sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pão de Mel com Especiarias



Existe hora para comer doce? Existe hora para comer pizza? Existe hora para comer? Bom, para mim existem dois tipos de protocolo de horário para comida...a hora que estou com vontade de comer e a hora que não estou. Sim, posso abrir mão de um almoço e comer pizza...sim, posso no fim da noite abrir mão de uma sopinha ou até mesmo o meu tão amado chá por um pedaço de sobremesa. Comida é relacionada diretamente com prazer, então não poderia me privar nos momentos desejados...não poderia mesmo!
Não é tão bagunçado...sou uma pessoa disciplinada sim...me preocupo em comer pelo menos de 3 em 3 horas, mas se em algum desses intervalos vir aquela imensa vontade de comer um brigadeiro, ahhhh eu como mesmo! O ideal seria uma frutinha, eu sei...mas e aí? E o momento? Se passar não volta...então eu aproveito. 

Esse pão de mel foi um bom exemplo, apesar de o professor Pablo (quem ensinou a receita) ter comentado que o ideal é esperar alguns dias para os sabores se fundirem melhor, não aguentei...tive vontade e comi. Acho que até esperei bastante...mas depois que os vi banhados em chocolate e com essas nuts em cima....ahhh, não dá...tentação demais, né?



A receita é um pouco diferente das que vi nos livros e em alguns sites, acho que a quantidade de especiarias e a praticidade dela são o ponto alto...o que faz ficar mais gostoso, sabe? Dá para sentir cada sabor, cada especiaria...e ainda sim não ficar horas na cozinha...ou seja, vale por 2. Ahhh, falei do cheiro que fica? Hummmm, dá vontade de fazer sempre só para ter a cozinha perfumada...aquele cheirinho...hummmm...delícia mesmo!

Agora quer coisa melhor do que ter vontade de comer doce e ter essa delícia na cozinha? De madrugada, a noite, a tarde ou pela manhã...vai ser sempre uma boa pedida. Posso garantir que os sonhos vão ser melhores...eu comprovei depois de comer um em torno de meia noite....delícia!

Beijos e um lindo fim de semana para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: Aproximadamente 8 a 10 Porções (Eu fiz um pão inteiro e cortei)

Ingredientes

450g de mel
125g de manteiga sem sal
3 ovos
250g de farinha de trigo
1 colher (sopa) bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de canela em pó
1/2 colher (sopa) de cardamomo em pó
3/4 colher (chá) de gengibre em pó

Para banhar

200g de chocolate meio amargo

Para decorar eu usei amêndoas laminadas, pistache picado e chocolate branco

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 160 graus. Derreta a manteiga sem sal com o mel em fogo baixo. Não deixe ferver. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga. Forre com papel manteiga e unte o papel manteiga também. Reserve.

2. Peneire a farinha de trigo com as especiarias e o bicarbonato. Peneire 3 vezes. 

3. Bata os ovos rapidamente, acrescente o mel e a manteiga que estão derretidos. Incorpore os ingredientes secos. Por a massa ser densa ela não irá criar bolotas de farinha, o processo  de misturar já é suficiente para quebrar qualquer grumo.

4. Disponha a mistura na forma. Não coloque mais que metade da forma. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 45 minutos ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco.

5. Depois de pronto, embrulhe o pão em papel alumínio e deixe na geladeira por alguns dias (até 15 no máximo). Esse tempo é necessário para os sabores se misturarem. Não deixe o pão ter contato com a luz, ou seja, o ideal é o papel alumínio mesmo, ok? Como tem muita matéria gordurosa o contato com a luz pode oxidar rapidamente o preparo.

O professor não decorou e também não cortou e nem cobriu com chocolate...mas eu não resisti. Derretir e temperei um pouco de chocolate meio amargo, cortei em pedaços iguais e decorei com pistache, amêndoas e chocolate branco.

Esse pão também pode ser recheado com algum tipo de geléia ou doce. Particulamente eu também recomendo não cobrir com chocolate e serví-lo acompanhado de queijos variados...fica delicioso e combina muito também.

A receita foi ensinada pelo professor Pablo André.




8 comentários :

  1. Ficaram lindos! Hoje mesmo comentei com a minha mãe que queria fazer pão de mel, nunca fiz!
    Agoro vc me deu mais um motivo! bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindos e deliciosos com certeza!! Tenho um super fraco por eles!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Stef do céu, que delícia!!! Eu tbm não ia aguentar esperar dias para comer ...kkkk....
    A apresentação tá mto linda! Adorei!!!
    Bjao querida
    Fe

    ResponderExcluir
  4. Eu amo pão de mel,creio que seja um dos meus doces preferidos...agora mesmo na Páscoa fiz uma receita deliciosa,mas bastante trabalhosa;assados individualmente,recheados e banhados...estavam muito saborosos,mas não tão lindos qto os seus! vou experimentar essa receita.Obrigada por partilhar!!

    ResponderExcluir
  5. Ah Estefânia, se não fosse a dieta( e o bom senso) eu faria rapidinho essa receita...realmente irresistível!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Stefânia

    Há algum tempo passo por aqui para checar suas delícias, e só agora posto um comentário, porque definitivamente com esses pães de mel vc me conquistou. Adoro pão de mel, sou louca por especiarias e com certeza vou fazer essa receita.
    Quando tiver um tempinho, venha conhecer meu blog. Sou arquiteta e designer e me aventuro bastante nesse universo culinário.

    http://massalanovamente.blogspot.com/
    beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Querida, eu simplesmente adorei revê-la, apesar de achá-la levemente preocupada, relaxa baby. Well, relativo a estes pães de mel, só tenho a dizer que são verdadeiras guloseimas, finas e chiques iguais a você. Me dá um pedacinho? Bj grande e até a próxima.

    ResponderExcluir
  8. Querida Stefânia

    Só pela tua descrição de cheiros e sabores, dá vontade de comer agora! Dá pra perceber que tu amaste mesmo! Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...