terça-feira, 2 de março de 2010

Tiramissu

Minha cunhada mudou para Paris. Eu comecei a fazer curso de francês. Comprei alguns livros de culinária francesa nos ultimos dias. Mas definitivamente, o Tiramissu (sobremesa típica da Itália) é a melhor sobremesa que já comi. Digamos que o meu não ficou totalmente "italiano", mas continuou como um bom Tiramissu. Cremoso, suave e com gostinho lá no finalzinho de licor...C'est magnifique!
Ainda incluindo mais um país nessa receitinha, e voltando ao assunto da minha cunhada, resolvi dar um toque irlandês. No lugar do marsala da receita original, e que alguns substituem por amaretto, eu usei Baileys, o famoso Irish Cream. Mas o que tem a ver com a minha cunhada? Ela vai para Dublin...Saint Patrick's Day! Que delícia, né?!
A receita do creme de mascarpone é cortesia da minha querida sogra. O Tiramissu é uma sobremesa muito usual lá na casa dela e eu não poderia deixar de testar essa receita, pois é de longe, o melhor Tiramissu que já comi! E falando em receitinhas de família, é claro que essa foi aprovada pelo Amor, né? Acredita que ele comeu um belo pedaço logo de manhã? Após o café! Ponto para mim, ponto para a sogra e muitos, mas muitos pontos para o delicioso Tiramissu!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 8 a 10 porções
 
Ingredientes
 
6 ovos, gemas e claras separadas
1 xícara de açucar
400g de queijo mascarpone (Na falta, use cream cheese)
300ml de creme de leite fresco (Na falta, use 1 lata de creme de leite SEM soro)
1 1/2 xícara de café bem forte (sem açúcar)
3 colheres (sopa) de baileys (Na receita original pede Marsala doce ou então amaretto, use o que preferir. Conhaque ou rum também fazem bonito)
2 pacotes de biscoito tipo champagne
Raspas de chocolate meio-amargo a gosto
3 colheres (sopa) de cacau em pó para polvilhar
 
Modo de preparo
 
1. Prepare o café e deixe esfriar. Misture o café com o licor de sua preferência (no meu caso foi o baileys) e reserve. Em uma batedeira, bata as gemas com metade do açúcar (1/2 xícara) até obter um creme claro e fofo, adicione aos poucos o marcarpone e bata bem. Ainda na batedeira, adicione o creme de leite até misturar bem. Reserve. Bata as claras em neve com o restante do açúcar (1/2 xícara) até obter picos brilhantes e firmes, incorpore delicadamente ao creme mascarpone.
 
2. Montagem. Molhe os biscoitos apenas de um lado por aproximadamente 3 segundo na mistura de café e licor e disponha uma camada em um refratário. Salpique raspas de chocolate meio-amargo a gosto. Aplique uma camada o creme mascarpone e repita a operação até chegar ao topo do refratário. Leve a geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Retire da geladeira e polvilhe o Tiramissu com cacau em pó antes de servir. Sirva gelado.
 
Dica da sogrinha: Você pode montar a sobremesa em porções individuais e congelar o que não for comer no momento. Para descongelar é só deixar por 30 hora na geladeira. Fica super bom! Eu mesma já provei!
 

14 comentários :

  1. Tenho muita vontade de provar tiramisu, mas como não suporto café, fico imaginando algo que possa substituí-lo. É verdade que o mascarpone tem gosto de manteiga?
    Ah, suas cocottes são lindas! Um charme! =)

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  2. Então Talita, sabe que o meu ficou com gostinho do Baileys e não do café...acho que dá para substituir...o que conta é o seu gosto! Quanto ao mascarpone, achei super suave...não tem gosto de manteiga não.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu comi um tiramissu que estava divino! Amo esse doce!

    ResponderExcluir
  4. Acreditam que eu NUNCA comi um Tiramisu de verdade? Feito com mascarpone?
    Aqui onde eu moro não acho nem creme de leite fresco no mercado, que dirá mascarpone! hahaha.

    O seu tá lindo! Parece foto de revista de culinária!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ná! Eu também adoro Tiramissu, minha sobremesa preferida!

    Pois é Ju, aqui também é super difícil encontrar Mascarpone. Essa foi a primeira vez que eu vi e não resisti. Mas olha só, minha sogra faz com cream cheese também e fica super bom! E olha a mamata, ela usa as vezes creme de leite de latinha...bem mais fácil de encontrar!

    Obrigada pela visita Meninas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amo tiramissu, já fiz duas vezes mas sem o mascarpone, não encontrei em lgar nenhum, fiz com cream cheese, ficou ótimo, mas não ficou bonito como o seu, fiz num pirex retangular, ficou finhinho... O seu tá lindo e parece muito gostoso.
    bjs...
    Ah, vc pode seguir o meu blog, ele simples pois estou começando agora, ainda não sei bem o que escrever.
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Oi Dênia! Pois é, minha sogra também faz com cream cheese e também fica ótimo!

    Obrigada pela visita e pelo comentário. Já passei lá no seu blog e dei uma espiadinha, parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA STEFÂNIA....SOU LOUCA PARA FAZER UM TIRAMISSU....E A PRIMEIRA VEZ Q ENTRO TB NO SEU BLOG...MAS QDO VI A FOTO DO TIRAMISSU...Ñ RESISTI...RSRS.
    MAS VENDO O MODO DE PREPARO, REPAREI Q NO INÍCIO VC FALA "bata as claras com metade do açúcar... " , DEPOIS VEM "Bata as claras em neve com o restante do açúcar (1/2 xícara) ...". NA PRIMEIRA PARTE Ñ SERIA AS GEMAS?????

    BJOS E PARABÉNS PELA FOTO E RECEITA

    ResponderExcluir
  9. OI STEFÂNIA....ME DESCULPE...ESQUECI DE ME APRESENTAR...EU ESCREVI O COMENTÁRIO SOBRE AS GEMAS...CLARAS EM NEVE...MEU NOME É MÔNICA PIGATTI. QDO FUI POSTAR A MSG E SELECIONAR O PERFIL, Ñ TINHA NENHUM Q EU ME ENCAIXASSE...RSRS ACABEI POSTANDO COMO ANÔNIMO....

    BJS MÔNICA PIGATTI

    ResponderExcluir
  10. Oi Mônica!
    Tudo bem?

    Seja bem-vinda ao "Com uma pitada de açúcar..."!

    Nossa, que bom que você viu esse erro. Já corrigi e você está certissíma, o correto é bater com primeiro as gemas.

    Beijo e obrigada pela visita e pela observação!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro esta sobremesa Italiana :) A combinação dos sabores e a sua frescura tornam-na muito saborosa :)

    O teu ficou lindo, e com uma textura de fazer inveja! Parabéns :)

    ResponderExcluir
  12. Huuuummmm. Adorei sua receita! Vou fazer hoje para comemorar o Dia dos Namorados. Tomara que dê certo e fique lindão como o seu. Obrigada por compartilhar! Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Stefênia! Fiz essa receita e simplesmente apaixonei! Vou fazer sempre!!!
    Coloquei no meu blog, com os devidos créditos é claro!

    Obrigada por compartilhar essa preciosidade! Beijos

    ResponderExcluir
  14. OLA!O QUE É E ONDE ENCONTRO O DOCE BAILYS? EU MORO NO RIO DE JANEIRO
    E SUAS RECEITAS DAR AGUA NA BOCA!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...