domingo, 27 de junho de 2010

Bacalhau ao Azeite de Tomilho e Alho

Eu estou realmente sem idéias de como intitular essa receita de bacalhau.
Foi feita para o almoço de ontem - para mim, pois o Amor não come bacalhau - e da forma que foi feita e não sei dizer de onde foi a inspiração. Na verdade foi apenas o que me veio a cabeça...e dá para perceber que estava sem imaginação, né? Usei tão poucos ingredientes...mas como diria o Amor: "O que é simples tem seu valor!". 
E dessa vez ele estava mais que certo, o bacalhau ficou com sabor delicado e ao mesmo tempo marcante, uma deliciosa experiência que superou minhas expectativas!
Acho que a parte mais difícil de reproduzir essa receita será encontrar as postas de bacalhau fresco, mas se não encontrar, não fique acanhado, compre o bacalhau salgado e dessalgue o mesmo antes de usar, tenho certeza que ficará tão bom quanto!
Bom, agora eu vou correr para frente da TV...vai começar o jogo da Alemanha x Inglaterra...jogaço!

Espero que gostem da receita!



Tempo de Preparo: 15 Minutos (+15 Minutos de descanso do bacalhau)
Rendimento: 1 Porção

Ingredientes

1 Posta de bacalhau fresco de aproximamente 200g
Pimenta branca moída
2 dentes de alho

Ingredientes para o azeite de tomilho

150ml de azeite de oliva extra virgem
1/2 xícara de raminhos de tomilho picadinhos e branqueados (Passe por água fervente por 10 segundos e mergulhe imediatamente em uma tigela com água gelada - com gelo - retire as folhas, seque e pique)

Modo de preparo

1. Prepare o azeite. Em uma panela, leve ao fogo o azeite e o hortelã por alguns instantes (2 a 3 Minutos). Retire do fogo, bata a mistura no liquidificador e coe com um pano fininho.

2. Limpe bem as posta de bacalhau, retirando as espinhas e a pele. Tempere com a pimenta branca, se necessário, tempere com sal. Coloque o azeite de tomilho em uma tigela, acrescente os dentes de alho e coloque a posta de bacalhau, deixe descansar por uns 15 minutos.

3. Aqueça uma frigideira com fundo grosso (fundo triplo). Retire a posta de bacalhau do azeite e deixe escorrer muito bem (Você pode secá-lo com um pano ou papel toalha). Use 2 colheres do azeite para grelhar o bacalhau por todos os lados, coloque os dentes de alho quando já estiver terminando a cocção do peixe. Retire o peixe da frigideira, fatie os dentes de alho e sirva imediatamente.


10 comentários :

  1. GOSTEI DO ASPECTO DEVIA ESTAR UMA DELICIA ,GOSTO MUITO DE BACALHAU.BJ

    ResponderExcluir
  2. humm adoro bacalhau!!!! mas meu noivo tb não gosta....ah ele está lá acompanhando Alemanha X Inglaterra todo animado, eu só vejo os jogos do Brasil, e acompanho os resultados só para me manter informada...rsrs o que está achando dos jogos??

    ResponderExcluir
  3. nunca comi bacalhau assim fresco, alias eu achava que pra ser bacalhau precisava passar pelo processo de salga. vivendo e aprendendo!! rss

    bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois eu não gostei....AMEI, ficou um espectáculo e com um aspecto bem delicioso.

    ResponderExcluir
  5. Oi São!

    Realmenmte ficou uma delícia, super apetitoso! Se tiver oportunidade de fazer, essa versão vale muito a pena.

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cíntia!

    Pois é...aqui em casa é assim, bacalhau só eu mesmo...o amor gosta do bolinho, mas ele prefere o bolinho de batatalhau (rs).
    Quanto aos jogos, eu estou gostando sim...o da manhã foi super disputado e com muitos gols! Excelente jogo!

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Karlinha!

    Pois é, como não é fácil encontrar eu também achava a mesma coisa. É uma das primeiras vezes que como.
    Quando você for para Paris, com certeza vai encontrar lá...na maioria dos Bistrôs, tem pratos com peixes frescos, o bacalhau é um desses.

    Beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  8. OI Mariana,

    Muito obrigada! Ficou realmente muito bom!

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. Ste, amo bacalhau.
    Você me lembrou aqueles dias que agt acorda sozinho, sem ngm em casa e vai preparar o almoço.
    Quando se está com ânimo, agt capricha mais do que pra uma festa ! hahahaha!

    parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Verdade Jean! E nessas horas sempre sai algo inusitado mas extremamente saboroso, né?

    Obrigada pelo carinho!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...