quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Salada Niçoise


Gente, tô firme e forte...estou conseguindo chegar ao fim da semana e até agora a minha cota de carne foi praticamente mínima, e foi representada apenas pelos peixinhos que vocês podem encontrar no prato do meu almoço de ontem. Essa deliciosa salada.

A Salada Niçoise é composta por vegetais cozidos e crus, atum, anchovas, ovos cozidos e azeitonas pretas. É servida com vinagrete e também pode ter algumas variações dependendo da preferência do chef. É uma especialidade da região da Côte d'Azur, e o nome vem da cidade de Nice, uma das mais belas da região sul da França, Linda! O mais legal dessa salada é que ela pode ser servida tanto como acompanhamento como prato principal, além de ter um visual lindo ela é super nutritiva e super fácil de fazer também.
Não sei se vocês lembram, mas ela é muito parecida com o recheio do Pan Bagnat, lembram dele? Aquele sanduíche delicioso foi inspirado nessa salada...muito bom!

Bom, como o almoço foi saladinha...me senti livre para ir a uma degustação de massas no jantar em um restaurante italiano recém inaugurado aqui em Brasília...deliciosa!!! Espero fazer um post no fim de semana contanto todos detalhes dessa ótima experiência.

Uma ótima quinta-feira a todos!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para a salada

1 Pé de alface baby pequeno
2 tomates 
2 ovos
Batatas
Azeitonas Pretas sem caroço
Vagem Francesas
6 filés de anchovas
2 filés de atum (eu usei em conserva)
Folhas frescas de manjericão
Fleur de Sel

Ingredientes para o Vinagrette

1 colher (sopa) de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
6 colheres (chá) de azeite de oliva
1/4 colher (chá) de sal
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Coloque água em uma panela e leve ao fogo, quando levantar fervura coloque os ovos e deixe cozinhar por 12 minutos. Retire os ovos da panela e deixe esfriar. Reserve. Enquanto isso, em outra panela cozinhe as batatas e as vagens francesas até ficarem al dente. Retire os vegetais da água fervente e imediatamente, transfira as vagens para uma tigela com água gelada (com cubos de gelo), isso ajudará que as vagens não percam a cor e também interrompa o cozimento. 

2. Lave bem e seque as folhas de alface, acomode-as no prato que for servir a salada. Corte os tomates e os ovos no formato desejado e comece a montar as camadas da salada. Distribua todos os ingredientes da salada e salpique a flor de sal. Essa etapa fica de acordo com sua imaginação, você pode servir todos juntos como eu fiz, ou separados. As batatas de um lado, as azeitonas de outro, e assim por diante. 

3. Para o vinagrette, misture bem todos os ingredientes e sirva com a salada.

Viu? Simples e deliciosa!

6 comentários :

  1. Stefânia, adoro o blog, parabéns!!
    Não sei se já falou aqui (se sim, eu perdi, me desculpe!), mas qual a marca e modelo da sua câmera? As fotos estão lindas!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Júlia!

    Obrigada Querida! É um prazer poder compartilhar um pouco do meu dia-a-dia com vocês!

    Olha, a camêra é uma Canon EOS 20D, a maioria das fotos eu uso uma lente macro de 50mm. Infelizmente o foco automático dela tá quebrado, então estou usando só o foco manual...mas mesmo assim estou conseguindo usar.
    Se precisar de mais alguma coisa é só falar, viu? Terei enorme prazer em ajudar.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Stefânia, lindas! A salada e as fotos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Stefânia querida, que salada mais linda. Nunca comi anchovas, mas vendo esses nacos de atum, minha boca se encheu d'água. Minha mãe que faz umas saladas bonitas (tá, nem tanto quanto a sua) e colorida, eu sou meio preguiçosa pra isso. rs

    Você é muito querida mesmo por se preocupar comigo. Estou muito bem, graças a Deus. Na minha região aqui de Maringá, teve chuva forte e uns trovões MUITO fortes, mas fora isso, nada aconteceu. Pelo menos não comigo. Esses tempos choveu forte aqui na cidade e vários bairros tiveram prejuízo, inclusive choveu granizo. Só que eu só soube pelo meu esposo, que viu no noticiário e pelas ruas.

    Agradeço por sua preocupação e pelo carinho de sempre. Espero que vocês aí estejam muito bem também, inclusive sua sogra.

    Um beijo imenso e um ótimo final de semana.

    Talita

    ResponderExcluir
  5. Oi Bá!

    Muito obrigada Querida!

    Um lindo fim de semana para você!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ta!

    Obrigadaaaaa! A salada realmente ficou deliciosa...e o atum sobrou um pouquinho na latinha e eu fiz um sanduíche ontem a noite...delicioso também!

    Olha, fiquei bem mais tranquila agora. Que coisa boa que está tudo bem por aí, chuva é bom...mas quando vem forte é um perigo, né? Ainda bem que você está bem e segura.

    Por aqui também está tudo bem...meu pai que operou essa semana, mas tá tudo certo agora, ele já está em casa. No mais tudo está ok.

    Beijo bem grande e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...