quinta-feira, 8 de abril de 2010

Boston Cream Cupcakes - Cupcakes com Creme e Cobertura de Chocolate

O que dizer quando tudo aquilo que você quer é um pequeno mimo? Ah, eu digo: Vou fazer Cupcakes! Tem coisa mais fofinha do que cupcakes? A cada dia que passa eu descubro uma nova versão desses charmosos bolinhos e minha lista de receitas para testar só vai aumentando. Na verdade eu estou realmente decidida a comprar aquele livrinho da Martha Stewart sobre os lindos bolinhos, agora é só achar a melhor oferta e....desfalcar um pouco mais o meu "fundo blog e cozinha", um pequeno pedaço do salário que é dedicado para comprar coisas relacionadas a cozinha.
Hoje, um dos dia de aula de francês na semana, acordei as 06:00h (ôôô dificuldade, viu!) e tive um dia bemmmm longo. Reuniões no trabalho, problemas domésticos para resolver e sem tempo para cuidar de mim e do Amor. Mesmo sendo 21:00h, não liguei e fui para a cozinha e preparei esses "mimos" para nós dois. Melhor decisão não podia tomar! Por serem rápidos de preparar não tive muito trabalho, por serem deliciosos, ganhei muitos beijos de agradecimento e por serem lindinhos, fiquei super orgulhosa do resultado final que decidi compartilhar com vocês! Foram 15 cupcakes no total, 5 já tiveram seu destino traçado...nossas barriguinhas mais que satisfeitas...os demais...ah, esses são de presente para o pessoal do trabalho....ou deixo alguns aqui para devorar amanhã...hummmm...dúvida cruel....



Tempo de preparo: 30 Minutos (+15 Minutos de forno)
Rendimento: 15 Cupcakes

Ingredientes para a massa

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de leite
85g de manteiga sem sal amolecida (6 colheres de sopa)
3 ovos grandes
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de rum (Opcional)

Ingredientes para o creme

2 gemas
1/4 + 1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) + 1/2 colher (chá) de amido de milho
1 pitada de sal
1 xícara de leite
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Ingredientes para a ganache

1/3 xícara de creme de leite fresco
100g de chocolate meio amargo (eu usei 70% de cacau)
1/2 colher (sopa) de glucose de milho (Opcional)

Modo de preparo

1. Prepare os bolinhos. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e farinha de trigo as forminhas para muffins e reserve. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó. Reserve. Em uma panela leve ao fogo baixo o leite e a manteiga amolecida até derreter bem. Também reserve.
Na batedeira, bata os ovos com o açúcar por aproximadamente 5 minutos, até obter um  creme claro e fofo. Ainda batendo, adicione aos poucos os ingredientes secos. Após os ingredientes secos, acrescente o leite e a manteiga e bata até ficar homgêneo. Acrescente a baunilha e o rum (se for usar) e misture. Encha as forminhas de muffins com apenas 3/4 da sua capacidade e leve ao forno para assar por aproximadamente 15 minutos ou até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia seco.
Após assados, retire os cupcakes do forno e deixe esfriar sob uma grade.

2. Prepare o creme. Em uma tigela bata as gemas ligeiramente. Em uma panela, misture o açúcar, o amido de milho e o sal. Adicione o leite em fio e misture até dissolver. Leve ao fogo baixo até espessar levemente (Não deixe engrossar).
Adicione 1/3 da mistura de leite com as gemas e bata vigorosamente, devolva essa mistura para panela com o restante do leite e leve ao fogo novamente até que espesse (Aproximadamente 2 a 3 minutos). Retire do fogo e acrescente a baunilha. Despeje em uma tigela e cubra com filme plástico bem rente ao creme para não criar uma camada sobre o mesmo. Deixe esfriar antes de usar.

3. Prepare a ganache. Pique o chocolate e coloque em uma tigela junto com a glucose de milho. Leve o creme de leite ao fogo até começar a ferver. Despeje o creme de leite quente sobre o chocolate e deixe descansar por 3 minutos. Misture bem e deixe esfriar por 5 minutos.

4. Montagem. Corte ao meio os cupcakes e coloque o creme com a ajuda de uma colher sob a parte inferior do bolinho, cubra com a parte superior e despeje a ganache sobre o mesmo.

Podem acreditar, é tão gostoso quanto parece!



Receita retirada daqui.

15 comentários :

  1. Stefânia, as fotos tão mto bonitas.. capa de revista mesmo! Adirei a receita, vou fazer aqui em casa hoje, se der tempo, daí posto pra vc ver!

