sábado, 5 de junho de 2010

Gnocchi ao Pesto de Rúcula e Manjericão

Eu amo flores! Adoro ver minha casa repleta delas! Rosas, lírios, orquídeas, gardênia, gerbera, girassol, margaridas...e as minhas preferidas, as Tulipas!
Todo sábado compro algum vaso de flores ou então um buquê para enfeitar a sala, a varanda...a cozinha...simplesmente pelo prazer de poder olhar para tais perfeições da natureza.
Para minha felicidade e diria que também um pouco de espanto, ao ir ao supermercado na quinta pela manhã, me deparei com um vaso de lindas e vermelhas tulipas. Nem pensei o quão raro é encontrar tais flores aqui no Brasil e principalmente em Brasília...já fui logo pegando dois vasos e feliz da vida corri para casa para poder arrumá-las por lá.
O melhor de tudo, foi sentar na varanda e ficar lembrando da minha última viagem a Europa, mais especificamente nos passeios pela Bélgica, onde eu e o Amor pudemos encontrar vários tipos e cores de Tulipas...e claro tirar muitas fotos das mesmas...afinal de contas não é tudo dia que temos tal privilégio.



Bom, estava tão feliz que fiz algo um tanto diferente. Estamos passando o fim de semana na casa dos meus sogros...o que eu fiz? Trouxe as tulipas comigo! Não tive coragem de trancar a porta do apartamento e deixá-las lá, sozinhas, sem alguém para conversar...não, não...elas viriam comigo e teriam um lugar reservado para que eu pudesse admirá-las.
Esse lugar escolhido foi a cozinha...onde tenho certeza que passarei uma boa parte do tempo por aqui. Falando em cozinha, hoje minha idéia era acordar cedo e preparar um café da manhã caprichado...mas adivinhem? Não deu muito certo...acordei por volta das 10:30h...tudo isso por que ficamos até tarde ontem conversando e escutando Jazz (mais uma das minhas paixões).
Mas como nem tudo estava perdido, tinha a opção de fazer um almoço para nós. A idéia do gnocchi na verdade não é novidade por aqui, é um dos pratos mais consumidos pela família, então o que fiz dessa vez foi apenas mudar um pouco o modo de preparo e o molho a servir.
Para o Amor que adora um ragu, eu usei um molho a bolonhesa que já estava pronto e congelado...assim ficamos com duas opções de molho para servir.
Claro que alguns devem estar pensando..."gnocchi? Com pesto? De rúcula? Eca! Não se come assim!". Pois é, por incrível que pareça, provamos esse prato na Itália (somente com pesto de majericão)...então posso dizer que não estou fugindo totalmente as regras...só sendo um pouco mais ousada....



Tempo de preparo: 30 Minutos (+15 para o gnocchi descansar)
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para o Gnocchi

1 Kg de batata
Noz moscada ralada na hora
Aproximadamente 300g de farinha de trigo (Pode ser que use um pouco mais para polvilhar)
2 gema
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino

Ingredientes do Pesto

1 punhado de pinólis (Se não tiver use amêndoas ou castanhas. Não use nozes por que fica rançoso...pelo menos no meu paladar)
1/2 dente de alho descascado e picado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
2 bons punhados de folhas de manjericão frescos picadas
1 punhado de folhas de rúcula lavadas e secas
1 bom punhado de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva extra virgem (De boa qualidade)


Modo de preparo

1. Prepare o Gnhocchi. Coloque as batatas com casca em uma panela com água fria e tampe. Quando ferver, diminua o fogo e deixe por mais 20 minutos, até que estejam bem cozidas. Retire do fogo e escorra. Descasque as batatas enquanto ainda estiverem mornas e passe-as no espremedor, para fazer uma massa leve e macia. Coloque o purê em uma tigela grande e junta e noz-moscada e tempere. Acrescente metade da farinha de trigo, a gema, a manteiga e o queijo parmesão e misture delicadamente o mais rápido possível (Se necessário acrescente mais farinha), com os dedos até adquirir uma consistência grumosa.
2. Retire da tigela e amasse cuidadosamente em uma superfície limpa até que forme uma massa suave e maleável. Acrescente mais farinha se a mistura estiver muito úmida, mas cuidado para não trabalhar demais a massa, pois o gnocchi pode perder a leveza.

3. Divida a massa em 3 pedaços e faça rolos da largura de um dedo. Corte em pedaços pequenos (Aprox. 2,5cm) com uma faca afiada. Passe para uma assadeira forrada com farinha e deixe descansar por 10 a 20 minutos.

4. Enquanto a massa descansa, prepare o pesto. Coloque os pinólis em uma assadeira e leve-os ao forno por mais ou menos 1 minuto – não mais que isso -, apenas para aquecê-los uniformemente, sem dourar. Isso acentuará o seu sabor. Soque o alho em um pilão (almofariz) com 1 pitadinha de sal e as folhas de manjericão e rúcula, ou então passe tudo por um processador (Eu fiz no pilão por que não tenho processador, mas também fiz assim por que a cor fica mais vibrante, mais bonita). Você pode acrescentar um pouco mais de alho se quiser, mas para mim esse meio dente foi suficiente.

4. Depois que essa mistura virar um purê, coloque-a em uma tigela. Em seguida, esmague muito bem os pinólis e junte-os a mistura de manjericão e rúcula. Adicione metade do queijo parmesão, mexa lentamente e regue com um pouco de azeite – use apenas o suficiente para dar liga e obter uma consistência cremosa. Tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino e, a seguir, junte a maior parte do queijo restante. Despeje mais um pouco de azeite e prove novamente. Continue acrescentando queijo ou óleo até ficar satisfeito com a consistência e com o sabor. Reserve.

