domingo, 13 de fevereiro de 2011

Filet com Manteiga de Whiskey e Mostarda...com um purê de batatas trufado para fechar com chave de ouro...


A minha casa é meu refúgio. Sempre que me perguntam qual é o melhor lugar do mundo em minha opinião eu respondo: Chez Moi, ou seja Minha Casa! E é claro que aqui em casa o meu lugar preferido é minha cozinha...ma petite cuisine. 

Bom, e depois de quase uma semana longe das panelas, é impressionante a necessidade que tenho em ficar em casa e cozinhar alguma coisa. Chega a ser uma dependência...fico irritada, fico de mau humor...fico impaciente! E foi assim que acordei hoje...o remédio? Bom, não preciso ser medicada por ninguém...a solução é abrir a geladeira e ver o que posso transformar em um belo almoço para mim e para o Amore. 

Interessante como humor afeta também o tipo de pratos que queremos servir, não é? Acho que nessa ansiedade de cozinhar e após alguns fóruns de discussão essa semana, eu merecia...quer dizer, nós merecíamos...um almoço mais caprichado. E consegui caprichar e oferecer um delicioso almoço...na verdade não somente por que usei ingredientes mais requintados, mas pelo simples fato de usar ingredientes de qualidade...Até por que chave do sucesso está aí! Não importa se usamos aqueles que encontramos na feirinha da quadra, ou aqueles que precisamos trazer de fora...mas o que importa na verdade é fazer algo gostoso e que nos dê aquela sensação de imensa satisfação e prazer...por que comer é isso!

O fato é que a cada prato eu descubro mais um universo a ser explorado e imensas oportunidades de melhoria e aprendizado. Mas o que na verdade me conforta, é que a farofa de ovo e uma bela canja de galinha sempre estarão presentes em meu cardápio...por que para mim a melhor comida não é somente a mais rebuscada, mas sim aquela que me traz uma sensação de conforto e prazer!

Uma linda semana a todos!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para o filet

2 medalhões de filet mignon com aproximadamente 180g cada um
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva para grelhar

Ingredientes para a manteiga

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 1/2 colher (chá) de mostarda a l'ancienne
1/2 colher (chá) de whiskey ou bourbon
Pimenta branca a gosto

Para o purê de batatas

300g de purê de batatas 
1 colher (chá) de azeite trufado

Modo de preparo

1. Prepare a manteiga. Junte todos os ingredientes e misture até obter uma pasta homogênea. Coloque-a no centro de um pedaço de papel manteiga e enrole para formar um bastão. Leve ao refrigerador até o momento de servir.

2. Prepare o purê de batatas de acordo com suas preferência. O meu foi preparado com creme de leite e manteiga e temperado com sal. Quando o purê estiver pronto, misture o azeite trufado e reserve.

3. Para o filet. Leve uma frigideira ao fogo alto. Quando estiver bem quente, acrescente o azeite de oliva e doure os filets de acordo com o ponto desejado. Eu gosto de mal passado então foi aproximadamente de 2 a 3 minutos de cada lado.

4. Para servir, corte a manteiga em rodelas e disponha sobre o filet. Decore com ervas de sua preferência e sirva com o purê trufado.

Aqui foi sucesso garantido...espero que gostem!


20 comentários :

  1. Realmente, não há lugar como nosso lar... eu adoro quando posso ficar em casa com minhas coisinhas, testando novas receitinhas, ouvindo minhas músicas...Ah que filet é esse?!! q lindo ficou, parece delicioso também!!! o bolo de floresta negra ficou ótimo... acabei de comer um pedaço com sorvete... tudo de bom!!!bjinhos e ótima semana p/ vc tb!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Stef! Adoro ficar em casa tb... acho que gosto até demais, heheh!! Hoje, por exemplo, não saí de casa, mais especificamente, da cozinha!
    O prato ficou lindo!
    Bjos,
    Heide

    ResponderExcluir
  3. Stef do céu...
    Sabe aquela comida que você olha, lê e degusta? Amanhã farei para o jantar de valentine day's. Amo tudo isso. bjos

    ResponderExcluir
  4. Stef querida! Que delícia de prato! Dá para imaginar a suculência daqui!!rs
    O melhor mesmo é nossa casa! Tbm amo meu cantinho! ;)
    Bjocas querida
    Fe

    ResponderExcluir
  5. Esse filet bem grossinho e molhadinho tá demais.
    Adorei!
    Tá difícil resistir!
    Bj
    Deborah

    Tem promoção lá no meu blog. Aparece lá...
    http://www.delicias1001.com.br/2011/02/promocao-prato-misterioso-2.html

    ResponderExcluir
  6. Meu marido diz que eu penso em comida 24 horas, e ele esta certo, não é gula é o simples prazer de criar, descobrir, e saborear.

    Adorei sua receita, simples e com sabor requintado.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Sou suspeita pra dizer pois na semana passada mesmo fiz medalhões de filé mignon com mostarda l'ancienne que eu amo! Sempre fica lindo e delicioso, além de ser bem rápido de preparar.
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  8. MAGAVILHA!!!!!! Acredita se eu te disser que fiz um purê com azeite trufado semana passada. Já começaram as aulas? Conta tudo, em? Bjka querida.

    ResponderExcluir
  9. Stef,
    Prometido e cumprido. O Jantar do Valentine day's foi com esse cardápio, só alterei as batatas para a batata baroa, o purê ficou delícia...o resto idêntico...amei essa manteiga..bjos,

    ResponderExcluir
  10. Ai Cíntia! Obrigada Querida!

    Você tirou foto do bolo? Que feliz fiquei! Viu como esse filet é rápido e fácil de fazer?! Tudo de bom, né?

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Ai Heidi! Então também adoro ficar na cozinha...queria que ela fosse do tamanho da minha sala...rsrsr

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  12. Aninha! Amei ler a descrição sobre o jantar no e-mail, que bom que tudo deu certo!

    Beijos e obrigada pelo carnho!

    ResponderExcluir
  13. Oi Fe!

    Ficou bem suculento mesmo..o Amor até repetiu...rsrs

    Bisus!

    ResponderExcluir
  14. Oi De,

    Ficou tão bom...agora deu até vontade de repetir no almoço...hummm!

    Vou dar uma olhadinha na promoção. Adoro ganhar presente!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ai Wind, ainda bem que não estou sozinha...também penso em comida 24 horas...rsrsrs

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  16. Oi Fabi, é tudo de bom mesmo, né?

    Hoje eu vi que você postou as batatas bolinha...adorei!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  17. Oi Edinha, obrigada!

    Ficou tão gostoso que eu quero repetir logo a dose.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  18. Ai que legal, Téia! Purê com azeite trufado é outra coisa, né? Parece que muda o prato...enfim, tudo de bom!

    Querida, as aulas começaram na segunda...tá aquela correria, mas está uma delícia! Depois conto tudinho para vocês.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Stefânia!
    Seu blog está rendendo boas receitas lá em casa, pelo visto temos gostos parecidos.
    Dá uma olhadinha nesta receita que fiz lá em casa http://tricotandonacozinha.blogspot.com/2011/10/file-na-manteiga-de-mostarda.html
    Um beijo
    sarah

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...