terça-feira, 16 de março de 2010

Torta Trufada de Chocolate com Frutas Vermelhas

Estive sumida nesse fim de semana, né? Pois é, é que finalmente terminamos de mobiliar todo o apartamento. Faltava só um cômodo, um quarto que convertemos para escritório, e o móvel faltante era uma estante para todos os livros. Tudo ficou pronto na sexta, então sábado foi dia de faxina e dia de colocar tudo no lugar. A estante ficou linda, foi mais um presente do meu sogro. Ele tem como hobby a carpintaria, então nas horas vagas ele se dedica para esse fim. Assim como os armários da cozinha (Lindos!), a estante do escritório foi projetada e montada por ele. Um trabalho de primeira linha! Então, fica aqui mais uma vez o meu agradecimento. Beto, muito obrigada mesmo!!!

Sábado: colocar toda a bagunça em ordem. Domingo: trabalhei (já no meu novo cantinho em casa), pois tinha uns relatórios pendentes para entregar para o chefe. Portanto, sem divertimento, ou seja, sem tempo para cozinhar! Masssssss, mesmo assim, fui ao La Palma e cumprir minha rotina matinal de sábado. Dessa vez contei com a presença da minha mãe (que veio me ajudar - Portanto, obrigada Mamãe!), ela também fez suas comprinhas e voltamos felizes da vida para casa.

Dessa vez, me esbaldei nas frutinhas vermelhas. Estavam lindas! E decidi que frutinhas tão lindas e apetitosas, precisariam ser usadas em algo muito, mas muito especial. Então, nada melhor do que uma torta de chocolate. Essa em especial foi uma adpatação de uma receita de trufa que eu já estava acostumada a fazer. Para completar só precisei de uma base (que foi a de biscoitos mesmo) e boa vontade para cozinhar segunda-feira a noite após voltar do trabalho...rsrs..

O resultado é uma torta com recheio de sabor intenso, mas não diria que é uma torta para crianças, até por que eu optei por usar chocolate amargo e o sabor não foi daqueles "mais docinhos", mas para o meu paladar ficou excelente! O Amor, mais chegado em uma sobremesa bem docinha, também gostou! Mas eu sei que para ele deveria ser com mais chocolate ao leite do que usei. Para mim, perfeita!  Mas se você for da turma do Amor, e gostar de chocolate mais docinho, é só variar a quantidade do chocolate ao leite em relação ao amargo...no fim vai ficar gostoso do mesmo jeito!



Tempo de preparo: 30 Minutos (+ Tempo para gelar)
Rendimento: 1 Torta de aproximadamente 20cm

Ingredientes para a base

200g de biscoitos de chocolate amanteigados triturados
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
1/2 colher (sopa) de água gelada

Ingredientes para o recheio

200g de chocolate meio-amargo (eu usei  um com 52% de cacau)
200g de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite sem soro
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 1/2 colher (sopa) de licor cherry brand
30g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 caixa de morangos lavados

Decoração

2 colheres (sobremesa) de geléia de frutas vermelhas amolecida (coloquei no microondas por 40 segundos)
Morangos frescos
Mirtilos frescos(Blueberry)
Framboesas frescas
Amoras frescas

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Misture a água e a manteiga derretida junto com os biscoitos triturados e forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos. Retire e deixe esfriar. Reserve.

2. Prepare o recheio. Derreta todos os ingredientes do recheio (com exceção da manteiga e dos morangos) em banho maria, mexendo de vez em quando (você também pode usar o microondas, mas eu prefiro o banho maria pois vejo todas as etapas da receita). Depois que derreter, deixe a mistura esfriar. Na batedeira, bata a manteiga até ficar fofa e de cor clara. Adicione aos poucos o chocolate, que deve estar frio, e bata por aproximadamente 5 minutos em velocidade média.

3. Montagem. Disponha metade do creme trufado sob a base de biscoitos, acrescente os morangos inteiros sobre o creme, complete a torta com o restante do creme e leve para gelar por aproximadamente 2 horas. Após gelar, passe a geléia sobre o creme e decore com as frutas frescas.


Além de gostosa ela fica com um visual lindo, não é?

