segunda-feira, 20 de julho de 2015

Muçarela de Búfala Assada ao Molho Sugo



Este verão, entre outras tantas coisas, me trouxe novamente o prazer de ler meus livros de receitas e, consequentemente, me devolveu o prazer de cozinhar - não que o tivesse perdido, mas ele estava um tanto abandonado entre tantas outras atividades do dia.

Com as férias a todo vapor, tenho tido tempo me aventurar em criar novas receitas, reproduzir aquelas que já estavam marcadas - mas um tanto esquecidas, me concentrar em aprender novas técnicas e, claro, arrumar desculpa para dizer que todo dia é uma ocasião especial e eu devo fazer um belo prato para comemorar! Tenho feito assim e tem funcionado perfeitamente! Comemoro as altas temperaturas com um prato mais leve, comemoro os objetivos alcançados com uma taça de um bom vinho, comemoro o fato de estar recebendo as visitas mais queridas com uma bela sobremesa e, por fim, comemoro o simples fato de cozinhar com um prato simples, mas absolutamente delicioso!

Pois é, esse é um daqueles pratos que você monta em menos de 5 minutos (se o molho estiver pronto) e, 20 minutos depois, você tem uma refeição rústica, simples, mas definitivamente deliciosa! A idéia veio de uma emissão de TV com o Nigel Slater que vi há algum tempo atrás...não lembro exatamente como ele montou o prato, mas lembro de tomates maduros, folhas de manjericão fresco e belos pedaços de muçarela de búfala derretendo. Além de me parecer extremamente saboroso, o prato me chamou a atenção por sua simplicidade e celebração dos ingredientes frescos e de alta qualidade que encontramos nessa estação. Perfeito para um almoço rápido e descompromissado! Ficou perfeito!
Bom, além de ser servido como prato principal, acho que ficaria super legal servir em porções menores como uma entradinha...e acompanhado de um pão de azeitonas recém assado, uma boa taça de vinho tinto, não vejo como não ser uma fantástica forma de iniciar, ou quem sabe mesmo terminar uma refeição. 

Definitivamente super recomendado!

Beijos e boa semana para vocês!

Tempo de preparo: 10 minutos (Se o molho de tomate estiver pronto)
Tempo de forno: 20 minutos
Rendimento: 2 porções
Inspirado em algumas das idéias fantásticas do Nigel Slater

Ingredientes

2 bolas grandes de muçarela de búfala, a mais fresca que vocês conseguirem encontrar
2 xícaras de molho de tomates (use a receita que vocês gostarem mais, eu costumo fazer com tomates italianos frescos, azeite e alho)
2 colheres (sopa) de pinoles
Folhas de manjericão para finalizar (Vocês podem usar pesto caseiro que também vai ficar ótimo)
Fatias de pão para acompanhar

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 190ºC.
  2. Em dois recipientes que podem ir ao forno, divida o molho de tomates e arranje a bola de muçarela no meio. Salpique com o pinole e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.
  3. Retire do forno, finalize com o manjericão (ou pesto de manjericão) e sirva acompanhado das fatias de pão.
Bon appétit!



2 comentários :

  1. humm que aspecto delicioso.
    Adorei o teu cantinho. Volto mais vezes.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/legumes-bras-com-arroz-integral.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...