sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Risotto Primavera



Nos dias de férias tenho altos e baixos com a cozinha. Tem dia que a cozinheira baixa aqui e fico o dia inteiro inventando moda no fogão. No entanto, há os dias em que nem quero pensar em ligar qualquer coisa na minha cozinha, nem fogão, nem batedeira, nem liquidificador...nadinha, quero apenas a paz de um bom livro e um chá na minha varanda. 
Mas o ser humano precisa comer, não é? No meu caso até seria comer menos...mas ok...voltando ao assunto, eu preciso de alguma forma me alimentar, e partindo do princípio que a preguiça de ir a um restaurante é maior do que a de cozinhar, para esses dias um risotto é sempre uma excelente pedida.

Agora pior do que não ter muita vontade de cozinhar, é começar a pensar em mexer as panelas e abrir a geladeira e ficar triste. Ah sim, nada pior do que uma geladeira pouco abastecida, não é? E foi assim, fuçando a minha gaveta de vegetais que encontrei alguns talos de aspargo, uma abobrinha e um pimentão...nem precisei pensar muito. Vamos colocar isso tudo no risotto que vai dar certo! Para esses dias é preciso fé! O interessante é que quando o prato começa despretensioso, sempre me surpreende de uma forma maravilhosamente boa. O risotto ficou nota 10! Ficou leve e saboroso. O pimentão assado trouxe intensidade...uma combinação simples, porém inteiramente deliciosa!

Bom, as férias estão acabando...a minha vontade de continuar em casa não, mas como não temos tudo aquilo que queremos, fico feliz em voltar para o batente e pensar que não preciso me privar de momentos como esse, de pura e simples harmonia...entre sabor e bem estar.

Beijos para vocês e bom fim de semana!




Tempo de preparo: 25 Minutos
Rendimento: 4 porções (Fiz apenas 1 porção)

Ingredientes

4 e 1/2 xícaras de caldo de legumes ou de frango
300g de aspargos verdes lavados e cortados em 3 pedaços
1 cebola pequena
2 abobrinhas médias cortadas em cubinhos
1 xícara de ervilhas congeladas
1 pimentão vermelho
4 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara de arroz arbório
1/2 xícara de vinho branco seco


Modo de preparo

1. Prepare o pimentão. Coloque o pimentão sobre a chama do fogão acesa e deixe queimar completamente a pele. Coloque dentro de um saco plástico e vede. Deixe descansar por 5 minutos, depois abra o saco, retire a pele do queimada do pimentão, retire as sementes e corte em pedaços pequenos. Coloque dentro de uma tigela (que tenha tampa) e cubra com azeite. Reserve.

2.  Leve o caldo de legumes ao fogo baixo. Quando ferver, acrescente os aspargos e deixe cozinhar por 4 a 5 minutos, ou até ficar "al dente". Tire do caldo e transfira imediatamente para uma tigela com água gelada (com gelo. Esse processo se chama branqueamento). Retire os aspargos do banho de água gelada e reserve.  Deixe o caldo ao lado sempre aquecido.

3. Em uma frigideira, salteie a abrobrinha em um pouco de azeite, tempere com sal e pimenta. Reserve.

4. Em uma panela, derreta  2 colheres (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Antes de acrescentar a última concha, junte as ervilhas congeladas ao arroz e continue o processo. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione os aspargos, a abobrinha,o pimentão e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.

Sirva imediatamente.

Obs.: O pimentão coberto com azeite e dentro de um pote hermeticamente fechado, pode ser armazenado por vários dias na geladeira.


3 comentários :

  1. Que delícia de risotto! Nesses dias um risotto ou uma pasta cai muito bem :) Aproveite bem os restantes dias de harmonia e descanso.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Chique como sempre e nutritivo! Adorei!
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...