sábado, 15 de janeiro de 2011

Bolo de Limão Siciliano e Papoula...e uma geléia de cerejas com um toque de manjericão


Como é ruim ficar 1 semana sem cozinhar. Normalmente isso acontece quando eu estou viajando, mas estando em BSB e em plena saúde, acho que isso não acontecia há tempos. Mas, até que enfim chega o fim de semana para por fim a esse jejum e aquela sensação de abstinência que me corroía.
Bom, hoje não deu para fazer um almocinho gostoso para mim e para o Amore por que foi o almoço de despedida da minha cunhada que volta para sua vida em Paris (Meu sonho!). A comida na casa da minha sogra como sempre estava uma delícia, o astral de todo mundo melhor impossível...uma pena foi o Amore estar gripadinho, mas tudo bem pois agora ele já está bem melhor!

Então após o almoço voltamos para casa, o Amore foi dormir e eu fui para geladeira a busca de algo para inventar e suprir minhas necessidades culinárias. Sabe como é né...tanto tempo sem cozinhar, a despensa não estava aquela coisa maravilhosa e recheada. Mas o que consegui recolher rendeu um belo bolo e uma deliciosa  geléia. A receita foi um pouco sem medida, mas deu super certo! A geléia era uma receitinha que estava querendo provar há tempos mas que decidi dar um toque pessoal e inusitado. Enfim, foi uma ótima surpresa e um delicioso retorno ao forno e fogão.

A previsão para a próxima semana? Além de chuvas em BSB, provavelmente será mais uma semana sem muitos posts...mas prometo que depois conto a saga de comprar um pato inteiro e desossá-lo...mas isso é história para outra conversa nossa...

Um lindo fim de semana a todos!



Tempo de preparo do bolo: 10 Minutos
Tempo de forno do bolo: 35 Minutos
Tempo de preparo e cozimento da geléia: 15 a 20 Minutos
Rendimento: 4 a 6 porções

Ingredientes para o bolo

2 ovos
80g de açúcar comum
Raspas de 2 limões sicilianos
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de rum
140g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
50g de manteiga derretida
1 colher (sopa) de sementes de papoula

Ingredientes para a geléia

1 e 1/2 xícara de cerejas frescas sem caroço e picadas finamente
1 e 1/2 xícara de açúcar comum
1/2 maçã pequena sem casca e ralada (a maçã tem pectina e dá corpo a geléia)
Suco de 1/2 limão
Folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Forre o fundo e as laterais de uma forma para bolo inglês com papel manteiga. Reserve.

2. Em uma tigela, bata o ovo com o açúcar, as raspas de limão, a baunilha e o rum. Peneire a farinha e o fermente sobre a mistura e incorpore delicadamente. Junte as sementes de papoula e misture mais uma vez. Não misture muito para a massa não ficar pesada.

3. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 7 minutos. Baixe a temperatura para 180 graus e deixe terminar de assar. Aproximadamente 25 a 30 Minutos. Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto. Quando estiver assado, retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

4. Enquanto o bolo está no forno, prepare a geléia. Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo triplo e leve ao fogo baixo. Tome cuidado para não deixar ferver muito pois senão o doce irá espirrar em você. A medida que for formando uma espuma em cima da geléia, retire-a com a ajuda de uma colher. Deixe apurar até atingir a consistência desejada (para mim foi em torno de 15 minutos). Retire do fogo, acrescente as folhas de manjericão e deixe esfriar.

Sirva com o bolo. No meu caso eu descartei as folhas de manjericão para servir apenas por um questão estética. Ficou delicioso!



7 comentários :

  1. ESSA FATIA PARECE QUE ESTA A CHAMAR POR MIM.
    SIMPLESMENTE MARAVILHOSO.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. que coisa boa amiga essa fatia,espero que o mau tempo passe depressa por aí amiga,bjokinhas muito grandes de acrinho

    ResponderExcluir
  3. Stefânia,
    Eu também não consigo ficar muito tempo longe da cozinha.
    Adorei o seu bolo, uma pena que não encontramos mais sementes de papoula por aqui, só vindo de fora mesmo.
    Também fiquei curiosa com o sabor da geléia...mistura de cerejas com maças e uma pitada de manjericão, deve ser divino.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Stefânia,
    Esta com um aspecto delicioso, gostei do toque das sementes de papoula : ) Deve ter ficado super gostoso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Stef, eu tbém sinto abstinência quando fico muito tempo sem cozinhar! E quando vou pra cozinha e faço algo, já fico pensando no próximo prato que vou fazer!

    Eu amo geléia e amei esta de cereja. Ontem comprei umas lindas no Ceasa e com preço bom, mas já comi tudo!

    Bjao e bom domingo! Glau

    ResponderExcluir
  6. Stef, como vai??? Esses dias me lembrei de você quando passei em frente ao La Palma e vi a triste noticia de que estavam em fárias coletivas... poxa vida!!! Estava doida para comprar umas coisinhas legais para fazer aqui em casa... pena mesmo!! Como você está fazendo sem o La Palma??? hhahaha
    Beijok

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...