sábado, 30 de julho de 2011

Hora do Chá - Sablé de Limão Siciliano e Lavanda



Não sei vocês, mas sempre quando está perto do meu Bday eu entro naquilo que muitos chamam de inferno astral. Começo a ficar mal humorada, impaciente, chorona e preguiçosa. Essa semana coloquei na minha cabeça que esse ano seria diferente, que não teria inferno astral e que encararia a idéia de ficar mais velha apenas pelo lado positivo, amadurecer e agradecer por mais um ano de conquistas e vida.

Bom, de início a idéia me parecia supimpa, mas eu precisaria me esforçar, correto? Sim, dependeria apenas de mim. Comecei então a colocar em prática minhas idéias na cozinha, nada mais previsível para mim do que cozinhar e imediatamente entrar em um estado mais "relax". Ok, o plano foi ótimo! Já que algumas receitinhas começaram a sair do fundo do baú e foram testadas. Inicio então com esses deliciosos sablés, ou biscoitinhos de limão e lavanda, que para mim tem gosto de céu. Chego até a pensar que na hora do chá, os anjos pedem por essas delicinhas...é delicado, é gostoso, é fácil e o melhor, é um charme para servir aos seus convidados e impressionar na combinação de sabores.

Realmente a idéia tem sido muito bem seguida e o tal do inferno astral até agora não chegou, ou pelo menos não se instalou. Claro que com a ajuda de biscoitinhos como esses, tudo fica mais fácil, não é mesmo?

Beijos e bom sábado para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de descanso: 30 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 8 minutos
Rendimento: Aproximadamente 30 sablés (do tamanho que eu fiz)

Ingredientes para a massa

60 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/4 xícara de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (sopa) de amido de milho
1/2 xícara de farinha de trigo
Raspas de dois limões sicilianos
1/2 colheres (chá) de lavanda desidratada


Ingredientes para recheio

2 colheres (sopa) de cream cheese 
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
1/3 xicara de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

1. Em uma tigela, misture muito bem a manteiga com o açúcar. Acrescente a farinha e o amido de milho peneirados, a lavanda e as raspas de limão. Misture muito bem até incorporar tudo. 

2. Coloque a massa sobre um pedaço grande de papel filme e cubra com outro pedaço do mesmo tamanho. Com a ajuda de um rolo, abra a massa entre o papel filme até obter a espessura desejada. Leve a massa ao freezer por mais ou menos 30 minutos.

3. Pré aqueça o forno a 180 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga ou então use um silpat. Retire a massa do freezer e corte-a no formato desejado. Essa massa espalha um pouco no forno, ent!ao pode cortar menorzinho que ela cresce um pouco, ok? Disponha os sablés na assadeira preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 8 minutos (aqui vai depender do tamanho do biscoito que você cortar, ok?). Retire do forno e deixe esfriar completamente.

4. Para o recheio, misture todos os ingredientes e reserve na geladeira até a hora de usar.

Para a montagem é só fazer como um pequenino sanduíche. Coloque um pouco de recheio sobre um biscoitinho e cubra com outro.

Ficou absolutamente delicioso com um chá verde.


Receita adaptada da Martha Stewart.

10 comentários :

  1. Adoro doces com limão e lavanda!! Delícia!
    bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Stef, vc sabe que sou como vc, vai chegando meu niver, noooossa, nem eu me aguento, de tao chata que fico...kkk. Esse ano até foi mais tranquilo, tava doida pra fazer uma festa bem gostosa pra receber meus amigos... acho que isso ajudou a controlar o mal humor.... Bom, espero que vc consiga executar com perfeiçao seu plano de ataque contra o seu inferno astral...kkk!
    Adorei esses biscoitinhos, nunca comi, mas fiquei bem curiosa com o sabor que deve ficar, qq dia vou fazer... to levando a receitinha!!!
    Bom sábado pra vc tb!
    Bjim
    Dri Dauzacker

    ResponderExcluir
  3. Os biscoitinhos estão maravilhosos, minha lista por fazer está gigantesca, mas esse vão pular à frente!
    bj e ótimo fds...

    ResponderExcluir
  4. Quanta delicadeza...
    Bom fim de semana pra vc.
    Bjs e apareça sempre, viu?

    ResponderExcluir
  5. Adoro lavanda, a estas galletas también.
    Un beso.

    ResponderExcluir
  6. Aaaai só assim mesmo, com deliciosos biscoitinhos... dos últimos anos pra cá penso e me sinto exatamente assim como você, pensei que fosse crise dos 30, vai saber...
    Bjs
    Gra
    entrecoposepratos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Desejar os parabéns pelo aniversário primeiro, né? Hahaha! Adorei a receitinha. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quanto capricho, esses bisoitinhos ficaram tão lindos! E tudo que é de limão me enche os olhos.
    Fiquei babando aqui!

    Bjos e parabéns!
    Dani

    ResponderExcluir
  9. OI Meninas e Menino!
    Tudo bem?

    Obrigada pelos comentários sempre tão carinhosos. Realmente esse sablé é uma fabuloso. Espero que vocês testem!

    Beijo bem grande!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...