41 comentários :

  1. Olá Stefânia!
    Acabei de descobrir seu blog e adorei!
    Super lindo e caprichado!
    As fotos então, um show! Só acho q vc deveria começar a colocar alguma marquinha antes q as pesooas "roubem" sabe? Pq estão lindas!
    Vou te visitar sempre, beijos.
    Pri - Ctba.

    ResponderExcluir
  2. oi, parece ser uma delicia essa torta. Fiquei morrendo de vontade de fazer e de comer! (lógico). Sabe dizer quanto custa faze-la?
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Minha filha vai me torturar até eu fazer a tal torta...Está linda!

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite, Stefânia,conheci o seu blog através do Chocorango, mas o que me atraiu mais foi esta foto, menina o que que é isso, meu Deus...Maravilhosa, concordo e assino embaixo quando vc fala sobre o sabor do chocolate, também adoro o sabor mais amargo, mas também amo o mais docinho, resumindo amo chocolate e esta torta parece até que já comi, seu blog está uma fofura, lindo,lindo, super organizado, visual chiquérrimo, adorei, parabéns.Também tenho um blog se chama aromadoce.blogspot.com, se quizer também me faça uma visitinha, vou adorar.Bjssss até a próxima !!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pri,

    Obrigada pelo carinho, você é muito querida! E muito obrigada pela dica das fotos, vou sim incluir uma marca d'agua. Não vejo problemas em compartilhar fotos...desde que os créditos sejam dados, não é?
    Beijos e obrigada mais uma vez pela visita!

    Oi Georgia,
    Tudo bem?

    A torta é super boa mesmo, vale a pena! Quanto ao preço, isso vai depender muito da localidade que você mora. Aqui em Brasília por exemplo, as frutinhas vermelhas são mais caras. Para essa decoração, eu gastei em torno de R$ 15,00. O que dá para fazer é usar somente morangos, por que o preço vai diminuir. Quanto ao chocolate, eu usei um de marca mais cara (Callebaut), que aqui custou em torno de R$ 18,00 para a quantidade usada na receita, mas com certeza uma outra marca pode ser usada (Nestlé, Garoto, etc). Os demais ingredientes geram em torno de R$ 5,00.
    Espero ter ajudado.
    Beijos e obrigada pela visita!

    OI Cigarra,

    Ah, faz sim! Usa mais chocolate ao leite para ficar mais "docinho" que sua filhinha vai adorar!
    Beijocas e obrigada pela visita!

    Oi Bárbara,

    Ah, quem não gosta de chocolate, não é? Essa com certeza é de sabor intenso e faz bonito, não só pelo visual!
    Já dei uma espiadinha lá no "Aroma doce", e já fiquei fã da sobremesa de banana, adorei! Vou testar! Parabéns, viu?!
    Obrigada pelo carinho e pelas palavras.

    Beijos e uma excelente semana para você!

    ResponderExcluir
  6. hola, felicidades por tu receta es explendida un saludo angeles barcelona

    ResponderExcluir
  7. Magnífica receta y la fotografía es excelente!!
    Felicidades!
    Un saludo.

    ResponderExcluir
  8. Hola Angeles!

    Me encanta Barcelona, he visitado su ciudad el año pasado y quiero volver!

    Gracia por su visita y comentario!

    Besos!

    ResponderExcluir
  9. Hola Empar!

    Me encantó tu blog! Gracias por su visita!

    Besos!

    ResponderExcluir
  10. Oi querida, tentei fazer mas não deu muito certo, pois foi pouco creme para o diâmetro de minha forma...então fiz um pão de ló, recheei com o creme trufado, cobri com suspiro e usei as frutinhas. Ficou gostoso e bonito. Pus uma foto e um link para cá em meu blog.
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Oi Ci!

    Ahh, eu vi o seu bolo e adorei, achei uma ótima forma de usar o recheio.

    Parabéns e obrigada pelo carinho!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá,estou encantada com seu blog,menina quanta receita maravilhosa...quase tive um surto ao ver este recheio da torta,que visual.
    Serei uma fã "GORDA".
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Que bom que gostou! Seja bem-vinda e espero vê-la aqui mais vezes.

