sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cheesecake de Pêssegos

A semana passou correndo, não foi? Parece que foi ontem que eu estava pensando em um cardápio para o almoço com os meus sogros. Mas, até que fim chegou a sexta-feira e o fim de semana!
A vantagem de não ter pressão para o que fazer - leia-se cozinhar - é o que te deixa mais livre para variar e encontrar novos sabores. Eu realmente estou me interessando ultimamente por umas combinações diferentes e pretendo ao longo desse mês de maio testar algumas idéias que estão passando por essa cabecinha! Vamos ver o que acontece não é?
Simples de fazer, essa cheesecake é um belo exemplo de possibilidades de inovação. Embora o sabor escolhido tenha sido convencional (Não para uma cheesecake - mas é um sabor que não pode ser considerado muito diferente), ela nos possibilita fazer diferentes variações. A minha próxima experiência será recheio de pêras com calda de framboesas. Mas também acho que coco com manga seria genial...gengibre com frutas vermelhas...hummmm...c'est si bon!
Essa receita foi uma adaptação de um livro que estou encantada. Estou lendo e adorando! Embora seja um livro dedicado a receitas para pessoas com alergia (E eu não tenho nenhuma), as receitas são muito apetitosas e tem uma apresentação linda! Ou seja, mesmo substituindo alguns ingredientes, o sabor nunca é comprometido! Portanto, para quem tiver interesse e principalmente para aqueles que têm alguma restrição (ovos, oleaginosas, laticínios, glúten...), o livro está mais que recomendado, pois além de receitas ele traz informações extramante úteis para o dia-a-dia. Ah, o título é Viva sem Alergia e a autora é a Alice Sherwood.
Bom, voltando a cheesecake. Vocês podem não acreditar, mas o Amor repetiu 3 vezes!!! Adorou, disse que é uma sobremesa com textura revolucionária e sabor inigualável, pode?!

Mais satisfeita não dá para ficar...uma coisa é passar no teste de qualidade, outra coisa é passar com nota A++++....



Tempo de preparo: 20 Minutos (mais o tempo de geladeira)
Rendimento: 6 a 8 porções

Ingredientes para a base

170g de biscoito tipo maisena (ou algum de sua preferência)
75g de manteiga sem sal derretida

Ingredientes para o recheio

1 colher (sopa) de gelatina em pó
250ml de néctar de pêssego
115g de açúcar
380g de cream cheese
1 fava de baunilha (Ou 1 colher (chá) de essência)
1 colher (sopa) de suco de limão
250ml de creme de leite fresco gelado

Ingredientes para a cobertura de pêssegos

1 colher (sopa) de amido de  milho
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de suco de limão
250ml de néctar de pêssego

Modo de preparo

1. Prepare a base. Num processador ou liquidificador, triture os biscoitos até obter uma farofa fina. Passe por uma peneira e adicione a manteiga derretida, misture bem para dar liga. Pressione a mistura no fundo de uma forma com fundo removível e deixe na geladeira por 30 minutos.

2. Prepare o recheio. Em uma tigela pequena, coloque a gelatina sobre 5 colheres (sopa) de néctar de pêssego. Mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Leve a tigela em uma panela com água quente (banho maria) em fogo brando e misture até que se dissolva por completo. Junte essa mistura ao restante do néctar de pêssego e deixe esfriar.

3. Na batedeira, bata o açúcar e o cream cheese até obter um creme fofo e brilhante (Aproximadamente 3 minutos). Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe o conteúdo na vasilha. Bata apenas para incorporar. Despeje o suco de limão sob a mistura de pêssego e gelatina e misture bem. Incorpore o suco a mistura de cream cheese e açúcar. Essa mistura precisa estar bem homogênea. Reserve. Bata na batedeira o creme de leite fresco até obter picos leves e junte ao recheio com uma colher e misture com a ajuda de uma espátula até incorporar bem.
Distribua essa mistura sobre a base de biscoitos e deixe na geladeira de véspera, ou pelo menos por 4 horas, até endurecer.

