segunda-feira, 3 de maio de 2010

Panna Cotta com Calda de Cerejas

De volta as pistas. Simmmm, esse fim de semana eu deixei a preguiça de lado. Voltei a andar de bike!
Aproveitei um belo sábado ensolarado e aceitei o convite do Amor para tirar a bike de casa. Também pudera, depois de gastar os tubos nessa bike (É uma speed com quadro de alumínio e fibra de carbono), eu precisava dar mais atenção a ela....pobrezinha...tão sozinha...tão largada...
Bom, o passeio foi uma delícia! As vezes eu esqueço como é bom fazer atividade ao ar livre, principalmente quando estamos com a pessoa que amamos do lado. Tá que eu não fiz um passeio grannnndeeee...mas para o retorno as pistas, os 15km estavam de bom tamanho. O Amor, prosseguiu e fez o dobro...o que eu fiz para esperá-lo? Fiquei esperando sentadinha no parque tomando uma água de coco fresquinha...que também tem o seu valor, não é?
A melhor parte de fazer exercício é que nos sentimos menos culpadas na hora de comer doces, não acham? E melhor fim de semana não poderia escolher. Tinha festinha da Bel no sábado e almoço de aniversário da Andressa no domingo. O que significa? Muita comida boa e engordativa! No aniversário da Bel eu me rendi a um salsichão (era um barzinho alemão com algumas comidas típicas) e a um belo copo de caipirinha de kiwi - que me rendeu uma dor de cabeça enorme no outro dia...nessas horas eu sempre penso: "Não vou beber nunca mais!". No almoço de aniversário da Andressa, churrasco! Aí não vale né?! Churrasco no domingo é tudo de bom! O melhor ainda é quando vem acompanhado das sobremesas que a Tia Inês ofereceu...o meu favorito: Tiramissú! Um pavê de morangos e uma deliciosa torta trufada de champagne com morangos...que eu ainda quero descobrir a receita.
Bom, após o almoço...hora de futebol, não é? Final do campeonato gaúcho e eu fiquei lá torcendo! Depois? O que fazer no domingo a noite? Adivinha! Com creme de leite fresco na geladeira...não daria para resistir. Vamos fazer uma panna cotta! Afinal de contas o preço do creme de leite fresco em Brasília é absurdo...ou seja, não dá para desperdiçar nada!
Essa receita da Panna Cotta não é convencional. Mas é divina! Mais uma sugestão do livro da Alice Sherwood (Viva sem Alergia) e que deu muito certo. Agora é difícil de pontuar...panna cotta tradicional ou panna cotta inovadora? Na verdade não importa, as duas são deliciosas e delicadas! Perfeitas para uma ocasião especial...ou...para um domingo a noite, curtindo TV com o Amor...

Mas a conclusão do fim de semana foi: "Com uma pitada de açúcar...com umas pedaladas de bike...combinação perfeita!"


Tempo de preparo: 30 Minutos (Mais o tempo de resfriamento)
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para a Panna Cotta

Óleo de soja, milho ou girassol
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
500ml de creme de leite fresco
50g de açúcar
1 fava de baunilha cortada no sentido do comprimento
Ingredientes para a cobertura de cerejas

340g de cerejas frescas sem sementes (Ou amoras ou 400g de cerejas em lata drenadas, reservando 3 colheres (sopa) da calda)
2 colheres (sopa) de cerejas pretas em conserva
3 colheres (sopa) de água (Ou calda das cerejas em lata)
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Suco de 1/2 limão
3 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (chá) de amido de milho

Modo de preparo

1. Unte 4 forminhas individuais com um pouco de óleo. Coloque a aágua numa vasilha pequena e misture a gelatina em pó, mexendo até dissolver. Deixe descansar por 5 minutos.
2. Despeje metade do creme de leite em uma panela, junte o açucar e a fava de baunilha. Aqueça em fogo baixo mexendo até o açucar dissolver. Não deixe ferver. Quando estiver para ferver, coloque a gelatina e mexa até dissolver. Deixe esfriar.
3. Bata o creme de leite restante do creme de leite até formar picos leves, adicione o creme aromatizado, misture e coloque nas forminhas. Leve a geladeira até endurecer.

4. Prepare a calda. Coloque as cerejas em uma panela com a conserva, a água ou a calda, o açúcar de confeiteiro e o suco de limão. Aqueça em fogo baixo, mexendo até virar uma calda. Se usar cerejas frescas, cozinhe apenas por 3 minutos, sem deixar perder a forma.
5. Misture o conhaque com o amido e adicione as cerejas. Deixe ferver, mexendo o tempo todo até engrossar e clarear. Cozinhe por 1 minuto, retire do fogo, despeje em uma vasilha e deixe esfriar.

6. Para servir, desenforme com cuidado a panna cotta e coloque a calda de cerejas por cima. Sirva gelado.

Obs.: Eu fiz metade da receita e renderam 3 forminhas de 80ml cada uma.


8 comentários :

  1. olá,
    Alguns dias eu tomei a liberdade e comecei a seguir seu blog. Eu cozinho o basico, e olhe la rs
    Seu blog e muito inspirador e eu to começando a comprar coisinhas para cozinhar(medidores, assadeiras, etc.) apesar de alguns desastres na cozinha vou começar a me aventurar. Entre uma matéria e outra(estudo para concursos) quero cozinhar.
    Cada vez que estou cansada de estudar eu entro no seu blog e "engordo " os meus olhos rs
    Parabéns pelo seu blog...

    ResponderExcluir
  2. Oi Sil!
    Tudo bem?

    Nossa, adorei saber da sua estória e saber que o blog está inspirando você!
    Olha, no começo tinha muita coisa que não dava certo, sabe? Mas com o tempo nós vamos nos aperfeiçoando e, como no meu caso, se apaixonando cada vez mais.
    Quanto aos utensílios, com eles fica tudo mais fácil...você vai ver que tudo dá certo!
    Mas me diz uma coisa, estudando para concursos...você mora aqui em Brasília?

    Obrigada pelo carinho e se tiver alguma dúvida não hesite em fazer contato, ok?

    Beijos e bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa linda Stefânia!
    Nunca experimentei, mas sinto que não faço ideia do que estou perdendo :)
    Recebeu meu email com as receitas?
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri!

    Que bom que gostou! E vou te dizer...é bom demais mesmo! Faz que não vai se arrepender.

    Eu recebi as receitinhas sim...em brve vai ter post de alguma delas...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. olá Stefânia
    Eu não moro em Brasilia moro no interior de SP em uma cidade perto de Campinas.
    Eu percebo uma coisa, comida boa alegra, aproxima as pessoas e as deixa mais felizes rs
    As vezes compro bolachinas normais e coloco em um pote diferente e dou para alguem, você percebe que o astral da pessoa muda.. Imagine então algo que você mesma faça?
    Assim que eu fizer minha primeira receita eu mandoa foto para você;
    Obrigada pela disposição em responder as minhas dúvidas.
    Beijos
    Linda semanaa

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil!

    Nossa, super simpático mesmo...ainda não fiz nada do tipo. Mas acho que a pessoa presenteada se sente muito mais importante do que se você compra apenas uma roupa, ou algo do tipo.

    Olha, fico esperando a foto, viu?

    Beijos e bom restinho de semana para você também!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...