quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Figos e Parma

























Foto da Glau

Nos primórdios da minha história culinária, figo era apenas aquele doce em lata que meu pai tanto gostava e que eu sempre fazia uma cara feia para ele...olhava de lado, teimava em pensar que não era bom! Acho que também por ser em calda e demasiadamente doce, nunca cai de amores por ele e também não tinha tanta curiosidade em acompanhar meu pai em tal sobremesa. É justo também dizer que na minha cidade também não havia figos frescos, então dizer que eu conhecia e não gostava da fruta tendo apenas a provado em forma de conserva, seria no mínimo precipitado.

Pois bem, como o destino me trouxe a Brasília, e assim a conhecer diversos ingredientes que até então faziam apenas parte de um mundo que eu achava  "chic" e que eu não tinha acesso, fiquei feliz quando pude comprar minha primeira caixinha de figos frescos por aqui. Me apaixonei! Na verdade me apaixonei por sua variações...secos, em geléia, frescos, assados...mas ainda não, não me convenço que enlatados com aquela calda demasiadamente doce é uma boa forma de servi-los...mas é gosto, e cada um tem o seu, não é mesmo?

Para minha humilde opinião, essa é uma das melhores formas de apreciá-los...com um bela e fina fatia de presunto de parma. Sabores que se completam. Sabores que me fazem feliz! Portanto não tenho nenhum motivo para não tentar agregar os dois deliciosos ingredientes de várias formas...mas para dias em que tempo costuma ser algo valioso e extremamente raro para mim, recorro a entradas assim...cortou, juntou e serviu...sabores que deliciosamente me fazem bem!

Beijos para vocês e boa quarta-feira!

P.S.: Muito obrigada por todos os deliciosos e carinhosos comentários no post dos macarons. Fiquei na dúvida se gostei mais de aprender a faze-los ou se foi receber esse feedback de vocês. Mais uma vez, obrigada!

























Foto da Glau

Tempo de preparo: 5 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

4 figos frescos
Fatias bem finas de presunto de parma

Modo de preparo

1. Corte os figos em quatro partes. Dobre as fatias de presunto de parma (se necessário corte-as ao meio para não ficar muito grosseiro) e espete com um palito no figo. Se desejar, moa um pouco de pimenta branca sobre o petisco. Sirva acompanhado de um bom vinho e queijos.

Viu, fácil demais!

Aqui tem outra variação dessa deliciosa combinação:


Foto da Glau


18 comentários :

  1. figos me lembram minha nonna. ela comprava caixinhas na feira, vinha um papel roxo-escândalo em volta deles, e ela comia feliz as frutinhas. :) aprendi com ela, mas faz tempo que não como...
    até que eu gostava daquele doce em caldas, com figos bem verdinhos. doce, é verdade, mas bem gostosos quando drenados e lavados (faço isso com tudo que vem em calda, hihi).

    já esse combo figo + parma nunca experimentei. de fato, très chic.

    =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal isso, né? Adoro comida que lembra a família...parece que essas tem um lugar bem especial!

      Beijos para você très chic!

      Excluir
  2. Que bela sugestão, ficou maravilhoso!
    Simples e delicioso este pratinho ^^ hummmmm
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Stefênia,
    certa vez eu fiz este petisco, mas não sei o que aconteceu.... não ficou bom!!!
    Eu cortei o figo e ele começou a soltar aquele "leite" branco... lavei todos os pedaços, coloquei um pouco de queijo de cabra e enrolei com o presunto parma.
    Mas no fim das contas, o gosto ficou estranho, meio amarrando na boca...
    Você sabe se tem alguma tratativa especial que temos que ter com o figo pra ele não ficar com este gosto? Será que é por causa do "leite"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ligia,
      Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário! Na verdade o que eu faço para evitar esse tipo de coisa é cortar a parte de cima do figo que é onde tem a maior parte desse leite...não sei se era o figo que você usou, pode ser que tivesse muito mais leido do que o normal. Mas para mim resolve cortando a parte de cima.

      Espero ter ajudado!

      Beijos!

      Excluir
  4. Adorei a apresentação da receita hein, lindo lindo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi D Augusto!

      Obrigada pela visita e pelo comentário! Viu como é simples? E ainda de quebra deixa a mesa linda.

      Abraços e boa semana!

      Excluir
  5. Muito obrigada Stefânia!!!! Eu já tinha procurado na internet, mas ninguém fala sobre este "leite"!!!!
    Veremos na próxima!!!! Bjo

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita de 5 minutos! Fiquei com água na boca e já pensando quando poderei colocá-la em prática...
    Eu também adoro figo e nunca gostei do doce em calda, acho demasiadamente doce e sempre pensei nos dois como duas coisas completamente diferentes.
    E que lindo, além de delicioso, não é? Adoro ficar admirando depois de abri-lo e antes de comer. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Luiza, é uma maravilha da natureza, né? Também adoro as cores!

      Beijos para você!

      Excluir
  7. Oi Stefania!
    Bem, você me incentivou.. quando eu estava lendo seu texto parecia até que era eu escrevendo! Meu pai adora figo em calda. Nunca gostei. Provei uma vez há muito tempo atrás e criei uma birra enorme com a fruta.

    OK, nunca provei o figo "de verdade".. vou procurar amanhã no hortifruti. Depois te conto se deu certo!

    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian!

      E aí, fez? Deu certo? Acho que eu só comeria o figo verde novamente por que lembra meu pai...mas ele ama, é impressionante, sabe? Vai entender....rsrs

      Beijos para você e boa semana!

      Excluir
  8. Stef!!!
    E o nosso post? quando vc quiser fazer, me fala? beijos
    Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmem Querida! Me perdoa? Tô super em débito com você, né? Vou tentar bolar algo até o fim dessa semana e mando para você avaliar.

      Beijo grande!

      Excluir
  9. Oi Jê!

    Vou dar um pulinho lá e cruzar os dedos, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Essa combinação é magnifica, né? Gosto muito.
    Super 2013!

    Um abraço,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...