quinta-feira, 18 de junho de 2015

Quiche de Aspargos e Queijo de Cabra



Vamos mudar de apartamento no fim do mês e meus próximos dias serão preenchidos com muitas caixas, plástico bolha e muita disposição para embalar tudo que acumulamos desde que chegamos aqui. Estou um pouco triste em sair desse apartamento e desse bairro que eu tanto amo, mas ao mesmo tempo estamos indo para um outro lugar tão bom quanto o atual, vamos ter a oportunidade de conhecer melhor mais uma área de Québec, estar perto de amigos queridos e eu terei uma cozinha muito maior! No fim, o equilíbrio prevalece e tenho certeza que seremos tão felizes lá quanto fomos e estamos sendo aqui. 

Assim que mudar, espero fazer um encontro com amigos para inaugurar a cozinha do meu novo lar e aproveitar para cozinhar com os lindos ingredientes que tenho encontrado por aqui. Os aspargos estão entre eles. Encontro em todos os marchés e estão sempre lindos e com um verde inacreditável...nem preciso falar do sabor, não é mesmo? Recém colhidos, são absolutamente deliciosos! Podem ser usados em saladas, sopas frias ou quentes, refogados, assados e como ingredientes principal para essa deliciosa quiche. A combinação com queijo de cabra, que é a melhor em minha opinião, foi a escolhida para a receita de hoje. O sabor picante e marcante do queijo combina perfeitamente com os aspargos, um casamento fantástico! 
A receita não é nada complicada e, acompanhada com uma salada de folhas verdes, é perfeita para um almoço de verão ou um jantar mais informal. Essa foi servida para minhas amigas no nosso chá da tarde e até quem não é fã de queijo de cabra provou e aprovou! É realmente uma receita coringa e que vale entrar para o seu repertório de quiches. 

Bom, então é isso! A minha mudança se aproxima, a primavera está indo embora e o verão bate a porta da frente...o que significa lindos morangos e framboesas por aqui...mas isso é assunto para outro dia! 

Beijos e bom restinho de quinta-feira!
Stef

Tempo de preparo: 25 Minutos
Tempo de descanso da massa: 1 hora
Tempo de forno: 50 Minutos (Divido em dois tempos - 20 + 30)
Rendimento: 8 Porções 

Ingredientes para a massa brisée salgada

250g de Farinha de trigo
125g de manteiga sem sal gelada
1 ovo
1 pitada de sal
40ml de água

Ingredientes para o recheio

150g de queijo de cabra 
7 a 8 talos de aspargos grandes
3 ovos
250ml de leite
250ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto


Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma bancada de granito, faça uma farofa com a farinha de trigo e a manteiga. Não manuseie muito a manteiga para não passar muito calor para a massa. A farofa deve ficar fina e você pode usar algum utensílio para ajudar no processo (um processador de alimentos por exemplo). Misture o sal na água e o ovo, bata bem. Faça um buraco no meio da farofa de farinha e manteiga e acrescentes os ingredientes líquidos. Trabalhe rapidamente para incorporar tudo. Envolva em um filme plástico e leve a geladeira por aproximadamente 1 hora.

2. Enquanto isso prepare o recheio. Pré aqueça o forno a 180 graus. Misture os ovos, o leite e o creme tempere com sal, pimenta e noz moscada. Reserve.

3. Para a montagem. Coloque a massa em uma forma de 24 cm de diâmetro (eu usei uma quadrada - 22x22) ou então 8 a 10 forminhas pequenas. Cubra com papel alumínio e coloque grãos de feijão por cima. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos. Retire do forno, descarte os feijões e o papel. Acrescente o queijo de cabra esmiuçado, os aspargos e cubra com a mistura de creme de leite.

Leve ao forno até que o preparo coagule, foram aproximadamente 30 minutos, ok? Mas isso vai depender do seu forno.

Não esqueça de acompanhar a quiche com uma taça de vinho branco. Vocês não vão se arrepender!

Bon appétit!


7 comentários :

  1. Esse vou fazer...vou mudar um pouco recheio...rsrsr...bjks

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer essa quiche na quinta feira pra comemorar aniversário de casamento! Nunca comprei creme de leite aqui em Québec, na verdade nem reparei como é vendido aqui, alguma dica de alguma marca Stefânia? Pensei de entrada fazer uma sopa de cebola e de sobremesa um tiramisu. Será que combina? Kkkkkk não tenho muita noção para combinar pratos. Será a primeira vez que farei essas comidas.....tô nervosa, mas tudo tão bem explicadinho aqui que acho que vai dar certo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu gosto da Lactantia. Para essa receita você pode comprar o crème à cuisson (35% fat) dessa marca que é muito boa!
      Você quer servir a quiche como prato principal? Se sim, sugiro acompanhar com alguma salada ou algo do tipo. A sopa de cebola é muito gostosa, mas tem um sabor mais marcante...então para servir a quiche como prato principal, eu sugiro uma entrada mais leve para não "brigar" com o prato que vem em seguida. Mas é uma questão de gosto mesmo. Com certeza varia de pessoa para pessoa. Quanto ao tiramissu, eu adoro! Acho que combina bem para terminar uma refeição, ainda mais nessa época do ano quando já está começando a esfriar.

      Vai dar tudo certo, não se preocupe! Se tiver alguma dúvida é só mandar um e-mail, ok?

      Boa sorte e obrigada pela visita no blog! E feliz aniversário de casamento!

      Abraço,
      Stefania

      Excluir
    2. Agora que vi, você é Raquel? A mulher do Môses? Que mundo pequeno!

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Stefania! ! Sou eu sim Raquel à esposa do Môses!! Kkkkk desde que vi seu blog não deixo mais de visitar! Obrigada pela dica farei uma entrada mais lève entao e a quiche sera o pra to principal farei com uma salada ! Obrigada pelas dicas! Vou comprar amanha qd sair sa aula o crème de leite ! ! Depois mando uma foto das comidas prontas pra vc ver ....claro que nao vai ficar igual ao seu pq ja deu pra perceber que vc e bem caprichosa na cozinha, coisa que me falta kkkkk mas vou tentar pra fique tudo gostoso e com um visualiser bacana tbm! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Raquel! Pelo menos agora nos conhecemos virtualmente, né? :D

      Bom, espero que tudo corra bem e que vocês tenham uma noite bem legal!

      Vamos ver se marcamos algo logo, hein? Vamos tentar aproveitar os poucos dias de calor que ainda restam...

      Ahh, obrigada pelas visitas no blog e pelo feedback! Muito legal saber que você gostou das receitas!

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...