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Stefânia, sua torta está MARAVILHOSA !!As fotos como sempre lindas! Adoro o seu blog, e o carinho que você coloca em cada postagem.
    Vera Munhoz.

    ResponderExcluir
  15. Oi Vera!

    Você como sempre muito carinhosa nos comentários, adoro! Muito obrigada por tudo, viu?

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  16. Oii Stefânia!
    Queria primeiramente parabenizá-la pelo blog.
    Simplesmente M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O.!
    Em segundo lugar... queria saber aonde vc compra frutas vermelhas aqui em Brasília. Moro aqui e fui na feira do produtor e não encontrei. Farei uma festa esse sábado, e além de querer fazer essa torta linda e pelo visto deliciosa, quero também fazer caipiroskas de frutas vermelhas, que particularmente é a minha preferida. Aguardo sua resposta! Qualquer coisa, meu email é gabrielle.reis@gmail.com
    Abraços, Gabrielle

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabi!

    Obrigada pelo carinho e pela visita! Que bom que você gostou do Blog, ele é feito com muito carinho e com a intenção de trazer sempre receitas legais para vocês!

    Sobre as frutinhas eu compro no La Palma (te mandei um e-mail).

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. Onde eu consigo comprar em dezembro as frutas vermelhas aqui em Brasília? E o chocolate Callebaut?

    ResponderExcluir
  19. Ola eu nao tenho esta forma que precisa sera que posso fazer com outra??
    E tambem nao tenho a batedeira sera que vai ter como eu fazer ??E porque eu tenho 17 anos e moro com minhas amigas e me interessei na torta ai nao tenho essas coisas todas !!
    Tem alguma dica pra mim?
    Tchau bjos adoro seu site
    ;-)

    ResponderExcluir
  20. Essa torta fica realmente maravilhosa, segui passo a passo e foi sucesso. Parabéns adorei

    ResponderExcluir
  21. Oi Stefania acabei de te achar,
    a foto ficou linda, fiquei imaginando o sabor dessa torta...Hummmmmmmmmmmm!
    Até mais BJ Marta

    ResponderExcluir
  22. Aiii, amei seu blog e te achei uma gracinha!!
    Responde a todos os comentarios!!

    A-DO-RE-I !!

    Sua torta fikou fabulosa de linda ^^
    Qualquer dia vou tentar!!

    Vou incluir seu blog na minha lista de blogs!!

    Beijoss*

    Isa
    www.conversademulherzinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. OI Olinda!

    Que delícia saber que deu tudo certo! Obrigada por vir contar!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  24. OI Marta!

    Seja bem vinda! Espero encontrá-la aqui mais vezes, viu?

    Beijossss!

    ResponderExcluir
  25. Oi Isa!

    Seja bem vinda! Que bom que gostou do blog! Ele é feito com muito carinho para vocês!

    Se testar a torta não deixe de vir aqui e contar, ok?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  26. Oi Stefânia...
    Fiquei o FDS inteiro pensando como fazer uma torta de frutas vermelhas e resolvi então pesquisar na internet. Felizmente encontrei uma receita maravilhosa aqui no seu blog e não consegui me conter. Já dei uma boa pesquisada nele e achei MARAVILHOSO!!! Parabéns!!! Essa receita da torta vou fazer no fim de semana quando vamos receber amigos em casa.
    Vendo o seu perfil percebi que tbm mora em Brasília e que trabalha com telecom (o meu marido tbm), que coincidência, não? rs
    Tenho um blog (ainda iniciando) com alguns produtos de chocolate que vendo pela internet e para amigos, se tiver um tempinho dá uma passeada por lá: www.projetochocolate.com.br e se tiver alguma sugestão, fique a vontade, ok?
    Obrigada por deixar disponível tanta receita boa e interessante. A torta eu vou fazer de qualquer jeito e depois te conto.
    Abraço,
    Luciana

    ResponderExcluir
  27. OI Luciana!

    Nossa, que comentário mais fofo! Adorei, viu? Então, seu marido trabalha em operadora? Eu trabalho com pesquisa e desenvolvimento...mundo pequeno mesmo, né? rsrsrs

    Querida, espero que a torta de chocolate faça um super sucesso com você e seus convidados! E muito obrigada mesmo pela visita aqui.

