domingo, 25 de abril de 2010

Bolo de Chocolate com Merengue de Morangos Frescos

Quer sensação de maior apreensão do que oferecer um almoço para os pais do seu Amor? Pois é, desde quinta-feira que eu estava sofrendo com isso. Sofrendo no bom sentido, é claro. O habitual é almoçarmos na casa dos meus sogros no fim de semana, ou até mesmo durante a semana, e as visitas que eles nos faziam sempre eram em outro horário, ou seja, um cookie, algum pãozinho resolvia a situação. Mas dessa vez não podia ser assim, afinal de contas os convidamos e eu tinha que fazer bonito, ou pelo menos algo gostoso. Daí veio minha apreensão. O que fazer? O que servir? Como servir? Nossa, pensei muito! Até sonhei com isso, juro para vocês! Sonhei com esse almoço! Tudo dando errado, a comida que havia queimado, o fillet salgado...Meu Deus! Não, eu não deixaria isso acontecer! Eu iria oferecer um almoço e ele iria sair bom! Ponto final.
Bom, então vamos decidir o cardápio. Para beliscar, enquanto eu dava os ultimos toques no almoço, eu servi pequenas bolinhas de mussarela de búfala temperada com azeite e pimentas variadas (Do reino, rosa e verde), grana padano e fatias de um delicado e delicioso presunto de parma. Como o Pai do Amor não come peixe, o que de certa forma facilitou minha vida nesse lado, eu servi para ele Fillet. Por outro lado, a Mãe do Amor adora peixe. Dúvida? Não! Vou fazer os dois! Fillet Alto com Manteiga de Ervas para Ele. Camarão ao Molho de Shitake para Ela...e para mim e o Amor. E quanto aos acompanhamentos? Aí estava o maior dos problemas, tem tanta coisa que queria fazer, mas ao mesmo tempo tinha que combinar com todo o cardápio. Ñessa hora que eu agradeço por ter uma boa biblioteca culinária. Embora a internet me socorra muitas vezes, ter o livro a mão na hora do "Vamos ver" é tudo de bom! Então para não errar e para não fugir muito da proposta de um almoço dominical (nada muito requintado), tivemos um purê gratinado de batatas e gruyere, arroz branco, salada caprese com pesto Genovês de manjericão (Yep, eu fiz o autêntico pesto Genovês) e uma deliciosa (A minha preferida) salada de salmão defumado (que já postei aqui no blog).
Agora vamos falar da melhor parte, a sobremesa! Eu estava na dúvida entre fazer uma Panna Cotta (consegui um nova receita que é tudo de bom) e um bolo de chocolate. O Amor deu a melhor dica: "O Pai vai gostar mais do bolo". Ah, então está decidido! Vamos fazer um bolo. Mas não queria fazer um bolo simples, ou um bolo convencional. Os morangos estavam lindos no La Palma, então veio a idéia de fazer essa apresentação. Que acho que deu super certo. A notícia que eu não esperava, era a que o meu sogro não é fã de bolo de chocolate (Pode?). Mas para meu total alívio e para fechar o almoço com chave de ouro, ele me disse: " Olha Stefânia, eu não gosto muito de bolo de chocolate não...mas o seu bolo, com esse recheio, com esses morangos...Posso repetir?". Ahhhhh, quer melhor presente? Ele adorou, repetiu e ainda levou um pouco para casa (Afinal de contas, um bolo desse tamanho dá para muita gente, né?).

Bom, meus queridos e queridas, no final o resultado foi melhor do que eu esperava. O Amor adorou, o meu sogro também e minha sogra me pediu as receitas....ahhhhh, hoje sim é um dia feliz!



Tempo de Preparo: 25 Minutos (+45Minutos de forno)
Rendimento: 10 Porções

Ingredientes para o bolo

2 1/3 xícara de farinha de trigo (280g)
3/4 xícara de cacau em pó
2 xícaras rasas de açúcar (350g)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
150g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos em temperatura ambiente
1 colher (chá) de essência de amêndoas
300ml de leite

Ingredientes para o recheio e cobertura

1 1/2 xícara de creme de leite fresco gelado
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
350g de morangos frescos (reserve alguns para a decoração)

