quarta-feira, 24 de março de 2010

Costeletas de Cordeiro em Crosta de Parmesão e Ervas acompanhadas de Batatas Coradas

Esse foi o nosso prato principal no almoço de domingo, o meu almoço e do Amor. Nosso secondo piatto, foi uma receita que estava há tempos querendo testar. Com exceção das batatas, que sempre faço aqui, esse prato foi feito e servido na primeira tentativa. E olha, deu super certo!
Mas uma dica aos desavisados como eu, a carne de cordeiro é muito diferente da carne bovina, então não se surpreenda se ao provar sentir um sabor muito mais forte do que está acostumado. Embora diferente, o sabor é muito bom e marcante, digno de um almoço especial como foi o nosso!

A receita das costelinhas eu consegui no programa da Laura Calder (French Food at Home) e estava esperando uma ocasião especial para fazê-la, uma vez que o preço das costeletas de cordeiro aqui estão pela hora da morte (R$ 55,00/kg) não dá para fazer todo dia, não é? Mas mesmo assim, valeu a pena o investimento!

Ambas as receitas são super fáceis, a de batatas foi uma dica da minha sogra e é muito rápida de fazer, o que demora mais é o tempo de forno. As costeletas também são super rápidas, então não precisa de muita preparação antecipada, o importante é ter todos os ingredientes pois eles realmente fazem a diferença.



Tempo de preparo: 20 minutos (+30 Minutos de forno para as Coteletas e 40 minutos para as batatas)
Rendimento: 3 Porções

Ingredientes para as costeletas

1/2 kg de costeletas limpas com os ossos a mostra
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
3 colheres (sopa) de mostarda Dijon
1/2 xícara de pão amanhecido ralado (Deixei um pedaço de pão italiano de um dia para o outro descoberto e no outro dia bati no processador)
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de ervas frescas picadas finas (eu usei salsa, tomilho e alecrim)

Ingredientes para as batatas

5 batatas pequenas lavadas e cortadas ao meio (no comprimento)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Folhas de manjericão e salsinha

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Prepare as batatas. Regue o fundo de uma assadeira de alumínio com o azeite. Tempere as batatas com sal e pimenta e coloque uma folha da erva escolhida sob cada batata. Coloque a batata com a parte da polpa voltada para baixo, não deixe a folhinha dobrar ou sair do lugar. Leve ao forno para assar até dourar por baixo (aproximadamente 40 a 45minutos - depende do forno).




2. Enquanto as batatas estão assando, prepare as costeletas. Tempere-as com sal e pimenta do reino a gosto. Misture o azeite com a mostarda Dijon e reserve. Misture o pão ralado, o parmesão e as ervas.  Pincele as costeletas com a mistura de mostarda e azeite e depois passe as costeletas sob a mistura de pão ralado, para ficar com uma crosta. Leve ao forno (que já está pré-aquecido pois as batatas estão lá, lembram?;) ) e deixe assar até dourar a crosta externa (Aproximadamente 30 minutos). Retire do forno e deixe descansar por 5 a 10 minutos. Após esse tempo corte as costelinha e sirva com as batatas.



3 comentários :

  1. Humm que delícia! Amei os detalhes das folhinhas na batata! Ficou lindo! =)

    http://petit-delicia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, ontem eu comi essa batata denovo, uma delícia! As costeletas também valem muito a pena...o único problema é que dá vontade de repetirr....

    ResponderExcluir
  3. que maravilha amiga,ficou muito elegante seu almoço gostei muito,bjokinhass

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...