4. Cozinhe o Gnochhi. Encha uma panela grande com água e acrescente sal, deixe ferver. Coloque os gnoccis e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos, até subirem a superfície. Retire com uma ecumadeira e sirva imediatamente com o molho. 
 
 
 

13 comentários :

  1. Olá Stefânia!

    Já visito o teu blogue há um tempo, inclusive está na minha lista de blogues interessantes, mas ainda não tinha deixado mensagem.:)
    Adoro cozinhar mas, ultimamente, não tenho tido paciência para grandes experiências, por isso limito-me a cozinhar o que já sei que sai bem... Vai por fases. Agora que estamos no Verão aqui em Portugal, estou numa de batidos de leite de soja com fruta (sem açúcar), porque não gosto muito de leite normal frio. Ficam deliciosos!
    Estiveste na Bélgica? Eu estive lá no Verão passado e adorei, sobretudo Ghent, Brugges, Maastricht... e, há uma semana atrás, fui à Holanda! Mas, por azar, já não vimos os bonitos jardins com tulipas, que só estão abertos uma parte do ano... Tivemos de resignar-nos com as dos mercados de flores e as de madeira.:p
    Acho um máximo teres levado as tulipas contigo de fim-de-semana! Hehe...

    Um abraço de Portugal*

    ResponderExcluir
  2. * Maastricht é na Holanda...ups :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Luisa!

    Eu penso como você. Cozinhar é uma atividade de fases...eu também sou assim. As vezes estou mais para doces...as vezes mais para salgados. As vezes com vontade de novas aventuras, as vezes coisas do cotidiano mesmo.
    Quanto a viagem, eu também adorei! Ghent e Brugges foram as minhas cidades preferidas. Um charme, tudo lindo e cheio de história!
    Na Holanda eu só fui em Hilversum e Amsterdam (em 2008 - outra viagem)...mas fui no finalzinho do outono, quase inverno. Então nada de flores por lá...
    Ano passado fui em Lisboa. De que parte de Portugal você é?
    Bom, parabéns pelos textos...sempre dou uma olhadinha lá e também acho muito bacana ver por onde você já passou. Vi que foi em Dresden. Eu também conheci, adorei! Na verdade adorei a Alemanha toda. Quero voltar no próximo ano a Europa e ver tudo de novo!

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  4. que lindas fotos - a das tulipas e do casal! por falar em europa, vou abusar um pouquinho: tu n terias umas dicas para me dar de hospedagem em paris? estou indo pela 1a vez em julho e não reservei hotel ainda =T

    bom, mas voltando à receita, tu achas que usando castanha de caju tb devo dar uma esquentada como fizeste com os pinoles? miraculosamente estou com todos os ingredientes em casa, n da pra fugir desse pesto, dá? rss

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Karlinha!

    Ai que delícia, Parissss! E vai logo em julho...logo na época do Festival de la musique, você vai adorar! Quanto aos hotéis eu tenho dica sim. Vou te mandar por e-mail, tá?

    Sobre a receita, a minha sogra sempre usa castanhas, mas ela coloca crua mesmo, e sempre dá certo! Acho que o sabor fica um pouco mais acentuado quando levamos ao forno, mas daí fica a seu critério...
    Me conta depois como ficou, tá?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Olha recebeste ate post de Portugal, esta chique amiga! Amei as fotosssss!! Escutando Jazz, q delicia... A vida e feita dessas coisas boas ne!!! Grandioso beijo da sua amiga que ta em volta redonda!

    ResponderExcluir
  7. Tudo maravilhoso, eu amo pesto e esse está com uma cara tão boa.
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Oi Ma!

    Como você tá? Melhorou da gripe? Fiquei preocupada essa semana, você nem foi trabalhar, né?
    A vida tá uma delícia mesmo! E pelo visto a sua também, né?

    Saudades!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani!

    Eu também adoro pesto, esse realmente é o que parece...delicioso!

    Beijocas e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Stefânia!! Que lindas flores! Amei a sua foto com o Amor! É engraçado ver o rosto de quem a gente conhece só por "correspondência".
    Ah, gnocchi é uma paixão aqui em casa. Parece muito saboroso esse com pesto.

    Quanto ao bolo, eu não recomendo rechear, não. É muito fofo! Acho que não tem estrutura pra isso. Mas pra tomar café é perfeito. Na verdade, eu achei que não daria certo, mas deu certíssimo! Lembrei agora! Esqueci de por o tamanho da forma, né?! Vou lá consertar. hihi

    Um grande beijo e uma ótima semana pra vocês!

    ResponderExcluir
  11. Também amo tulipas, pena que elas perecem rápido com o calor!!meu noivo tem parentes na Bélgica e Holanda,quem sabe um dia iremos visitá-los, mas tem que ser quando os jardins estiverem floridos , como na sua foto, ficou linda!!Adorei o gnocchi !bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Talita!

    Pois é, eu também acho super engraçado. Mas na verdade eu fico imaginando como é cada uma de vocês, sabia?! (rsrsrs)

    Quanto ao bolo, tô querendo fazer um de laranja com chocolate...mas queria rechear. Esse seu parece que ficou tão bom que quero muito testar.

    Beijos e ótima semana para você também!

    ResponderExcluir
  13. Oi Cíntia!

    Olha, no seu caso é até mais fácil de cultivar por conta da temperatura...aqui em Brasília elas não sobrevivem quase nada...
    Sobre a viagem, faça mesmo! A Holanda e a Bélgica são lugares lindos e perfeitos!
    Eu fui na Bélgica entre abril e maio, e os jardins estavam super floridos de tulipas. Já na Holanda, eu fui no finzinho do outono, ou seja, nada de flores por lá...mas no Mercado de Flores de Amsterdam eu ainda conseguia ver algumas...

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...