nozes porque não gosto de jeito nenhum... Mas avelãs combinam magnificamente com chocolate!
    Obrigada pela indicação, vou colocar seu link no Cinara's Place também, OK?
    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  7. OI Ju! Ele é delícia mesmo, estou me segurando para não comer mais...

    Talita Querida, acredita que eu só provei um brownie depois de "velha", foi há poucos anos atrás. Mas essa receita que você compartilhou...hummmm...é muito melhor! Eu adorei!

    Pois é Cinara, eu também não sou a maior fã da nozes também. Acho que as avelãs combinaram perfeitamente! Essa receita realmente vale a pena!

    Muito obrigada pela visita!

    Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  8. Olha eu de novo!
    Achar ruim?....ahahahah...
    Muito obrigada querida, muito mesmo.
    Estou colocando um link do " Com uma pitada de açúcar" lá no Cozinha é Poesia.
    Um lindo fim de semana pra você!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Stefânia!

    Amo seu blog e ele é sempre meu livro de receitas quando quero fazer alguma coisinha.
    Toda vez que faço esse brownie ele não dá muito certo :( Ele fica com casquinha em volta, mas o meio sempre fica muito mole. Fica muito gostoso, mas fica despedaçando e mal da pra segurar. Você sabe o que poderia ser? Eu deveria tentar diminuir um pouco o tanto de manteiga? Adicionar farinha? Colocar numa forma um pouco maior?

    Obrigada e beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielle!
      Obrigada pelo carinho e pela mensagem!

      Então, pelo que você está descrevendo, deve ser a temperatura do forno. Deve estar muito alta, então ele assa muito rápido nas laterais e não cozinha no centro. Tenta diminuir um pouco mais a temperatura e aumentar o tempo de forno...acho que deve funcionar.
      Depois me diz como ficou, ok?

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...