terça-feira, 20 de abril de 2010

Cocada de Colher

As vezes eu me pego pensando em quanto pagamos caro pelas "coisas" aqui no Brasil. Cá estou eu, fazendo contas, economizando e fazendo planos para tudo aquilo que quero comprar para minha cozinha (eu não tive chá de cozinha, ou seja, tudo saindo do meu bolso, né?!), e chego sempre a mesma conclusão: Se morasse nos EUA ou na Europa, o custo final seria pelo menos 50% menor. Impressionante, não é? Por isso que as vezes eu ainda espero uma viagem internacional do Amor a trabalho, ou alguma nossa a passeio para que possa satisfazer meus desejos de compras.

Mas por que essa conversa? Por que eu tive que ralar um coco grande para essa receita...na minha mãozinha, quer dizer, nos meus dedinhos ainda estão algumas das marcas...ou seja, me machuquei fazendo isso. O que me fez pensar mais uma vez em ter um multiprocessador, desses que fazem tudo, sabe? A kitchen aid tem um excelente, mas que aqui no Brasil nunca vi para vender. O jeito é esperar alguma viagem internacional e trazer de lá...enquanto isso, vamos continuando com o trabalho manual. O que é muito bom também!

Bom, e essa receita?! Uma mistura de várias idéias que encontrei nos livros daqui de casa e em uma conversa com a minha mãe. Super simples de fazer e você ainda pode brincar com a textura, podendo deixar mais mole ou de corte...tudo vai depender do tipo de doce que está procurando.
Quanto ao rendimento, como usei um coco bem grande, o rendimento da cocada foi muito bom! Aproveitei e presentei duas pessoas do trabalho com um potinho do docinho pronto.
Mas o que posso dizer sobre o resultado e o sabor? Não me lembrava de ter comido cocada tão cremosa e tão saborosa...para o Amor, selo de qualidade na cocada! Mais feliz não podia ficar!

Ah, os colegas de trabalho? Bom, nem levaram para casa...comeram por lá mesmo! Portanto, aprovadissímo!



Tempo de preparo: 35 Minutos
Rendimento: Muiiitaaa cocada (Para um coco grande - aproximadamente 10 porções)

Ingredientes

1 coco grande fresco
1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga sem sal
2 paus de canela
1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Rale o coco no ralo grosso. Em uma panela grande com tampa, leve ao fogo baixo todos os ingredientes. Tampe a panela e a cada 5 minutos, misture o doce e tampe a panela novamente até que o coco esteja cozido (Mas ainda um pouco crocante), deve ter ainda um pouco da calda no fundo. Retire do fogo. Retire os paus de canela e distribua a cocada nos recipientes que for usar.

Dica: Se quiser uma cocada de corte, deixe apurar um pouco mais e unte uma assadeira e disponha a cocada sobre a assadeira untada. Espere esfriar e corte.

14 comentários :

  1. Oi Estefânia, entrei no blog para anotar duas receitas que farei amanhã no feriado para mim e meu noivo... depois te conto como ficou...rsrsrs
    e logo vi que tem receita nova.. fiquei com água na boca...hummm doce de colher é uma tentação...

    ResponderExcluir
  2. Oi Cíntia!

    Oba! Quero saber como ficou, depois me conta, tá?
    Ahhh, aqui não dá para ficar sem doce, né?! E essa cocada...hummm, tudo de bom!

    Beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  3. Ai, Stefânia, que vontade!! Fiquei com água na boca com essas fotos. Quando eu era criança não suportava coco, mas tenho aprendido a gostar cada dia mais.

    Ah, gostei demais das receitinhas sem glúten, viu?! Logo, logo executarei alguma. Vou ficar de olho no blog que você me indicou para ler a postagem especial sobre os celíacos.

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  4. OI Ta! Que bom que gostou...aquele livro que te falei também tem excelente receitas sem glúten. Com certeza você vai gostar!

    O blog das meninas é bem legal, vale a pena ler. Além desse tema, elas falam de vários outros que são importantes para o nosso dia-a-dia.

    Beijocas Querida!

    ResponderExcluir
  5. Oi Stefania,
    Meu nome eh Carol, nunca comentei por aqui, mas sigo seu blog ha um tempinho e sou completamente A-P-A-I-X-O-N-A-D-A pelas suas receitas e seu jeitinho doce de escrever. Parabens pelo blog!!!
    Eu moro na Australia e concordo totalmente com vc como eletrodomesticos e utensilios sao incrivelmente mais baratos do que no Brasil.
    Mas olha so, qdo eu ainda morava em terras tupiniquins, eu usava um site americano que de vez em quando faz otimas promocoes e mesmo incluindo o delivery internacional, ainda vale muito a pena comprar deles, comparando com os precos das lojas brasileiras. Caso vc fique desesperada pelo seu processador, hehe, vale a pena conferir:
    www.sears.com
    Beijocas,
    Carol

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Muito prazer em conhecê-la!
    Adorei o seu comentário, tão bom saber que mesmo longe existem pessoas como você que entram no blog e me trazem comentários tão legais!
    Ah, e muito obrigada pela dica do site. Já estou aqui fuçando as promoções para saber o que dá para trazer de lá com o preço bom!

    Beijo e muito obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  7. Oi Estefânia, ontem fiz o "champignon au parmetier" e o "medalhão de filet com perfume de pimenta rosa e manjericão", ficaram ótimos !! aprovadíssimos... foram só elogios... Continue sempre nos "inspirando"... bjinhos...

    ResponderExcluir
  8. Oi Cíntia!

    Que notícia boa! Parabéns! Adorei saber! Eu também gosto muito dessas receitas, são práticas e muito deliciosas!

    Beijos e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  9. Oi Stefânia!
    Claro que almocei no Mercadão, acertou!
    E que cocada linda!
    Me conte, como vc faz pra tirar essas fotos tão lindas? Ainda q mtas vezes vc cozinha a noite, né?
    As minhas nunca ficam boas :(
    Beijos!
    Pri.

    ResponderExcluir
  10. Oi Pri!

    Então, na verdade eu cozinho a noite 90% das vezes e as fotos também são tiradas a noite, por isso que tenho que trabalhar melhor na iluminação...mas isso é aos poucos, estou lendo e tentando aprender um pouco mais sobre fotografia.
    Quanto as suas, continua tentando...você se surpreenderia se visse as minhas primeiras fotos...rsrsrs...terríveis...

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Que cocada deliciosa, ja faz um tempao que nao como cocada...gostei muito do jeito que voce apresentou a cocada...como ja estou morando em Los Angeles a mais de 20 anos adoro ver e relembrar das delicias do Brasil :-)

    ResponderExcluir
  12. Oi Julina,

    Seja bem-vinda! É a primeira vez que comenta por aqui, não é?
    Ah, obrigada pelo elogio! Eu queria realmente apresentar de uma forma diferente e acho que deu certo!
    Olha, deu uma passadinha lá no "Simple Recipes" e adorei, achei super charmoso!

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  13. Adoroooooo cocada!!!!! E que linda essa. Já anotei a receita!
    Visitarei esse seu blog muitas vezes mais!
    Bom fim de semana.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  14. Oi Sônia!

    Que bom que gostou! Se fizer me fala como ficou, tá?

    Beijos e bom fim de semana para vocÊ também!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...