quinta-feira, 21 de julho de 2011

Panna Cotta de Baunilha com Compota de Blueberries



Acho que a panna cotta é uma das sobremesas que mais gosto de fazer. Embora não as prepare com a frequência que gostaria, toda vez que o faço me sinto super bem. Vários motivos envolvidos aí, mas o primeiro é o fato de ser tão bonita, limpa, pura...não sei o que é, mas algo em relação a essa cor branca profunda faz com que eu olhe e veja algo tão delicado me deixa bem feliz. Outro motivo é o fato de ser tão rápida de preparar e ser uma excelente opção quando tenho creme de leite a mais na geladeira....adoro sobremesas assim, poucos ingredientes e tão deliciosas por assim ser!

Essa foi feita enquanto eu enfrentava uma pia de louças que não tive coragem de combater na noite de ontem, uma boa dica portanto, para me fazer imaginar que esse é um bom momento quando na verdade estou lavando louça e pensando apenas no preparo....coisas da minha cabeça.

Enfim, como todas as outras que já preparei, essa variação da calda me deixou muito satisfeita pelo visual e pelo equilíbrio com o doce. Excelente fim de refeição...assim como o início...

Beijos e boa quinta-feira para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 6 Porções

Ingredientes

1/4 xícara de leite
2 e 1/2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
3 xícaras de creme de leite fresco
2/3 xícara de açúcar
1 e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Calda

1 xícara de blueberries (mirtilos) frescos
1/3 xícara de vinho branco seco
1/4 xícara de açúcar

Modo de preparo

1. Salpique a gelatina em pó no leite frio e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Quando passar esse tempo, dissolva em banho maria até que fiquei líquida. Você pode fazer essa etapa no forno de microondas, mas tome cuidado para não usar potência máxima e não deixar a gelatina aquecer demais, pois se isso ocorrer ela perde as propriedades gelificantes que queremos, ok?

2. Leve ao fogo médio o creme de leite com o açúcar, mexa constantemente e quando o açúcar estiver dissolvido, desligue o fogo. Não deixe ferver. Acrescente a gelatina derretida e a baunilha. Distribua em potinhos do tamanho desejado e leve a geladeira até firmar, aproximadamente 3 horas.

3. Enquanto a panna cotta está na geladeira, prepare a calda. Leve ao fogo baixo todos os ingredientes, cozinhe lentamente até que a calda fique bem encorpada mas com algunas blueberries ainda inteiras. Retire do fogo e deixe esfriar.

Sirva a panna cotta gelada com a cada fria...sucesso total!

Eu fiz meia receita e consegui 3 e 1/2 potinhos...no primeiro dia o Amore comeu quase tudo, sobrou apenas o da foto para mim...rsrsrs...ou seja, é boa de verdadeeeee!

8 comentários :

  1. Linda essa sobremesa, além de parecer muitooo deliciosa!!
    Será que posso substituir creme de leite fresco pelo normal?? bjsss

    ResponderExcluir
  2. OI Márcia!

    Obrigada pelo comentário fofo!

    Sobre o creme de leite, infelizmente não pode substituir não. O creme de leite fresco tem uma quantidade específica de gordura que é maior do que o outro...ou seja, a receita não teria o mesmo resultado.

    Beijos e obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz amiga e fica tão bonita sempre que vejo...uma delicia lindas as fotos..bjs

    ResponderExcluir
  4. Ainda quero fazer este doce... acho que ele tem uma cara tão boa!!!
    Que forminha você usa pra ficar com esse molde?

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. OI Belinha!

    Obrigada pela visita! Espero que um dia tente.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. OI Juju!

    Não é só a cara não...ele é bom mesmo! rsrsrs

    Sobre a forminha, eu uso uma própria para bombomcado...mas acho que uma de muffins também serviria bem, o complicado seria apenas desenformar... Mas use um ramekin, um potinho de vidro...o que tiver em casa e que der altura boa.

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que fome!!!! Deve ser deliciosa. Deve ficar boa com calda de goiabada.

    ResponderExcluir
  8. Stefânia:
    Há tempos acompanho o teu blog, mas nunca tinha me manifestado... Parabéns pelo bom gosto na escolha das receitas e na forma como compartilhas elas conosco! Aliás, muito obrigada por dividi-las conosco! É uma grande alegria chegar do trabalho e ver que temos deliciosas novidades!!!
    Hj, pela primeira vez, criei coragem para fazer a tão atraente Panna Cotta... Ela está lindamente gelando nesse momento. Acho que deu certo! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...