Ingredientes para calda

1/2 xícara de leite
1 colher (chá) de açúcar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda de aproximadamente 22cm de diâmetro. Reserve.
Peneire juntos todos os ingredientes secos (Farinha de trigo, cacau em pó, bicarbonato de sódio, fermento em pó e o sal). Reserve. Na batedeira, bata a manteiga por aproximadamente 30 segundos em velocidade média. Acrescente o açúcar aos poucos e bata até obter um creme fofo e claro (+ ou - 5 minutos). Adicione os ovos, um a um, batendo bem em cada adição (Aproximadamente 1 minuto entre cada intervalo). Acrescente a essência de amêndoas e bata bem. Em velocidade média, adicione em etapas os ingredientes secos, alternando com o leite até finalizar a operação. (Sempre comece e termine com o líquido).
Disponha a massa do bolo na assadeira untada e leve ao forno pré aquecido por 45 minutos, ou até que estaja assado (Faça o teste do palito. O mesmo deve sair seco ao ser inserido no meio do bolo).
Retire o bolo de forno, desenforme após 10 minutos e deixe esfriar completamente sob uma grelha.

2. Prepare a calda. Leve ao fogo o leite com o açucar até dissolver bem. Retire do fogo e deixe esfriar.

3. Prepare o recheio e a cobertura. Lave e seque bem os morangos. Corte-os pela metade. Separe os mais bonitos para a decoração. Reserve. Na bateideira, bata o creme de leite fresco com o açúcar e a baunilha até obter picos firmes.

4. Montagem. Após o bolo estar totalmente frio. Divida-o na horizontal em três partes (Use uma faca grande de serra). Comece a montagem. Coloque a base do bolo sob o prato que irá servir, regue com um pouco da calda e disponha 1/3 do chantilly. Sob o chantilly, faça uma camada generosa de morangos. Tente manter a mesma altura para o bolo ficar nivelado. Coloque a segunda camada do bolo, regue com a calda (Não regue muito essa segunda camada para que ele não quebre). Repita o recheio, coloque mais 1/3 do chantilly e mais uma camada de morangos. Coloque a ultima camada do bolo, regue com a calda (Não regue muito essa terceira camada para que ele não quebre). Finalize com o chantilly restante e decore com morangos.

Dica: Só finalize a decoração com morangos na hora de servir. Esse bolo é muito fofo e muito saboroso, não é enjoativo e nem muito forte. É o bolo de chocolate ideal para recheiar por conta da textura...enfim, um bolo perfeito!



Receita do bolo adpatada daqui.


23 comentários :

  1. Ai meu Pai rsrsrsrsrs...com essa tpm hj eu comeria tudinho!!!
    rsrsrsrsrsrsrs...bjks e linda semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei o relato do jantar! Eu também sempre fico muito nervosa quando tenho que servir uma refeição à alguém (ainda mais sogros, né?!). Mas não tem coisa melhor do que acertar em cheio e ver todo mundo satisfeito. Fiquei feliz por você!
    Fiquei mais feliz ainda em saber que você se baseou no bolo de chocolate e doce de leite que postei (é isso mesmo? Você pegou de um livro?) O que importa é que ficou lindo!! E sem dúvida deliciosíssimo!!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha =) Parece ser muito bom.
    Beijinho*

    ResponderExcluir
  4. OI Débora!
    Olha, eu diria que esse bolo curaria qualquer TPM! Ele é bom demais!!!

    Beijos e obrigada pela visita!

    Oi Ta!

    Então, esse bolo é aquele mesmo da sua receita (Eu fiz uma indicação para o chocorango logo abaixo da última foto). Eu simplesmente adorei! Que massa maravilhosa! Suas receitas como sempre me ajudando nas horas mais importantes!

    Beijos e boa semana!

    Oi Cherry!

    Que bom gostou. Ele é tão gostoso como parece!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Stefânia!
    Que coisa boa começar a semana olhando pra esse bolo heim, uau!!!
    Mas fiquei curiosa querendo saber as outras receitas tb... vão pintar por aqui?
    Ai tb sofro qdo vou receber pessoas, combinar o que se sabe fazer com o gosto dos convidados e harmonizar os pratos.. não é fácil!! Mas vc arrasou pelo jeito!!
    E o risoles, babei!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Deve ser uma delícia esse bolo!
    Já peguei a receita e logo que eu achar morangos vou fazer.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Pri! Tudo bem? Como foi o fim de semana?

    Nossa, que bom que gostou! E que alívio no final do almoço! Ufa! Ainda bem que os meus sogros não estavam bebendo, já pensou ter que harmonizar ainda o vinho com o cardápio? Complicadíssimo!
    Quanto as outras receitas, eu só tirei foto do camarão, que vou postar ainda essa semana...se quiser as outras me manda um e-mail (stefania@intelletto.com.br) que daí eu te passo.

