segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Strogonoff de Uva da Ana Carol


Certa vez Gertrude Stein disse: "A América é minha pátria...mas Paris é meu lar". Interessante isso...eu já tinha lido essa frase anteriormente, mas ontem me deparei novamente com essa citação e pensei mais uma vez o quanto sou apaixonada pela cultura, gastronomia e arte francesa. Impressionante como eu me transporto para tudo o que é relacionado a francofonia e suas vertentes...simplesmente me faz bem. Difícil explicar inclusive, por que uma sensação boa vem assim tão de repente e fica...sim, se instala e me deixa feliz.

Pensando nessa frase, eu queria muito mergulhar em algum livro de patisserie francês e testar alguma receita de lá. Na verdade há dias que estou com algumas receitinhas a mão para eu tentar desvendar os seus segredos e sua delicadeza. Por que sim, a confeitaria francesa é muito delicada...diria até requintada...chic! Seria esse um caminho a seguir? Bom, para quem está disposta a mudar de profissão aos 28 anos de idade...seria pelo menos promissor...mas deixemos isso de lado, é uma conversa para outro post...

A parte boa disso tudo é que a decisão de fazer uma sobremesa em pleno domingo chuvoso estava tomada. Francesa? Não foi. Brasileira? Não sei. Deliciosa? Absolutamente. Essa é a receita da Ana Carol, a terceira sorteada que ganhou um kit mococa no último mês. A Ana havia recomendado tão bem essa receita que não teria melhor hora para testá-la, sim a testei no dia em que eu realmente estava inspirada a fazer doces.

Doce. É inclusive uma boa definição para essa sobremesa. Gelada. Fica melhor assim...principalmente quando lembro das palavras do Amore: "Se é doce e é gelado...não tem como ficar ruim" 
E definitivamente não ficou...acreditem ou não, ele devorou duas porções tão logo fiz aquele famoso chamado: "Amore, tem sobremesa nova para você provar..."

Imaginem a satisfação interna em testar mais uma receita de vocês e ainda por cima escutar do Amor tantos elogios...isso sim me deixa feliz...

Testada! Aprovada! Recomendada!

Uma linda semana a todos!



Tempo de preparo: 30 Minutos (se for cozinhar o leite condensado, mais 40 minutos)
Rendimento: 10 porções (fiz meia receita)

Ingredientes


2 latas de leite condensado cozido (ou doce de leite pronto)

4 gemas
2 latas (ou 3 caixinhas) de creme de leite com soro (deixe na geladeira antes de usar na receita)
4 claras em neve
600g de uva Thompson (pode ser qualquer uva sem semente)
150g de nozes picadas

Modo de fazer

1. Cozinhe o leite condensado na panela de pressão por 40 minutos (deixe esfriar bem, antes de abrir as latas). Coloque numa panela o leite condensado cozido (ou o doce de leite) e as 4 gemas. Leve ao fogo médio, mexendo sempre,  até desprender do fundo (como se fosse um brigadeiro). Tire do fogo e junte o creme de leite. Mexa bem e deixe esfriar.
2. Bata as claras em neve e incorpore ao creme reservado. Adicione as nozes e as uvas e misture bem, mas com cuidado para não perder o volume.
3. Divida em refratários individuais ou em apenas um maior. Leve a geladeira por aproximadamente 2 horas.

Enfeite com nozes e uvas. Sirva Gelado.


9 comentários :

  1. Ficou lindo esse doce, deve ter ficado muito bom mesmo, sobre mudar de profissão eu também estou querendo! rsrsr... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Strogonoff doce é tudo. Sair do tradicional! Deve ter ficado demais.
    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  3. Humm, amiga que dili!
    Vai pra listinha já.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Que coisa apetitosa! Adoro doces gelados como esse, deve ser uma delícia!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. amiga.... que vontade de ir ai ao Br, so pra prover esse strogonoff de uvaa... :))

    http://produtostopdegama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Stef, que orgulho ver meu docinho estampado aqui no seu bloguito!!! As fotos, como sempre, ficaram show, tô com água na boca. Que bom que vocês gostaram, fiquei feliz!!! Agora já vou pensar na próxima receitinha TOP pra participar das próximas promoções MOCOCA, pois como ganhei uma vez e vi o quanto é bom, vou querer ganhar mais vezes!!! ahahahahahahaha
    Beijos
    Ana Carol Crocks

    ResponderExcluir
  7. Hummmmm! Delicia!

    Passa lá no blog e deixe um recadinho! Vou postar com mais frequencia!

    Bjoos!

    http://adolecentessaoassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. pena q os nozes estão com preço pela hora da morte né (77,00 o kg é f*da)
    bju Edileida

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...