4. Prepare a cobertura de pêssegos. Em uma panela, coloque o amido de milho e o açúcar. Junte o suco de limão e misture bem, depois acrescente o néctar de pêssegos e misture mais uma vez para dissolver o amido e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre. Quando ferver, deixe apurar por mais 1 minuto, mexendo sempre, até ficar espessa e lisa. Retire imediatamente do fogo. Deixe esfriar um pouco e espalhe cuidadosamente sobre a cheesecake. Leve a geladeira novamente antes de servir.

Dica: Este cheesecake não pode ficar fora da geladeira em um dia quente - virará um mousse de frutas. Antes de servir, deixe bastante tempo na geladeira para ficar bem firme. O ideal é de um dia para o outro.

10 comentários :

  1. Adorei esse cheesecake!!Gostei da sugestão para a combinação de gengibre com frutas vermelhas deve ficar maravilhosa!!
    (é só bater um pouco de gengibre junto no liquidificador?)
    Já que vc gosta de variar o cheesecake, fiz uma receita de cheesecake de nozes com damasco, ficou beeem gostoso!
    bom fds
    bjs Fe. ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe!

    Adorei o seu cheesecake...acho que vou testar com amêndoas.
    Quanto ao cheesecake de gengibre e frutas vermelhas, é só você ralar o gengibre e separar o suco que ficará...nesse caso use somente umas 3 a 4 colheres (sopa) de suco para não ficar muito forte.

    Beijos e bom sábado!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa maravilhosa!
    Como que dá pra ficar na geladeira de um dia pro outro sem atacar, me diz? hahaha
    Adorei a ideia com damasco, sou louca por eles!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Pri...o jeito é ficar fora de casa...aí não cai em tentação!

    Olha, eu também adoro damascos! Estou querendo testar uma receita de torta com essas delicinhas...só falta encontra-los frescos...

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. oi stefânia, fiz hj essa torta, e influenciada por suas ideias de variação, tentei de maracujá com calda de chocolate. em 2 horinhas ja fui lá provar e ficou ótima!! só não senti muito marcado o sabor do cream cheese, como nas cheesecakes assadas, ficou mais puxada pra uma torta mousse, a sua ficou assim também?

    venho aqui todos os dias e vou colecionando suas receitas num arquivo pra testá-las aos poucos. assim que fizer a próxima venho contar como foi! bjos e parabéns pelo blog e pelas fantásticas fotos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Karla!

    Que bom que testou! Olha, a de pessêgo ficou super suave, então eu consegui sentir o gosto do cream cheese sim. Mas em relação a uma cheesecake assada o gosto é bem diferente mesmo...o cream cheese com ovos em contato com o calor do forno fica muito mais acentuado.
    Da proxíma vez tenta com um suco um pouco mais suave que acho que vai chegar no sabor que tá esperando! Mas de qualquer forma, essa sua de maracujá teve ter ficado uma delícia, né?

    Obrigada pelo carinho! Fico esperando notícias com as fotos, viu?

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. affe, tou errando o login do comentário, 3º que escrevo, mas vamos la:

    esqueci de dizer que assei a massa de biscoitos, o contraste da crocância com a cremosidade da massa ficou ótimo. acho que vc tem razão sobre o sabor mais suave do pêssego, ainda mais que a calda de chocolate deve ter abafado o queijinho. de todo modo hj meu irmão veio me visitar e se acabou na torta!! sucesso total

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi Karla,

    Mais uma boa dica sua! Pois é, a crocância deve dar uma textura muito boa mesmo!

    Adorei saber que o seu irmão gostou! É tão gratificante quando as pessoas gostam do que fazemos, não é?

    Eu quero fazer logo uma de pêra com calda de framboesas...acho que também vai ficar especial...

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Stefânia, parabéns por suas receitas!!
    Esse cheesecake é maravilhoso, já fiz duas vezes. Só elogios.

    Todos os dias acompanho seu blog para ver as novidades.
    ;-)

    Você conhece a torta de frutas vermelhas com baba de moça do Ateliê de Confeitaria, no Sudoeste? Se conhece, por acaso tem a receita?

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...