domingo, 7 de março de 2010

Chaussons aux Pommes - Folhados de Maçãs

Dedos queimados, perna rocha, barriga satisfeita e uma vontade de ter feito a receita em dobro. Sim, esse foi o resultado da receita de hoje. Pois é, digamos que a receita de hoje teve um desenvolvimento...hummm...assim...interessante. Tudo estava correndo bem, até o momento que fui tirar os folhados do forno, eu queimei os dedos ao colocar a forma na bancada....peguei minha escadinha para alcançar os pratinhos que ficam no armário mais alto da minha cozinha e ao descer cai da escada...que desastrada, né?! rsrsrs.
A recompensa veio! E veio muito bem! Não comia um folhado tão gostoso assim desde...bom...não lembro desde quando. C´est parfait mon cher!
Bom, a idéia da receita veio do programa "French Food at Home" (Também em livro - que RECOMENDO) da mais que querida Laura Calder. Eu fiz algumas adaptações no recheio e voilà, ficou deliciosa! Minhas contribuições foram apenas incluir canela e não colocar as uvas passas (O Amor não gosta). Agora é só aguardar ele chegar em casa para fazer o teste de qualidade dele. Por que no meu, os follhados são campeões com medalha de ouro!



Tempo de preparo: 20 minutos (+ 25 minutos de forno)
Rendimento: 6 folhados

Ingredientes

1 pacote com 300g de massa folhada comprada pronta
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
3 maçãs vermelhas cortadas em cubinhos (Eu usei tipo "Gala")
1/4 de xícara + 1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de canela
1 ovo batido para pincelar
Açúcar de confeiteiro para polvilha

Modo de preparo

1. Prepare o recheio. Em uma panela derreta a manteiga e adicione os cubinhos de maçã. Mexa bem e tampe a panela. Deixe as maçãs cozinharem por aproximadamente 10 minutos (com a panela tampada), mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Acrescente o açúcar e deixe caramelizar (Aproximadamente 1 a 2 minutos), adicione a canela e retire do fogo. Deixe esfriar por 5 minutos antes de usar.
2. Pré aqueça o forno a 220 graus. Retire a massa da geladeira (tente sempre trabalhar com a massa gelada), corte em pedaços retangulares. Disponha sob uma forma forrada com papel manteiga e colque o recheio em metade do retângulo, deixe pelo menos 1 a 2 cm de borda. Passe o ovo batido nas bordas e feche os folhados. Faça dois cortes pequenos na parte superior do folhado (para sair o ar quando estiver assando) e pincele com o ovo batido. Leve ao forno pré aquecido por 10 minutos, diminua a temperatura para 190 graus e deixe assar até que estejam dourados (aproximadamente 15 minutos). Retire do forno e polvilhe açúcar de confeiteiro sob os folhados.

Os folhados podem ser servidos quentes ou frios...eu prefiro quentes!

Sobrou dois retângulos de massa e eu tinha 100g de blueberries na geladeira, então aproveitei e fiz folhados de blueberries também. Misturei 100g de blueberries com 2 colheres de açúcar e 1/2 colher de farinha de trigo. Procedi da mesma forma para fechar e assar os folhados. O resultado é tão bom quando os de maçãs!


3 comentários :

  1. Cozinha é um perigo! hahahaha

    Esse seu pratinho é um charme. Parece bordado!
    O joelho roxo valeu uma linda foto.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tadinha caiuuuuu
    Teu amor nao gosta de uva passas, nem o meu.rsrsrs

    Se cuida ai viu! Baixinhas precisam de escadas, eu sei, mas da proxima vez tome mais cuidado, senao a gente fica preocupada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, pois é...e qui em casa é assim: Amor - 1,80m. Eu - 1,56m. Os armários são altos então tudo é feito com escadinha...aí já viu né...tem que tomar cuidado.
    Quando aos pratinhos, comprei esse joguinho no Pão de Açúcar, acredita? Eu também adoro!

    Oi Marina! Saudades Querida!
    Seu Amor também não gosta de uvas passas? Que charme! Olha, faz essa receitinha para ele. Vocês dois vão adorar!
    Pode deixar que tô me cuidando, viu...agora vou olhar por onde ando. Quer dizer, por onde piso...hehehe.

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...