domingo, 15 de maio de 2011

Bagels



Umas das lembranças mais saudosas da minha viagem a New York vem do café da manhã. Acho que pelo fato dessa tão importante refeição não ser habitualmente feita por mim, nos USA não me privei nem um dia de tomar um belo e nutritivo café da manhã. Não pensem que estou falando de eggs and bacon, ou aquelas famosas montanhas de panquecas. Não, não estou! Me dei ao luxo e, completaria que ao privilégio de tomar café da manhã todos os dias no Dean and Deluca. Embora fosse possível tomar aquele café da manhã que para mim parece mais um almoço, eu sempre optava por um delicioso chá, bagels, um dia ou outro donuts e de quebra algumas frutinhas...tudo sempre delicioso!



O fato é que viciei em tudo que provei lá. Guloseimas extremamente bem executadas, atendimento perfeito e música clássica de fundo são a combinação perfeita para me fisgar e embora as demais refeições do dia fossem também deliciosas, o que sempre me deixava mais feliz era esse delicioso e breve momento da manhã, sim o momento em que eu comia os deliciosos bagels....hummmm....uma relação física quase....

Bom, e de volta a realidade...eu estava a dias pensando em fazer uma receita desse delicioso pão judaico e após ver no blog da Fe a tão bem sucedida tentativa dela, decidi que a vontade era maior do que a necessidade de dormir ou descansar no fim de semana e dediquei bons momentos da minha tarde de sábado para essa atividade tão prazerosa que é fazer pão. Difícil não é...muitas etapas? Sim. Mas vale todo o tempo dedicado. Não apenas pelo sabor e resultado desse pão, mas pelas lembranças que voltam a mente e a certeza que minhas férias de dezembro já tem destino se concretiza em meus planos...relembrar é viver, não acham?

Mas apesar de achar que não podia ficar melhor, o Amor compartilhou uma deliciosa e valiosa informação....ele comentou que os bagels feitos por mim estavam melhores que os do Dean and Deluca...e se somente os bagels me deixaram superba essa confissão do amore me deixou no céu....

...ainda bem que na minha visão do paraíso existem bagels no café da manhã...

Beijos e um lindo domingo para vocês!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de descanso: Aproximadamente 1 hora e 10 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 25 minutos
Rendimento: 20 bagels

Ingredientes

250ml de água e leite morno, misturados em quantidades iguais
15g de fermento fresco esmigalhado (ou 10g de fermento biológico instantâneo)
450g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de sal
1 colher (cha) de açúcar
30g de manteiga sem sal derretida
1 ovo (clara e gema separada)

Modo de preparo

1. Despeje o fermento fresco em aproximadamente 50ml da mistura de leite e água (que devem estar morna). Cubra e deixe descansar até aparecerem bolhas na superfície (aproximadamente 10 minutos). Se for usar o fermente seco de saquinho, pule essa etapa e misture-o diretamente aos ingredientes secos.

2. Misture os ingredientes secos em uma vasilha funda e faça um buraco no meio. Junte o fermento, o restante da mistura de leite e água e a manteiga. Junte a clara levemente batida e misture bem. Sove a massa por aproximadamente 10 minutos até deixa-la lisa e elástica. Transfira a massa para outro recipiente untado com manteiga e deixe descansar tampado com um pano em local quente (Aproximadamente 25 a 28 graus) por aproximadamente 1 hora ou até que a massa dobre de volume.
Depois do período de descanso, soque a massa em uma superfície levemente enfarinhada e divida em 20 pedaços iguais.

3. Pré aqueça o forno a 220 graus. Faça tiras com cada pedaço de massa em uma superfície levemente enfarinhada. Umedeça com água as pontas das tiras e junte-as num anele, pressionando levemente para selar. Cubra os anéis com um pano úmido e deixe descansar novamente por 10 minutos. 

4. Ferva uma panela grande de água. Abaixe o fogo. Coloque os bagels em pequenas porções e escalde por 15 segundos aproximadamente ou até inflar.

5. Retire os bagels com uma escumadeira, deixe escorrer o excesso de liquído e transfira para uma assadeira untada com óleo. Pincele com a gema, decore a gosto e leve ao forno pré aquecido por 25 a 30 minutos, ou até que fiquem dourados e assados por dentro.

Eu decorei alguns com sementes de papoula, outros com amêndoas laminadas e deixei o restante sem decoração. 

Ontem a noite servi com queijo boursin, manteiga vinda da minha linda manteigueira nova e salmão defumado. Para o café da manhã, foi apenas uma manteiguinha e uma delicosa xícara de chá.



A receita foi retirada do livro: Le Cordon Bleu - Todas as Técnicas Culinárias

Foto do Dean and Deluca: http://www.flickr.com/photos/aranciaproject/

10 comentários :

  1. Sempre sonhei com um café da manhã no Dean & Deluca... Sério mesmo!!! Sempre que via em filmes e seriados, ficava babando por todos aqueles "bolinhos"...
    Esse seu bagels realmente está com uma aparência deliciosa e, se seu amor disse que é melhor que o da Dean & Deluca, quem sou eu pra duvidar...
    Vou é anotar a receita =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  2. Stef... juro que morrí de vontade quando li sua receita.
    Eu queria uma receita de gente REAL, de gente que tenho blog linkado, de gente que sei que sabe cozinhar, sabe?
    Vc não imagina quanto procurei e minha procura acabou.
    Vou fazer ainda esta semana, OBRIGADA, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Stef!!!Paeei aqui para dar uma olhada no seu post de quando foi para Gramado, se der tudo certo passaremos a lua de mel lá no mês q vem...Anotei as dicas e adorei a receita!!!hummm... bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amo bagels e english muffins... Obrigada pela receita! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de bagels e já não aprecio estas delicias faz um tempão...que saudades!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ai meninas, vocês são tão fofas! Desculpem a correria, mas saibam que sempre fico feliz com seus comentários.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Oi queridona, como vai? Nossa, esses dias comi um desses e amei demais... que bom que vc postou a receita... será minha próxima tentativa na cozinha... beijok

    ResponderExcluir
  8. Oi Stef,
    eu amo Bagels... a sorte que aqui em SP achei para comprar em 2 lugares e fiquei tao mas tao feliz. So nestas ocasioes que amo SP...kkkk
    Morei nos EUA por 2 anos e bagels faz parte das minhas melhores recordadoes.
    Um dia tentarei fazer esta receitinha, como moro sozinha nao da para fazer tudo que eu desejo pq perde.rs
    Amei o post. Qdo. voltar a NYC vou nesta loja como dica.
    bjao
    Fabi

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, os bagels parecem ótimos, e aparentemente fáceis de fazer, porém tenho uma dúvida, por 250ml de leite e água se entende 125ml de leite + 125ml de água, ou 250 de cada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Sim, são 250ml divididos em partes iguais de leite e água. Ou seja, 125ml de cada.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...