terça-feira, 23 de março de 2010

Risotto ao Pomodoro e Basílico

Conforme prometido, aqui vai mais um dos pratos do almoço de comemoração do meu primeiro aniversário junto com o Amor. Risotto ao Pomodoro e Basílico, ou seja, Risotto de tomates e majericão :).
Estou aproveitando que tenho 3 pequenas crianças em casa (O Amor e mais dois amigos) jogando video-game e vou colocar as receitinhas do almoço de domingo. Também aproveitei e fiz uma receitinha de biscoitinho de queijo (aquele da Vovó, sabe?), mas vai ficar para outro post...prometo!

Bom, a receita do risotto é muito simples (Como qualquer receita de risotto), e por si só já agradaria aos dois. Para seguir a linha italiana do risotto, nada mais típico do que pomodoro e basílico, não é? Essa receita em especial não tem muitas regras, eu vou adaptando toda vez que faço e dessa vez a diferença foi usar um tipo especial de cebola, usei a tal da échalote ao invés da cebola...que é mais suave e tem um sabor bem especial. Mas não se preocupem, a cebola dá um resultado super bom também!

Esse foi o nosso "primo piatto" e digamos que foi uma excelente forma de abrir o almoço,com certeza é um prato que terá repeteco por aqui.

Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

1 xícara de arroz arbóreo (200g)
1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola média picada em pequenos cubos
1/2 xícara de vinho branco seco
1/2 lata de tomates pelados com o suco
Aproximadamente 4 xícaras de caldo de legumes/frango
1/2 colher (sopa) de manteiga
Queijo Parmegiano Reggiano ralado para finalizar (Na falta, substitua por parmesão)
Cubos pequenos de mussarela de búfala a gosto
Folhas de manjericão a gosto
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo

1. Aqueça o caldo de frango em fogo baixo.

3. Prepare o risotto. Em uma panela, derreta a manteiga e o azeite e refogue a cebola. Acrescente o arroz e refogue por alguns instantes até que fique translúcido (+ ou - 1 minuto). Adicione o vinho branco e mexa até que reduza completamente. Acrecente os tomates e deixe o líquido secar. Acrescente uma concha do caldo de frango (que deve estar quente) e mexa até que o caldo reduza. Acrescente outra concha de caldo e continue mexendo. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Repita a operação até que arroz esteja cozido, mas "Al Dente" (Pode ser que você não use todo o caldo). Adicione o queijo ralado e a outra 1/2 colher de manteiga, tampe a panela e deixe descansar por 1 minuto. Adicione a mussarela de búfala e o manjericão. Sirva imediatamente. Decore com folhas de manjericão.

3 comentários :

  1. Não sou muito fã de risoto, não. Mas fiquei morrendo de curiosidade quanto ao biscoito de queijo da vovó.
    Vou ficar esperando a receita e as fotinhas!

    Um beijão, querida.

    ResponderExcluir
  2. Ai Talita, e esse biscoitinho ficou tão especial! Vou postar essa semana, prometo! Além da saudade que bateu da vovó, a receitinha é super 10, muito boa mesmo!

    Beijos e obrigada pela visitinha!

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de conferir a receitinha do biscoito aqui! =)

    Ai, que delícia! Fiquei com vontade do bolo de abacaxi e coco de novo! Vou querer saber como ficou. Parabéns pra sua irmã!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...