sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pão de Milho

Fim de mais uma semana. Deveria estar feliz ou cansada? Boa pergunta. Pois na verdade eu sinto as duas sensações...felicidade e cansaço...acho que as férias não vão demorar muito não...o que é sempre bom, é que nunca estou cansada demais para cozinhar. Eu não sei bem o que é....uma terapia? Um refúgio para os problemas do dia-a-dia? Não sei bem...mas uma coisa eu sei: Uma paixão eu tenho certeza que sim! A parte boa é que o Amor gosta de comer...e se eu gosto de cozinhar...combinamos até nisso, olha que fofo!
Bom, a idéia de hoje era algo super caseiro. Depois de pesquisar tanta receita elaborada nos livros aqui em casa...eu decidi que a única coisa que precisávamos era de um pãozinho quentinho com manteiga para nossa sexta-feira a noite. Esse pão em especial na verdade também seria uma experiência...pão que não leva fermento biológico...hummmmmm...será que vai dar certo? Bom, só tentando para saber, não é? A textura não é de um pão convencional, se parece um pouco com um bolo....mas não sei...no fim...a casquinha...hummm...ahhh, é um pão sim. Só comendo para saber....



Tempo de preparo: 20 Minutos (+ aproximadamente 50 Minutos de forno)
Rendimento: 1 Pão grande

Ingredientes

1 colher (sopa) de açúcar
150g (2/3 xícara) de fubá
250g (1 e 1/4 xícara) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
Pimenta do reino moída na hora
50g (1/4 xícara) de manteiga em temperatura ambiente
50g (1/4 xícara) de queijo parmesão ralado
2 ovos
150g (1/2 xícara cheia) de iogurte natural
300ml (1 e 1/4 xícara) de leite
1 pimenta chili seca picada fina (Opcional)

Modo de preparo.

1. Pré aqueça o forno a 160 graus. Forre uma forma de pão com papel manteiga e unte as bases e as laterais.

2. Coloque os ingredientes secos em uma tigela grande, adicione a manteiga, o queijo, a pimenta (Se for usar). Bata os ovos, o iogurte e o leite juntos em uma outra tigela, e, depois, adicione-os aos ingredientes secos, misturando bem. Tranfira a mistura com uma colher para a forma já preparada e nivele a superfície.

3. Asse em forno pré aquecido por 45 a 55 minutos, ou, até que esteja dourado e a superfície levemente rachada. Você também pode fazer o teste do palito. Se sair limpo retire do forno. Desenforme e deixe esfriar sob uma grade de metal. Sirva morno com manteiga ou simples.

Receita adaptada do livro: O livro dos pães da Sara Lewis.

2 comentários :

  1. Seu pão de milho ficou muito lindo, com essa manteiguinha derretendo, tá tudo de bom! Hummmmmm... Bjinhos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula,

    Obrigada Querida! Quem não resiste a uma manteiguinha sobre um pãozinho quentinho, né? Tudo de bom!

    Beijocas e bom fim de semana para você também!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...