    Beijos e boa semana para você!

    ResponderExcluir
  8. Oi Laura,

    Olha, se tiver difícil de achar morangos, você pode substituir a fruta sem problemas, use alguma que gostar e que não solte muito o sumo. O que achei mais legal desse bolo é o visual. Eu ainda quero fazer um com a massa de baunilha e usar frutas tipo pêssego, damasco, ameixas...

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. Puxa, como entendo sua apreensao... as comidinhas que a gente prepara sao uma forma de expressar o nosso amor, nao eh mesmo? E dai rola uma vontade de agradar e ao mesmo tempo um medinho de dar alguma coisa errada.
    Mas com certeza vc arrasou!!! E o seu amor deve ter ficado super orgulhoso.
    Ah! O bolo ta lindo, a combinacao chocolate + morango eh tudo de bom.
    Beijinho, Carol

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Estefânia,seu bolo ficou lindo!!seus sogros sairam encantados com certeza...Não vejo a hora de ter minha casinha para poder fazer essas delicadezas culinárias para meus queridos...

    ResponderExcluir
  11. Oi Rodrigo!

    Pois é, a vida de nora tentando agradar os sogros...hahahahaha!

    Beijo e obrigada pela visita!

    OI Carol,

    Nossa, nem fala. Na verdade esse é o meu modo de agradar as pessoas que gosto mesmo. Sempre dou de presente (fora de hora) os quitutes que faço.
    O Amor ficou super feliz mesmo! Mesmo tendo ficado até 18:00h depois lavando louça, tenho certeza que valeu muito a pena.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ai Cíntia, sabe que essa é uma das melhores partes? Ter seu cantinho...fazer suas coisas...
    Ah, eu achei um blog muito bacana sobre preparativos para casamento...cada coisa de sonho...vou te mandar o link.

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  13. Ah adorei o link.. idéias lindas...suspiros... bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  14. saiu tudo perfeito! adorei o seu bolo e olha que eu não sou nem de morango nem de chocolate, mas faria esta receita, amei!

    ResponderExcluir
  15. Oi Angela!

    Ai menina, depois de tanta apreensão, saiu tudo perfeito sim!
    Ah, o bolo vale a pena nem que seja pelo visual,né?

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  16. sou novo por aqui, mas já coloquei no favoritos. só te daria duas dicas: a calda é melhor queimar o açúcar primeiro e depois jogar o leite. vira uma caramelo delicioso. dica 2:tira a casquinha do bolo. a apresentaçao fica melhor.
    antonio - recife

    ResponderExcluir
  17. OI Antônio!
    Tudo bem?

    Seja muito bem vindo!

    Muito obrigada pelas dicas! Essa da calda é nova para mim, mas acredito que deve ficar delicioso! E quanto a cobertura concordo com você, a apresentação ficaria muito melhor.

    Um abraço e espero vê-lo aqui mais vezes!

    ResponderExcluir
  18. Stefânia tentei fazer o bolo, mas a cobertura com creme de leite fresco ficou talhado, bati primeiro o creme de leite e a textura ficou ótima, mas quando coloquei o açúcar desandou tudo. O que será que fiz errado? Deveria ter colocado tudo de uma fez e batido só depois? ou será que bati demais?
    Aguarda sua resposta, brigadinha!

    Ivna

    ResponderExcluir
  19. Oi Ivna!
    Tudo bem?

    Desculpe a demora em responder, mas tive uma semana maluca.
    Então Querida, o creme de leite não é algo que pode ser muito batido. Se bater demais ele vira manteiga e talha tudo. O que deve ter acontecido é que textura já estava no ponto quando você incluiu o açúcar, então como deixou bater mais ele pode ter desandado por aí...

    ...bom, acho que foi isso...

    O ideal é colocar o açúcar logo depois que ele começar a espumar, então você consegue o ponto ideal e deixa ele adoçado.

    Espero ter ajudado.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  20. Olá, boa tarde Stefânia.
    Simplesmente maravilhoso. Amei seu relato sobre o primeiro almoço que serviria para os seus sogros. Parabéns querida. Isso também tem um nome AMOR. Somente quem ama faz as coisas com carinho como você fez. Deus te abençoe grandemente.

    Maristela

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...