quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Risotto de Pato com Laranja





As vezes sinto que não estou cuidando de mim...percebo isso quando meu cabelo já está sem corte, quando a raiz está tão grande que me perguntam se está daquele jeito por que está na “moda”, quando minha unha está aquela coisa horrenda e claro, quando não estou cozinhando para mim.

As minhas voltas com tudo o que fiz nos últimos dias (aniversário, concurso, retorno as aulas, viagem, dia dos pais, etc), percebi que já fazia em torno de 15 dias que não vinha em casa preparar o meu almoço. Falta de tempo sempre parece ser uma desculpa que não cola, não é? Mas dessa vez vou recorrer a tal justificativa...realmente faltou tempo, sobrou preguiça em alguns dias e a inspiração não estava batendo a minha porta. Bem visto foi o fato que tudo na vida é fase, e essa fase sem muita cozinha passou...e espero que fique muito tempo longe.

Bom, mas como a segunda-feira começou e com ela toda a disposição necessária para fazer agradinhos para mim e para os que me cercam. Nada melhor do que começar com um dos meus pratos favoritos, risotto e incluir nele uma combinação clássica e deliciosa, o pato com laranja. Nem preciso dizer que ficou bom, né? Um conjunto de bons ingredientes, dedicação ao prato e todo o carinho que coloquei de colheradas foi suficiente para me deixar com uma convicção..vou tentar vir todos os dias para preparar meu almoço e me agradar...afinal de contas, eu mereço, não é?

Beijos para você e boa terça-feira!

Obs.: O prato é demorado por conta da carne de pato que assa durante um bom tempo...mas pode substituir por frango que demora muito menos, ok?



Tempo de preparo: 25 a 30 Minutos
Tempo de preparo do pato: Aproximadamente 1 e 1/2 hora
Rendimento: 4 porções (Fiz apenas 1)


Ingredientes

4 e 1/2 xícaras de caldo de pato ou de frango 
300g de carne de pato (eu usei coxas e sobrecoxas)
1 cebola pequena
1 talo pequeno de alho poró
4 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara de arroz arbório
1/2 xícara de vinho branco seco
Raspas de 1 laranja (eu usei bahia)
Suco de 2 laranjas (eu usei bahia)
Queijo Parmigiano Reggiano a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 160 graus. Tempere com sal e pimenta a carne de pato, disponha em uma assadeira e regue com o suco das laranjas. Tampe a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 1 hora e meia, ou até que fique macio. Retire do forno e desmanche o pato em lascas. Reserve.


2. Leve o caldo de pato (ou frango) ao fogo baixo e deixe ao lado de onde for preparar o risotto. Em uma panela, derreta  2 colheres (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e alho poró, deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Acrescente a carne de pato em lascas que estava reservada e deixe refogar rapidamente. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione as raspas de laranja, o queijo parmigiano reggiano ralado e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos. Sirva imediatamente.

7 comentários :

  1. Olá Stef!! vc tá certa, tem que tirar um tempinho para se fazer um agrado....adorei essa combinação para o risoto, très chic!!!!Aliás, como tudo que vc faz... bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. AMO pato, esse seu risoto parece divino! Adorei! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Stef, você tem toda a razão. E o primeiro passo pra gente se cuidar, é claro, é na cozinha!! :P

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef...
    Saaaaiiii fase preguiça...kkk...deeeooos, dai muita inspiração para minha querida amiga...kkk! To tentando ajudar... to aqui enviando boas energias pra vc!rs
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de dizer... esse seu risotto ficoooou um luuuuuuxooo!
    Essas suas fotos me matam de vontade...
    Bjim

    ResponderExcluir
  6. Olá:

    Lindo charmoso e inspirador blog.

    Um beijo.

    Nita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...