    Vou lá dar uma espiada no seu site.

    Beijocas e boa semana!

    ResponderExcluir
  28. Oi Stefania...
    meu marido trabalha em uma empresa que presta consultoria para operadoras. Eu sou arquiteta e trabalho com projetos e interiores, nas horas vagas e em todos os outros momentos me enfio na cozinha para fazer coisas deliciosas...
    Já me preparei para fazer a torta na sexta feira a tarde, mas tive dificuldade para encontrar aqui em BSB as frutas. Vc poderia me ajudar, indicando um lugar onde eu possa achá-las? Já procurei em vários mercados em águas claras (até no Pão de Açúcar) e nada... :(
    Help me... rsrs
    Beijos
    Luciana

    ResponderExcluir
  29. Stefania... comecei a acompanhar seu blog essa semana e fiz essa torta hoje. Ficou simplesmente maravilhosa e linda, da pra comer só com os olhos!!! Parabens pelo blog, é muito bem feito e de mauito bom gosto!!! Ah... acho q vi você no La Palma ontem (terça) comprando laranjas... rs fui la procurar as frutas vermelhas... Um abraço! Grazielli - Brasilia

    ResponderExcluir
  30. OI Grazi!

    Que notícia ótima! Que bom que deu tudo certo! É realmente uma sobremesa que tem um visual impar, não é?

    Deve ter sido eu mesmo no La Palma, eu fui comprar laranjas para o meu almoço de ontem (fiz um molho para o ravioli de beterraba). Da próxima vez fala comigo para eu conhecer você, ok? Adoro conhecer as leitoras do blog, sempre dou um abraço bem apertado...afinal de contas o blog é para vocês!

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Stefânia, que coisa é essa aqui menina... huuuummmmm, meu deus! Pena que não dá nem para avançar na tela :P
    Adorei essa torta :)
    um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  32. Oi Stefânia!
    A receita ficou linda, coloquei no blog do La Palma,com todos os créditos,ok?
    Parabéns!
    Abraços
    Paula

    ResponderExcluir
  33. Oi, Stefânia! Tdo bom? Fiz sua torta no meu noivado e postei aqui: http://carlaromanelli.blogspot.com.br/2012/09/decoracao-de-festa.html
    Passa lá p/ dar uma olhada e conhecer o blog!
    bjoo!

    ResponderExcluir
  34. Eu fiz a receita com o recheio de trufa de chocolate branco, ficou perfeita! Ameiiiiiiii! Fácil e delicioso! Foi sucesso absoluto na confraternização de Natal da minha família! Aproveito o espaço para elogiar o blog, sem dúvidas, um dos meus favoritos para receitas e dicas culinárias! beijo e feliz Natal! =)

    ResponderExcluir
  35. Oi, Stefânia!!! Fiz essa torta algumas vezes e todo mundo ama!!! Queria saber se da certo de fazer ela sem a base de biscoito??? Queria fazer só com a massa de chocolate, pra ficar igual a do Português do Sudoeste, mas tô com medo de não ficar bonita para desenformar....obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Onde compro frutas vermelhas de qualidade em Brasília?

    ResponderExcluir
  37. Ja conhecia esta receita na altura que voce vez, mas pesquisando de novo por aqui, achei ela de novo! Mas desta vez vou fazer... nao parece complicada, e da um look fino a qualquer mesa!
    Parabens sempre adoro suas fotos e receitas... vc tem sempre mt capricho.
    Beijinhos, Catia Campos(tou com novo email)

    ResponderExcluir
  38. Olá Stefânia, tudo bem?
    Posso substituir o licor cherry brand por licor de cacau?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ana! Tudo bem e com você?

      Você pode usar o licor da sua preferência, ok?

      Beijos!

      Excluir
  39. Oi Stefania o seu Blog é maravilhoso e gostei das receitas. Estou seguindo você no Instagram. Sempre quis fazer uma receita com recheio trufado e vou fazer essa. Eu gosto de receitas Boas e que eu consigo entender ou seja são bem explicadas.

    Beijos Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra! Se fizer a torta, vem aqui me contar, viu?

      Beijos!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...