quinta-feira, 23 de junho de 2011

Penne Integral ao Molho Cremoso de Espinafre e Pimenta Rosa



Tem dia que não tem jeito, eu abro a geladeira e aquele vazio aparece. Sim, muitas vezes no estômago também, mas dessa vez o que estava vazia era a geladeira mesmo.

Bom, um dos dias dessa semana foi bem assim, cheguei em casa para o almoço e não tinha muitas opções a fazer, com muito espaço vazio na geladeira foi a vez da criatividade entrar em cena e driblar esses pequenos acontecimentos do nosso cotidiano. Não sei se foi proposital, mas sem muitas opções fica até mais fácil decidir o que fazer, não é?

O conjunto total foi essa massa leve e muito saborosa. A receita como um todo demorou em torno de 15 minutos para ser preparada e não é nada difícil afirmar que mesmo que fosse o dobro do tempo ele seria muito bem gasto, já que ficou deliciosa. Acho que a melhor parte de tudo é colocar a cabecinha um pouco mais para funcionar, não é? Definitivamente nas piores horas é que nos viramos melhor!

Agora com a geladeira melhor abastecida, vou voltar para a cozinha e deixar meu almoço de amanhã encaminhado...coisa boa é emendar feriado!

Beijos para vocês!



Tempo de Preparo: 15 Minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

500g de espinafre higienizado
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 dentes de alho em fatias finas
1 colher (sopa) de pimenta rosa (Pode usar menos, o meu ficou bem marcante)
400g de penne integral ou outra massa de sua preferência
300ml de creme de leite fresco
300g de queijo grana padano (ou parmesão)
Sal a gosto

Modo de preparo

1. Cozinhe o penne em uma panela grande com bastante água salgada (pelo menos 100ml a cada 80g de massa). Deixe cozinhar até ficar al dente ou de acordo com as instruções da embalagem. Escorra, reservando um pouco da água do cozimento. 

2. Enquanto a massa cozinha, prepare o molho. Coloque o espinafre em uma panela com água fervendo por aproximadamente 1 minuto. Retire da água quente e transfira imediatamente para uma tigela com água fria. Esse processo se chama branqueamento e serve para manter a cor e textura das hortaliças.

2. Aqueça o azeite em uma frigideira grande e em fogo médio refogue o alho com a pimenta. Junte o espinafre picadinho e tempere com um pouco de sal. Refogue por aproximadamente 2 minutos. Acrescente o creme de leite e deixe ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, até o creme engrossa e cobrir toda o espinafre com um molho sedoso. Junte a massa e o queijo ralado e mexa rapidamente em fogo baixo. Acrescente um pouco da água do cozimento e continue mexer até que a massa fique bem coberta (se necessário acrescente um pouco mais de água do cozimento).

Sirva imediatamente com um pouco do grana padano ralado.

Delicioso!

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...