terça-feira, 12 de julho de 2011

Salada de Bacalhau e Chorizo


























De frente para minha estante de livros começo a pensar como será o mundo em alguns anos...com essa era digital invadindo cada vez mais o nosso cotidiano e, é claro nossa dependência de tanta informação on line ou digital, tento imaginar se realmente teria tantos livros para consulta e estudo. O Amore, por exemplo, já é super adepto ao novo mundo informatizado...acho que nem ele lembra a última vez que comprou um livro que não fosse digital, ou até mesmo a última vez que comprou um jornal e não buscou as notícias na internet.

Eu, completamente oposta a isso, ainda adoro uma boa revista, ler o jornal tomando meu chá, ir a livraria e passar horas procurando livros e folheando outro...comecei a pensar se tudo está indo rápido de mais ou se eu que não estou acompanhando na velocidade ideal...o que pode ser? Bom, não consigo chegar a uma conclusão lógica ainda. Também sou super fã da internet e de todas as facilidades que ela nos proporciona...mas deixar de lado hábitos que de certa forma me dão tanto prazer parece um tanto demais para mim...e a nostalgia? e a deliciosa experiência em ver seus livros ali na sua cozinha, sala e escritório?

Não sei bem...mas acho que se sou encaixada como um tanto resistente a esse tipo de mudança, acho que vou preferir continuar assim por um bom tempo...afinal de contas além de cozinhar, ter meus livros e o hábito de ler tomando meu chá sentada em minha varanda, ainda não me parece nem um pouco antiquado.

Beijos e boa terça-feira para vocês!

 

Tempo de preparo: 25 a 30 minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

500g de bacalhau dessalgado
225g de chorizo (ou calabresa)
1 pimentão vermelho em fatias
3 punhados de folhas verdes mistas
200g de ervilhas frescas cozidas
1 talo de aipo 

Molho

1/2 colher (sopa) de mostarda l'ancienne 
1 colher (chá) de mel claro
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (sopa) de suco de limão
Sal e Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Assegure que o bacalhau esteja bem dessalgado, a idéia aqui é ter sabores fortes mas nenhum pode dominar, ok? Se ainda tiver sal (mesmo depois da dessalga), coloque-o uma panela e cubra com água fria. Deixe ferver, diminua o fogo e apure por 5 minutos. Retire, espere esfriar e desmanche-o em lascas grandes, retirando todas as espinhas e pele. Reserve.

2. Aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Coloque o chorizo (ou a calabresa) e aqueça por 2 minutos, até dourar. Vire as rodelas e junte o bacalhau até dourar. Retire tudo com uma escumadeira, deixando a gordura na frigideira. Frite o pimentão nessa gordura por 2 minutos. Retire.

3. Prepare o molho. Misture bem todos os ingredientes do molho até que estejam bem emulsionados.

4. Misture as folhas da salada, as ervilhas e o aipo. Disponha as folhas no prato que for servir, coloque o bacalhau com o chorizo e o pimentão por cima e regue com o molho.



Receita adaptado do livro: 200 receitas gostosas de pescado

3 comentários :

  1. QUE DELICIA DE SALADA,Á MUITO QUE NÃO FAÇO UMA SALADA ASSIM COM BACALHAU.
    FICOU 5*
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Stef, tb sou como vc, adoro folhear meus livros, minhas receitas...adorei seu post de hj...
    E que belo prato, mas confesso que não sou muito amante de bacalhau, gosto em doses homeopaticas... kkk... acho que minha mãe me traumatizou com a bacalhoada dela...kkk
    Bjim e boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Linda essa salada, e parece estar uma delícia.
    bjus*--*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...