domingo, 18 de abril de 2010

Souffle Glacê de Morangos

Ah, esse fim de semana eu decidi me dedicar. A cada dia que passa eu me apaixono mais pela arte de cozinhar e nesses dois últimos dias em especial tudo deu muito certo, então digamos que estou bem orgulhosa!
Interessante descobrir algumas coisas que ficam adormecidas, né? Fiquei tanto tempo sem cozinhar, embora uma vez ou outra ainda visitava a cozinha lá da casa da minha mãe, mas depois que saí da casa dos meus pais esse hábito ficou muito mais frequente e agora...não consigo viver sem...penso, falo, leio, visito tudo o que tem a ver com comida e gastronomia...afinal, uma paixão!
E nessas minhas andanças sempre encontro coisas boas, como esse souffle por exemplo. De textura delicada, apresentação distinta e sabor inusitado! Gosto marcante de morango e a suavidade do creme de leite...os dois ingredientes principais da receita. Perfeito para qualquer ocasião pois não é nada complicado de fazer...o maior trabalho é deixar descansando na geladeira para firmar, pois dá vontade de comer tão logo terminamos. Mas vale a pena esperar cada segundinho que ele está no freezer...o resultado são muitos agradecimentos e uma vontade de ter uma ocasião especial e fazer novamente!



Tempo de preparo: 25 Minutos (+ 4 horas para gelar)
Rendimento: 6 Porções

Ingredientes para o souffle

300g de morangos frescos
150g de açúcar
Suco de 1/2 limão
5 folhas de gelatina + 5 colheres (sopa) de água fria para hidratar
300ml de creme de leite fresco

Ingredientes para a decoração

100ml de creme de leite fresco
2  colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de baunilha

Modo de preparo

1. Prepare as forminhas. Corte um pedaço de papel manteiga de aproximadamente 30cm de comprimento. Dobre em três pedaços, formando uma única tira (de 30cm  - você irá dobrar no comprimento e não na largura). Corte um pedaço de barbante. Pegue o ramequim ou o recipiente que for usar e envolva o exterior do mesmo com o papel manteiga (Como na foto) e amarre bem firme com o barbante. Reserve.

2. Lave os morangos e corte ao meio. Bata no liquidificador os morangos com o suco de limão e o açúcar até formar um purê. Coe e divida em duas partes. Hidrate a gelatina na água fria e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto a gelatina descansa, leve metade do purê de morangos ao banho maria (Não deixe ferver). Quando estiver quente, dissolva a gelatina e retire a tigela do banho maria. Misture com a outra metade do purê e reserve.
Bata os 300ml de creme de leite fresco na batedeira até obter  o ponto de chantily (picos mais firmes). Adicione uma colher cheia do creme chantilly ao purê de morangos (que deve estar frio) e incorpore bem. Incorpore o restante do creme e disponha nos ramekins preparados.


Leve ao freezer por pelo menos 4 horas. Para servir retire do freezer pelo menos 30 minutos antes e deixe na geladeira.

3. Decoração. Bata o creme de leite fresco junto com o açúcar e a baunilha na batedeira até obter o ponto de chantilly. Coloque um pouco de chantilly sob o souffle e decore com os morangos.

Dica: Para obter um melhor ponto de chantilly, deixe o creme de leite ficar bem gelado antes de bater. Coloque também os acessórios da batedeira na geladeira antes de bater, isso ajudará a manter a temperatura enquanto o chantilly é preparado.


Receita adaptada daqui.

14 comentários :

  1. Mmmmm, que lindo trabalho!!!
    Já me deu água na boca!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a receita e o charme dos potinhos...Baci

    ResponderExcluir
  3. Oi Junia!

    Obrigada, consegui um site italiano...da sua terrinha...

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Stefânia!
    Estive viajando mas já corri me atualizar!
    Vi o bolo, o gnocchi e esse souffle lindo!
    Como sempre babando nas fotos e admirando seu capricho!
    Sinto mto pela jarra, fico mto triste qdo quebro algo tb! Esses dias dei a maior sorte q consegui repor um potinho quebrado, adorei!
    De todas as novidades a que mais gostei foi o gnocchi, adoro mas acho tão difícil achar um macio que não grede no dente que nunca me arrisco por aí, só como em lugar com procedência! Esse seu ta lindo :)
    Boa semana,
    Beijos!
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. Olá Stefânia, sou sua fã, viu? Adoro visitar o seu blog.
    Quero te convidar para partipar da promoção lá 'ná minha casa'. Tem tudo a ver com vc. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri!
    Como foi a viagem? Descansou, trabalhou? Espero que tudo tenha corrido bem?
    Ah, eu adoro os seus comentários, sabe?! Mesmo que esteja desanimada eles sempre me colocam para cima! Quanto ao gnocchi, essa receita é bem boa...não fica grudando. Na verdade eu descobri que se usar batata muito aguada vai ter que colocar mais farinha e sovar mais...aí que ficar grudento. O ideal é usar uma batata mais sequinha...

    Beijos e boa semana para você Querida!

    ResponderExcluir
  7. Oi Ná!
    Tudo bem?

    Poxa, obrigada pelo seu carinho! Já corri lá no seu blog e já estou cheia de idéias para participar da sua promoção! Tomara que eu ganhe...rsrsrs!

    Beijos e obrigada pela visita!

    Oi Patrícia!

    Obrigada pelo carinho e pela visita!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que bakana !!! Se precisar de algo daqui è sò escrever...Bjim

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Fui pra SP renovar meu visto e aproveitar dar uma passdinha na 25 de março que ninguém é de ferro, né?
    Que fofo seu comentário, adoro vir aqui!
    E sobre o gnocchi, vou falar no restaurante a próxima vez pra não usarem mais batata aguada!! hahaha
    Fico no aguardo pra ver o que vc vai "aprontar" no feriado! :)
    Bom descanso, beijos!

    ResponderExcluir
  10. OI Junia!

    Ahhh, precisar eu preciso sim...dos queijos daí...do presunto...dos vinhos...hummm! Que coisa boa é a comida da Itália! Saudades daí!

    Beijos e obrigada, viu?!

    ResponderExcluir
  11. OI Pri!

    Ahhh, a 25 de Março! Que loucura...e que maravilha ao mesmo tempo, né?! Eu também aproveito quando estou em SP e sempro dou uma passadinha lá. Um almoço no Mercadão também é parada obrigatória...se estiver com tempo...a José Paulino também entra no passeio...que mulher não gosta de boa pechinchas, não é?

    Beijos e obrigada pelo seu carinho!

    ResponderExcluir
  12. Linda, o que seria folha de gelatina?
    Não entendi...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...