segunda-feira, 2 de maio de 2011

Frango Assado com Recheio de Ricota, Parmesão e Ervas



Interessante como as coisas voltam, não é? Muitas áreas em nossa vida hoje são influenciadas pelo passado. O chamado "vintage" está em alta e vejo em quase tudo...na moda, na decoração, no estilo...e na gastronomia também. Nesse caso é esse movimento do comfort food.
Eu adoro inventar, adoro testar o que é diferente...conhecer diferentes combinações...enfim, adoro descobrir! Mas não sei, as vezes a única coisa que preciso é de uma comida que lembre família...conforto...minha infância. É o tipo de comida que me toca a alma e que não pode ser substituída.

Hoje recebi meus pais em casa para o almoço e decidir fazer uma comida simples mas ao mesmo tempo que não deixasse o sabor de lado. Portanto o cardápio foi fresco, discreto e delicioso...uma ótima oportunidade de curtir os meus pais e não passar horas na cozinha, ou seja, foi perfeito!

Esse frango assado é bem fácil e gostoso. Ficou super suculento e o sabor que a ricota deu foi divino, acompanhei com um refogado de milho fresco, vagem francesa e aspargos...e para não ser somente comfort food para mim e também para o Amore, fiz uma salada de batatas com maionese que ele tanto gosta. Meus pais adoraram e eu fiquei super feliz! 

Acho que o comfort food é isso...além de boa comida é aquela comida que volta as origens, os sabores simples por eles só...comfort food e almoço em família é uma dupla imbatível, não acham? Eu adoro!



Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 1 hora
Rendimento: 4 a 6 Porções (tudo depende do tamanho do frango)

Ingredientes

1 frango inteiro (o meu tinha aproximadamente 1kg e 250g)
200g de ricota fresca
1/2 xícara de parmesão ralado
Raspas de meio limão siciliano
2 colheres (sopa) de azeite
Salsinha picada a gosto
Ceboulette picada a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Para finalizar: azeite e sal a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Esfarele a ricota e misture com o parmesão, as raspas de limão, o azeite e as ervas a gosto. Tempere com sal e pimenta e reserve.

2. Retire o excesso de gordura do frango, a glândula cebácea e o ossinho da sorte. Com cuidado libere a pele da carne, mas tome cuidado para não rasgar a pele. Com cuidado coloque o recheio de ricota entre a pele e a carne do frango. É imporante não rasgar a pele pois o recheio irá vazar quando levar ao forno. Pincele a pele do frango com azeite e tempere com sal e pimenta. Leve ao forno pré aquecido por 1 hora. Para deixá-lo bem suculento e com dourado igual, a cada 15 minutos vire o frango. Comece assando ele de lado, após 15 minutos vire para o outro lado, depois cozinhe as costas e por último deixe o frango com o peito para cima, aumente a temperatura para 225 graus e deixe assar por mais ou menos 20 minutos ou até dourar.

3. Antes de cortar, deixe o frango descansar com o peito para baixo, pois assim os sucos da carne retornarão ao centro e o peito ficará mais suculento.

Além de delicioso é super saudável também...ideal para aquela dieta que começa toda segunda-feira, né?

A receita foi uma inspiração do Bill Granger.

Sorry pelas fotos...mas foram tiradas na pressa...não queria deixar meus pais e o Amore esperando.



4 comentários :

  1. Sem defeito as fotos Stefânia, que delicia devia estar esse franguinho com esse ar tão gostoso, obrigado por partilhar mesmo às pressas,

    beijos e boa semana com tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  2. Que frango maravilhoso, com certeza deve ser muito saboroso.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você,porque as verdadeiras delícias não precisam ser tão mirabolantes, é na simplicidade que as coisas gostosas estão, não só na alimentação, mas na vida!beijkas
    Já sou seguidora para acompanhar de pertinho essas delícias...
    ondas de sabores

    ResponderExcluir
  4. Sabe que nunca fiz frango desse jeito, inteiro e recheado?? Preciso perder esse meu medo e tentar uma vez! Ah... também fiz salada de batata com maionese nesse fim de semana. :) É um ótimo acompanhamento para carnes mesmo!!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...