quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mini Churros com Doce de Leite

Responda rápido. O que você adora mas que se controla para comer??? Eu acho que sei sua resposta....doce! Não é?! Sabia! No meu caso tem mais uma coisa...doce e fritura! Hummmm....batata frita, polenta frita, frango a passarinho....huummm, hummmmm, hummmmmmmm. Tá, eu sei que não é nada saudável. E sei que se eu ainda fosse as consultas com a minha nutricionista, essa hora eu já estaria ganhando um belo castigo. Mas não aguento, adoro, adoro e adoro!
Agora, em alguns casos, juntando os dois tipos de comida ninguém me segura....esse é o caso dos churros.
Meu Deus, como eu adoro essas delicinhas! É bom d+! Tem gosto de infância, gosto de boas lembranças...e o melhor de tudo tem gosto daquilo que eu gosto e daquilo que o Amor também adora!
Só para fechar com chave de ouro, essa receita, além de não dever em nada para aquela que eu comia quando criança, é muito fácil. Muito mais fácil do que você deve estar imaginando. É super parecida com um patê à choux, só que um pouco mais consistente...e o recheio, ou acompanhamento, fica a seu critério: calda de chocolate, geléia, creme patissière...o doce de leite para mim é o acompanhamento ideal...e o melhor de tudo...comprei pronto e não precisei ficar mexendo uma panela com leite espirrando por 3 horas....ahhh, isso sim é que é bom!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes

100g de manteiga sem sal
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de água
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo
3 ovos grandes
Óleo para fritar
Açúcar cristal e canela em pó para polvilhar
Doce de leite para acompanhar

Modo de preparo

1. Em uma panela, leve ao fogo médio, a manteiga, a água, o leite, o açúcar e o sal. Quando começar a ferver, acrescente a farinha de trigo e diminua para fogo bem baixo. Vá misturando bem até ficar homogêneo e cozinhar um pouco a farinha ( aproximadamente 1 minuto).
Retire a panela do fogo e, se tiver um stand mixer (Kitchen Aid ou similar), despeje a mistura no bowl e vá adicionando os ovos um a um, batendo em velocidade baixa, bem a cada adição. Se não tiver um stand mixer, esse procedimento pode ser feito a mão. Vá adicionando os ovos um a um, só adicione o seguinte após o anterior estar bem incorporado.
2. Leve ao fogo médio uma panela de bordas altas com óleo (aproximadamente 5 a 7cm de óleo na panela). Deixe esquentar. Com a ajuda de um bico de confeitar, vá fazendo os churros dentro da panela com óleo quente e corte com uma faca ao fim de cada um. Frite os churros, virando uma vez para ficarem uniformes. Retire os churros da panela com a ajuda de uma escumadeira e deixe escorra o excesso de óleo em um prato com papel toalha.

Passe os churros ainda quentes pelo açúcar e canela e sirva quente ou frio com o doce de sua preferência.



Receita adaptada daqui.

12 comentários :

  1. Acertou em cheio! amo doces! xurros é um dos meus favoritos, mas nunca me arrisquei a fazer! Vc fez parecer ser bem facil, vou tentar! (a receita ficou melhor ainda com o doce de leite pronto, confesso que te prefiro uma boa marca industrializada do que fazer um caseiro demorado..rs) bjs

    ResponderExcluir
  2. OI Fe!
    Olha, tenta mesmo que esse é bem tranquilo de fazer...e o resultado...hummm! Tudo de bom!
    Eu concordo com você, tem coisas que vale a pena comprar pronta mesmo. Hoje em dia o supermercado já oferece boas marcas...massa folhada é um bom exemplo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nossa, esse churros foi pra acabar!!!!
    Eu AMO! Mas nunca tive ânimo de fazer! Esse bico é um normal mas com "buraco" bem grande? Quem sabe não me arrisco...
    E com certeza fazer doce de leite não vale a pena! Aquele Viçosa é de comer rezando, já provou?
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  4. OI Pri!

    Nossa, que delícia! Que bom que gostou!
    Então, o bico que usei é um da marca Wilton, número 20, ele é razoavelmente grande, mas dá para fazer com algum menor se tiver.
    Quanto ao doce, nunca provei, mas pela descrição hoje já vai ter compra no supermercado para ir atrás dessa delícia...

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Eu ADORO churros! E estes têm um aspecto tão delicioso..Nunca fiz, mas vou experimentar.
    Beijinho*

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Stefânia, conheci seu blog hoje, adoro churros, até fiz uma fez em casa, achei que dava trabalho mais não deu trabalho algum! Quando tiver um tempinho da uma passadinha no meu cantinho para conhecer! Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Sônia!
    Já dei uma passadinha lá no Cozinha Mágica, parabéns pela iniciativa!

    Beijos e obrigada pela visita!

    Oi Cherry!

    Que bom que gostou da receita! Estes além de bonitos, ficaram uma delícia mesmo...fiquei me segurando para não exagerar...mais!

    Beijos!

    Oi Paula!

    Seja bem-vinda! Pois é, as pessoas tem uma visão errada que a receita dá trabalho...e na verdade é super simples, não é?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Hummm... churros quentinhos são tudo de bom, totalmente comfort food p/ mim!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cíntia!

    Nossa, quentinho para mim também é a melhor forma de comer...tudo de bom mesmo!

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Tenho outra receita que tambem pode ser usada.
    Ingredientes:

    01 kg de farinha de trigo
    1.200 ml de água
    03 colheres de sopa de margarina
    02 colheres de sopa de açúcar
    01 colher de chá de sal

    Modo de Preparo:

    1° Colocar a água na panela, junto com a margarina, o sal e o açúcar, deixar em fogo alto até ferver.
    Logo após, colocar a farinha de uma só vez e começar a misturar com uma colher de pau, em seguida baixar o fogo e continuar misturando sem parar até que a massa forme uma liga homogenia.
    2° retirar a massa e colocar em cima da pia de mármore ou equivalente, e sovar, ainda quente, com luva térmica de pano até a massa fique consistente.
    É aconselhável usar a massa em até vinte e quatro horas de seu preparo.
    Evitar massa congelada, para que haja melhor funcionamento.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a receita!!!!!!
    Tbm gostei do seu blog, parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Fiz a receita e os churros ficaram muito saborosos. Recomendo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...