segunda-feira, 22 de março de 2010

Panna Cotta para a melhor celebração!

Hoje é meu aniversário e do Amor! Portanto é uma data mais que especial! Um data para celebrar nossa vida junto e nosso amor um pelo outro...que é MUITO! Então fica aqui mais um voto de amor e aproveito para dizer mais uma vez: Amor, eu te amo muito!
Bom, para celebrar, hoje eu fiz um almoço especial para nós dois. O cardápio foi: Costeletas de Cordeiro com crosta de parmesão e ervas acompanhadas de batatas coradas, Risotto ao Pomodoro e para fechar com chave de ouro, a sobremesa: Panna Cotta com Coulis de Morangos. Precisa mais? Foi delicioso!

Bom, aqui vai a receita de Panna Cotta, que consegui em um programa de TV (A volta ao mundo em 80 sabores) do Discovery Travel and Living. Era para usar somente creme de leite fresco, mas como eu tinha umas natas na geladeira, um presente do meu sogro que acabou de voltar do Rio Grande do Sul, eu resolvi usar metade da quantidade de natas (creme de leite com alto teor de gordura) e a outra metade de creme de leite. Não deu outra, o sabor ficou magnífico, digno de uma Panna Cotta que comi em uma viagem a Roma em 2008, simplesmente deliciosa.

As demais receitas do almoço eu vou postando ao longo da semana, ok? Agora vou voltar para juntinho do Amor e aproveitar mais o nosso dia juntos...

Tempo de Preparo: Pá Pum (+ Tempo de Refrigeração)
Rendimento: 5 Potinhos de 100ml cada um

Ingredientes da Panna Cotta

300ml de creme de leite fresco (usei 150ml de creme de leite fresco e 150ml de natas)
300ml de leite integral
2/3 xícara de açúcar
1/2 fava de baunilha (se não tiver use 1 colher (chá) de essência de baunilha)
2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
2 colheres (sopa) de água fria (para derreter a gelatina)

Ingredientes para o Coulis de Morangos

250g de Morangos frescos (eu tinha algumas blueberries e também adicionei)
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 limão siciliano

Modo de preparo

1. Prepare a Panna Cotta. Em uma panela misture o creme de leite com o leite integral, o açúcar e a fava de baunilha (se usar a fava, as sementinhas ficarão no fundo da panna cotta, se quiser um creme totalmente branco, use somente a essÊncia). Leve ao fogo médio até dissolver bem o açúcar. Não deixe ferver. Retire do fogo. Polvilhe a gelatina em pó na água e despeje na panela onde está a mistura de creme de leite. Misture bem até dissolver a gelatina. Distribua em porções individuais e deixe esfriar completamente antes de levar a geladeira. Após esfriar leve a geladeira até firmar (Eu deixei de um dia para o outro).

2. Prepare o coulis. Pique os morangos e bata no liquidificador junto com o açúcar e o limão até obter um purê. Passe por uma peneira fina e reserve até a hora de servir.

3. Montagem. Passe um pano quente por fora dos potinhos e desenforme imediatamente a Panna Cotta. Distribua o coulis sobre a sobremesa, decore com morangos frescos e sirva imediatamente.

4 comentários :

  1. Stefânia!!! Parabéns e viva o amooor! tudo de melhor sempre pra vcs tá e muitas receitas deliciosas..

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi! Obrigadaaaaa pela visita e pelos votos! Vamos comemorar em Gramado...super, ultra, hiper romântico, não é?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pra vocês! Que esse amor dure eternamente!
    Eu sempre tive vontade de provar panna cotta, mas todas as vezes que compro creme de leite para fazê-la acabo usando em outra coisa. rs
    Ficou bem romântica sua apresentação.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ta! Obrigada Querida! Estamos muito felizes mesmo e completamente apaixonados!

    Então, faz uma vez...compra mais creme de leite e usa para essa receita, é tão rapidinha e não faz sujeira nenhuma. Daquelas bem boas de fazer a noite antes de dormir e comer no almoço do dia seguinte.

    Beijos e obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...