domingo, 11 de abril de 2010

Champignons aux Parmentier

Sábado é o dia da aula de français do Amor, ele decidiu que faria em um dia diferente do meu por que não queria acordar as 06:00h da manhã durante a semana, então preferiu acordar as 07:30h aos sábados e ir a aula. Eu por outro lado, prefiro ter o sábado de manhã livre para fazer minhas comprinhas semanais no La Palma e coisas de menina, leia-se salão de beleza, ou então não fazer nada...ficar na cama até mais tarde ou ver TV. Hoje a preguiça falou mais alto e só tive coragem de ir até o La Palma, isso por que fica há alguns metros de casa. Mas o interessante é que apesar da preguiça eu já tinha decidido o que ia fazer, ou seja, estava disposta para fazer almoço.
A idéia hoje foi não complicar muito, ou seja, um prato principal, que foi um fillet com molho de vinho tinto e o parmentier como acompanhamento. A sobremesa ficou para depois...até por que depois da viagem, voltamos com alguns quilinhos a mais...nada preocupante, mas tem que cuidar, né?!
Bom, eu estava com vontade de comer cogumelos e sei que o Amor também adora. A Srta. Calder, tinha feito essa receita em um programa dedicado somente a pratos vegetarianos e eu estava querendo fazer a tempos, uma vez que a receita é super descomplicada e parecia deliciosa. Não deu outra, na verdade me surpreendeu! Eu diria que foi um dos melhores pratos com cogumelos que já provei até hoje. Sabor delicado, suave, textura cremosa...hummmm!

Testado e com selinho de qualidade do Amor. Quanto a mim? Ahhhh, C'est parfait pour moi!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 3 Porções

Ingredientes para o refogado de cogumelos

250g de cogumelos variados (Eu usei Paris e Shitake)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena cortada em pequenos cubinhos
1 dente de alho grande, picado finamente
Tomilho picado finamente a gosto
1/4 xícara de vinho tinto
1/4 xícara de caldo de legumes ou água
Sal e Pimenta do reino a gosto
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
Salsinha picada a gosto

Ingredientes para o parmentier

4 batatas médias descascadas
1/4 xícara de creme de leite fresco (ou leite)
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e Pimenta do reino a gosto
80g de queijo gruyere ralado no ralo grosso
Parmesão ralado para gratinar

Modo de preparo

1. Corte as batadas em pedaços grandes e leve para cozinhar em água abundante. Quando estiverem bem cozidas, retire do fogo, escorra e esprema com a ajuda de um espremedor de batatas. Junte a manteiga, o creme de leite e tempere com sal e pimenta (se necessário acrescente um pouco de leite). Misture bem. Acrescente o queijo gruyere e reserve.

2. Pré aqueça o forno a 200 graus. Em uma frigideira grande, coloque uma colher de manteiga e uma colher de azeite e refogue os cogumelos até que fiquem dourados. Reserve. Na mesma panela, coloque a outra colher de azeite restante e refogue a cebola até ficar translúcida. Acrescente o alho e deixe por 1 minuto. Adicione o vinho e deglaceie (ou seja, raspe o fundo com a colher) o fundo da panela, reduza o vinho até mais ou menos 1 colher de sopa. Retorne os cogumelos para a panela, acrescente o tomilho e tempere com sal e pimenta. Agora acrescente o caldo de legumes (ou a água) e deixe reduzir pela metade. Misture a farinha de trigo com a colher restante de manteiga e acrescente aos cogumelos, cozinhe até que o molho engrosse um pouco. Retire do fogo e acrescente a salsinha picada.

3 Montagem. Em um refratário. Coloque o cogumelo no fundo e por cima o parmentier de batatas. Salpique o queijo parmesão e leve ao forno pré aquecido para gratinar (Aproximadamente 15 minutos). Sirva quente.


5 comentários :

  1. Que delícia!
    Vou correndo comprar cogumelos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricota!

    Depois me conta como ficou, tá?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Stefânia menina! Você vai me engordar! Que delicia essa receita! Sou alucinada com cogumelos, vou fazer o mais breve possivel.
    Para gratinar você colocou bastante queijo parmesão né!?
    beijos

    ResponderExcluir
  4. OI Sarah!

    Essa é uma das minhas receitas favoritas! Fica tudo de bom mesmo!

    Então, para gratinar eu coloco bastante queijo sim, mas como já tem um pouco no purê também ajuda a ter a casquinha crocante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Stefania! Eu vou tentar fazer essa receita. Eu tentei fazer outras apenas gratinando o cogumelo, mas ficou cheio de liquido nao tenho ideia por que. Eu fiz um refogado com cebola e pimentao e coloquei queijo por cima. Jah fiz 2x e ficou com liquido. Esse seu nao parece ter liquido. Qual o segredo? Bjosss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...