sexta-feira, 23 de abril de 2010

Risoles de Camarão com Catupiry e meus parabéns a Brasília!

O Brasil tem 500 anos. Brasília acaba de fazer 50 anos. Praticamente uma mocinha, não é?! A festa? Bom, eu não fui. Mas no fundo eu posso dizer que teve uma comemoração pessoal por morar nesta linda cidade. Embora muitos falem da frieza dos brasileenses e que Brasília só lembra política, a cidade é muito mais do que isso. É o lugar onde você poderá ver o céu mais bonito do Brasil, ou diria de todos os países que já visitei? Bom, difícil dizer...Brasília tem horizonte, é uma cidade plana, é bonito de ver o amanhecer e o entardecer . Uma delícia para fazer atividade ao ar livre, é uma cidade muito arborizada, e nessa época especialmente começa a ficar repleta de flores coloridas dos mais diversos Ipês...no fim do ano...os flamboyants dão o ar da graça e me fazem pensar mais em um dos meus sonhos: Morar em uma casa com jardim enorme, onde eu plantarei minha horta, meu pomar e meu querido flamboyant. Pensamentos que circulam a minha mente, mas que se tornam cada vez mais perto da realidade.

Ao falar de Brasília também não posso deixar de mencionar a imensa diversidade cultural que temos aqui. Por se tratar de uma cidade nova, temos várias culturas de vários estados e países espalhadas por aqui. E quanto à comida, um banquete! Justamente pelo fato de ter tamanha diversidade cultural, Brasília nos brinda com uma riqueza de bons restaurantes, lanchonetes e centros gastronômicos disponíveis para o nosso deleite.

Bom, como qualquer outra Capital, Brasília também apresenta seus problemas. Mas posso dizer que apesar de todos esses problemas, o alto custo de vida, aqui ainda é um excelente lugar para se viver.

E quanto ao bolo de aniversário? Bom, eu não fiz. Mas esses risoles não fazem feio em nenhuma festinha!



 
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 15 Risoles grades ou 100 mini risoles


Ingredientes para o recheio

500g de camarões limpos, miúdos ou pequenos
2 colheres (sopa) de azeite
½ cebola média picada em cubinhos
2 dentes de alho picados finamente
1 lata de tomates pelados (reserve o suco)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha picada a gosto
100g de queijo catupiry

Ingredientes para a massa

2 xícaras de água
1 xícara leite   
2 cubos de caldo de camarão
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a e pimenta-do-reino a gosto
3 xícaras de farinha de trigo

Ingredientes para montagem

Água gelada
Farinha de rosca para empanar
Óleo de girassol para fritar

Modo de preparo

1. Prepare o recheio. Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola até que a mesma fique translúcida. Acrescente o alho picado e deixe refogar por mais 1 minuto. Acrescente os tomates picados e refogue por mais alguns instantes. Dissolva a farinha de trigo no suco dos tomates e acrescente ao refogado. Deixe apurar por alguns minutos, ou até que a mistura fique mais encorpada. Adicione os camarões, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 4 minutos. Desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Reserve.

2. Prepare a massa. Em uma panela leve ao fogo a água, o leite a manteiga e o caldo de camarões esfarelado. Tempere com sal e pimenta. Quando levantar fervura, despeje 2 ½ xícaras de farinha de trigo e mexa bem, se necessário acrescente a ½ xícara restante. Deixe cozinhar por mais alguns instantes e retire do fogo. Em uma mesa de trabalho, sove bem a massa (ela não deve grudar nas mãos). Quanto mais você sovar, mais macia ela ficará.

3. Montagem. Com as mãos, modele uma bolinha com a massa. Aperte-a com os dedos formando uma circunferência de no máximo 2mm de espessura. Coloque o recheio de camarão e um pouquinho de catupiry bem no centro da circunferência. Junte as bordas e aperte dando formato de meia lua. Repita o procedimento com toda a massa.

4. Coloque a água fria em um recipiente e a farinha de rosca em outro recipiente. Passe as coxinhas na água e em seguida na farinha de rosca. Coloque o óleo numa panela grande e leve ao fogo alto para esquentar. Frite em óleo quente por 2 minutos ou até que fiquem douradas e crocantes. Verifique sempre a temperatura do óleo. Se estiver muito quente, abaixe o fogo, para não queimá-las. Retire os risoles com uma escumadeira e coloque sobre papel absorvente. Sirva quente.


 
Não sei se vocês perceberam, mas é a mesma massa da coxinha...a mudança é o recheio, e o caldo usado na massa...é bom d++++!

Foto de Brasília retirada daqui.

11 comentários :

  1. Amei os risoles!
    quanto ao custo daqui : bota alto nisso..hauhauha
    (Como vc, sonho com minha casinha pra uma horta.)rs
    bjs e bom fds

    ResponderExcluir
  2. Hummm,o caldo de camarão deve dar um toque especial.... Ai eu adoro flamboyants,eu pretendo plantar um na pracinha do bairro onde irei morar...eu tenho um albúm só de árvores floridas,ipês,manacás, aqui tem muitas cerejeiras no inverno também, mas os flamboyants são meus preferidos... conhece o texto do Rubem Alves sobre eles, é lindo, poético:
    http://www.releituras.com/rubemalves_flamb.asp
    bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fe!
    Pois é, eu na verdade tenho uma mini horta aqui no ape (Manjericão, tomilho e alecrim). Só tá faltando a salsinha mas eu já estou providenciando...mas sonho todo dia com uma casa e um enorme espaço para minhas plantinhas.

    Beijos e bom fim de semana para você também!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cíntia!

    Ai que linda sua atitude! Sabe que esses dias para trás eu fiz um trabalho parecido. Mas não plantei flamboyants, foram 25 mudas ao todo, entre Ipês, aroeiras, mangueiras e todas essas árvores que sobrevivem bem ao clima do cerrado!
    Obrigada pela dica do texto, eu não conhecia. Gostei muito e já indiquei para minhas amigas que também são fã de flamboyants.

    Beijos e bom fim de semana Querida!

    ResponderExcluir
  5. hum gosto tanto de rissois... é uma delicia, faço imensas vezes cá em casa, e para festinhas então é um sucesso... beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Marinex!

    Ai que legal! Tem alguma dica de recheio legal?

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Por acaso cai no seu blog e me encantei com a qualidade das fotos, com as receitas e textos! De mto bom gosto seu blog!
    Sou paulista e moro em Bsb faz um pouco mais de 1 ano... adoro a cidade e esta época do ano as árvores ficam realmente (mais) lindas!

    Bjos e prazer em conhecê-la, Glau

    ResponderExcluir
  8. Oi Glau!
    Tudo bem?

    Ahhh, eu fiquei apaixonada pelo Quitandoca! Quanta idéia boa e simples de fazer!

    Parabéns!

    Estou ansiosa para o encontro das blogueiras aqui em Brasília!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. parabéns,perfeito adorei

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu blog. Fiquei muito impressionada porque encontreia receita de duas coisas que eu adoro: risilo de camarão, do jeito que eu gosto e canapés de salmão com caviar e cream cheese. Que delícia. Parabéns! Você mora em que cidade? Tem facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris!

      Obrigada pelo carinho e pela visita. Eu moro em Brasília e para me encontrar no facebook é só procurar pelo meu nome Stefânia Barreto Tissot.

      Abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...