    Obrigado pela dica,

    bjim

    ResponderExcluir
  2. Eu amo cupcakes!! sempre procuro uma receita nova para testar! esses seus ficaram muuuito fofos!! Uma graça! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Devem ser simplesmente magnificos!
    Parecem pequenos eclairs!
    Vou levar a receita comigo!
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  4. Oi Richie!

    Obrigada, viu! Ainda estou tentando aperfeiçoar as fotos, pois a maioria tiro a noite e aí sabe como é, a iluminação não é a melhor amiga nessas horas. Agora, faz a receita sim, é super gostoso e de sabor delicado. Olha, eu tô babando na receitinha de torta de cerejas....tudo de bom! Parabéns!

    Oi Fe!

    Cupcakes é tudo de bom mesmo, não é? E essa receita é super simples!
    Beijos!

    Oi Cinha,

    Eles são muito bons mesmo, e realmente, agora que você falou eu me toquei, parecem mesmo pequenos eclairs.

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Tambèm adorei, vou deixar arquivado para o pròximo cup. Bjim

    ResponderExcluir
  6. Que cupcakes tão maravilhosos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que fofos e lindos!!!
    Mas olha, que coragem a sua! Depois de um dia longo ainda ter ânimo pra cozinhar, tirar foto... Não me diga que ainda lava a louça :)
    E jura que fez td em 30 minutos? Com recheio, ganache e tudo?
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  8. Ai, que covardia!! Cupcake recheado não tem pra ninguém!! E tem rum!! Eu gosto muito e como adquiri um recentemente, vou ter que testar essa receita (igual o bolo mármore).
    Só não sei se vai ser agora, meu esposo estou vendo se meu esposo tem sensibilidade à gluten, então farinha nem pensar.
    Mas quem sabe não adapto a receita para celíacos?! Hummm... Gostei! rs

    Beijos. Boa sexta!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelas suas receitas, todas maravilhosas!!
    Um abraço.
    Maria Inês
    www.asreceitasfavoritasdoformigao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Junia!

    Que bom que gostou! Se fizer me diz qual foi o resultado, viu?
    Beijinhos!

    Oi Pri,

    Pois é, aqui o lema é enquanto descansa carrega pedra...rsrsrs. Mas eles são muito rápidos mesmo, em 30 minutos está tudo pronto (eu sempre deixo tudo separado antes de começar uma receita).
    Ah, que quanto a louça...hummm, essa sobrou para mim também, mas o Amor sempre que pode também ajuda.

    Beijinhos!

    Oi Ta!

    Poxa, isso é uma pena, né? Mas como você é uma cozinheira de mão cheia, tenho certeza que vai conseguir adaptar as receitinhas para ele.
    E vamos atrás de receitinhas para celíacos, não é? A Inês (comentário logo abaixo do seu), publicou uma receita de bolo de coco sem glutém e lactose que parece ser muito boa.

    Beijocas!

    Oi Inês!
    Seja bem-vinda!

    Obrigada pelo carinho e pela visita!
    Também já andei lá pelo seu cantinho e gostei de tudo, já tô indicando para os amigos!

    Beijos e espero vê-la novamente por aqui!

    ResponderExcluir
  11. Ai que delícia conhecer seu blog! Já estou como sua seguidora e sou uma eterna apaixonada por cupcakes e já vi que vc também é?
    Dá uma passadinha lá no meu blog tb, para conhecer, tem umas coisinhas legais por lá!
    Beijos doces!

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!

    Nossa, eu adoro Cupcakes mesmo! Sou super fã!
    Já andei espiando o "Tutto Dolci" e devo confessar que é um perigo menina, quanta coisa boa e engordativa!

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  13. Estefânia, seu blog é fantástico, faz a gente querer correr p/ cozinha...as fotos são lindas, muito capricho e delicadeza...já comecei a segui-la, mesmo tendo que resistir a todo custo nesse momento,estou noiva e de dieta para o casório!!!vou colecionando p/ fazer depois em casa !!!bjinhos !!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cíntia!

    Obrigada pelo carinho e pela visita!
    Parabéns pelo casamento, eu vi o seu blog e vocês dois são um casal lindo! Agora quanto a dieta, tá certinha mesmo. Temos que estar linda e em forma para uma data tão importante! Depois que passar essa fase me conta se testar alguma receitinha daqui.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Stefânia!!
    Conheci seu blog a alguns dias e me apaixonei!
    A cada página mais bom gosto....
    Hoje fiz essa receita de cupcakes! Foi super rápido mesmo, e a massa é ótima! Amei essa massa, ficou super fofinha! O creme do recheio fica com um sabor bem suave, perfeita combinação com chocolate amargo!
    Obrigada por compartilhar essas delícias ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...