domingo, 26 de julho de 2015

Torta de Polenta com Abobrinhas, Tomate e Queijo de Cabra



São 23h24, estou assando um cheesecake e pensando como eu vou contar para vocês que estou tentando mudar um pouco meus hábitos alimentares e ao mesmo tempo que semana que vem teremos uma porção de sobremesas por aqui. Eu já estou me contradizendo desde o início do post, mas é verdade, tenho realmente tentado adotar uma alimentação mais saudável e com menos carnes, principalmente vermelhas.

Antes de tudo, ainda não tenho planos imediatos de adotar uma dieta vegetariana - embora simpatize muito com a idéia - e não, não deixei de gostar de um bom steak mal passado ou de uma fatia daquele presunto de parma que derrete na boca, não mesmo! O fato é que tenho tentado diminuir a quantidade desse tipo de proteína no meu cardápio por diversos motivos. E, mesmo que discretamente, até tenho conseguido. É bem verdade que a abundância de vegetais frescos que encontro nessa época tem me ajudado e me inspirado muito nessa nova resolução, mas no fundo, não tenho sentido vontade de comer carne. Nos últimos 20 dias comi salmão duas vezes, vieiras na última quarta-feira e foi isso. Todos os demais pratos tiveram como protagonistas os vegetais ou algum tipo de queijo feito aqui na região. Talvez possa ser uma fase...vai saber. Mas a verdade é que eu estou muito bem assim, obrigada! 

E foi assim, sem esse apetite para carnes, que acabei me deparando com essa receita publicada pela Patrícia Scarpin, do Technicolor Kitchen. Na hora vi que era algo que eu adoraria comer e de quebra poderia usar as abobrinhas que tinha comprado. O melhor? A massa é super diferente e usa polenta como base. Dá um sabor muito mais interessante para a torta e dá menos trabalho de fazer do que as massas para quiche, por exemplo. Fiz uma pequena adaptação na receita publicada pela Patrícia e incluí queijo de cabra no recheio...para dar un "zing" a mais, sabe? Ficou excelente! Acompanhada de uma salada de rúcula temperada com balsâmico, esse foi meu almoço de sexta-feira e também meu jantar. É com certeza uma excelente opção para quem quer dar uma "maneirada" no consumo de carnes ou também para quem está apenas a procura de uma refeição diferente durante a semana. Definitivamente recomendada!

Bom, e sobre cortar sobremesas?  Essas são um capítulo a parte...não estou preparada para um passo tão importante em minha vida :D. 

Beijos para vocês e boa semana!



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: 1 hora
Rendimento: 4 porções
Levemente adaptada do blog Technicolor Kitchen

Base da torta

500ml de caldo de legumes
140g de polenta instantanea ou sêmola de milho para preparo de polenta 
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
50g de queijo parmesão ralado, use o lado fino do ralador
1 ovo, levemente batido 
Sal e pimenta do reino a gosto

Recheio

2 colheres (sopa) de crème fraîche – na falta use sour cream, acho que também funcionaria bem com creme de ricota
Queijo de cabra a gosto
1 abobrinha pequena, em fatias finas - eu usei 1/2 abobrinha verde e 1/2 abobrinha amarela
2 tomates italianos, em fatias finas
Tomilho fresco a gosto
Lascas de queijo parmesão para finalizar
Azeite de oliva para finalizar

  1. Pré aqueça o forno a 200ºC. Unte levemente com azeite uma forma redonda (ou no formato de sua preferência) com azeite. Minha forma tinha aproximadamente 23cm de diâmetro. Reserve. 
  2. Prepare a polenta. Em uma panela média, coloque o caldo de legumes e leve ao fogo médio até que levante fervura. Quando começar a ferver, adicione o preparo para polenta lentamente e mexendo sem parar com a ajuda de uma colher de pau. Cozinhe de acordo com as instruções da embalagem.
  3. Quando a polenta estiver pronta, retire-a do fogo e acrescente a manteiga e o parmesão, misture bem e deixe esfriar por mais ou menos 5 minutos. Corrija os temperos, adicione o ovo batido e misture bem. 
  4. Transfira a polenta para a forma preparada e, com a ajuda de uma colher untada com azeite, espalhe-a pela forma, tentando cobrir bem o fundo e as laterais. Espalhe o crème fraîche sobre a base e salpique o queijo de cabra. Arrume as fatias de abobrinhas intercaladas com as fatias de tomate. Salpique o tomilho e finalize com um fio de azeite. 
  5. Leve ao forno e deixe assar por 45 minutos. Reduza a temperatura para 180ºC e asse por mais 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar pelo menos 5 minutos para que a torta não desmanche ao ser cortada. Finalize com as lascas de queijo parmesão e o azeite. 
Sirva com uma salada de folhas verdes.

Bon appétit!

Dicas:
  • A torta conserva bem em geladeira, embalada com papel filme, por até 24 horas. 
  • Para servir novamente, retire a torta da geladeira e deixe atingir a temperatura ambiente, leve-a ao forno pré-aquecido (180ºC) por mais ou menos 15 minutos ou até que esteja quente. 
  • Imagino que outras variações de recheio ficariam deliciosas. Aspargos e tomates, cogumelos e alho poró, tomates e muçarela de búfala, com creme de espinafre e queijo...enfim, usem a criatividade e aproveitem!






4 comentários :

  1. Ficou linda essa torta. Deu água na boca. Hummm...

    ResponderExcluir
  2. Que bela tarte, perfeita agora para os dias quentes :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderExcluir
  3. Sua torta ficou uma perfeição, querida! Linda demais! Que bom que vc gostou da receita. Um beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...